patrocinador projeto melhoria

O papel do Patrocinador em Projetos Six Sigma

patrocinador projeto melhoria
No post de hoje nós vamos voltar a falar sobre os papéis necessários em projetos de consultoria em Six Sigma. Vocês sabem da importância e função dos Champions e dos Patrocinadores? Então vamos conhecer um pouco mais destes profissionais tão importantes nos projetos de consultoria em Six Sigma.

O Patrocinador

Na maioria das organizações, o Patrocinador ou o Champion são funções ocupadas pela alta gerência e tem como objetivo principal realizar a supervisão das equipes Six Sigma e a interação com o Conselho de Liderança para que o projeto tenha sucesso. O papel de Champion é delicado. Ele ou ela deverá fornecer à equipe as diretrizes do projeto de melhoria, interferir quando o time encontrar obstáculos dentro da organização e evitar “tomar conta” da equipe ou impor suas soluções e pedir que o time somente implante.

As responsabilidades de um Champion incluem:

  1. Definir uma meta e um objetivo para os projetos de melhoria que estejam alinhados com as prioridades do negócio.
  2. Estar aberto a mudanças nas definições do projeto e no escopo a medida que a equipe coleta os dados e aprofunda a análise do processo.
  3. Orientar e aprovar mudanças na organização da equipe e no escopo do projeto, quando necessários.
  4. Encontrar recursos (tempo, suporte, dinheiro) para o time.
  5. Defender os esforços da equipe no Conselho de Liderança.
  6. Interferir em favor do time quando este encontrar bloqueios burocráticos no seu caminho.
  7. Trabalhar com outros gestores para garantir que a solução proposta pela equipe está sendo entregue de maneira suave.
  8. Aprender a importância da gestão baseada nos dados coletados pela equipe e aplicar as lições aprendidas no próprio gerenciamento do trabalho.

O último ponto é crucial para a evolução da empresa na implantação do Six Sigma. Champions devem evitar a armadilha de delegar os projetos aos times e se afastar dos trabalhos até que o time esteja pronto para reportar a solução encontrada (chamado de “Sindrome de Aloha).

O Champion dever aprender sobre o Six Sigma por meio do envolvimento direto com a equipe.

Peter Pande ainda reforça: uma das maiores razões para possuir equipe Six Sigma é para ajudar os Champions a aprenderem a como gerenciar melhor seus negócios. Assim, uma equipe de projeto individual deverá se assegurar de que as lições aprendidas estão sendo passadas aos demais membros da organização, mas são os Champions e os outros executivos que deverão olhar por meio dos projetos e departamentos, podendo ampliar o impacto das ferramentas e do método Six Sigma, fortalecendo a organização.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *