Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Política de qualidade: as principais diretrizes para implantar na empresa

Política de qualidade: as principais diretrizes para implantar na empresa

Uma empresa sem uma política de qualidade é como um navio ao mar sem orientação.

Por meio desse instrumento de controle, pode-se navegar em mares mais tranquilos, sabendo aonde se pretende chegar e como alcançar um objetivo.

Do contrário, quando um negócio não pauta suas estratégias e operações a partir da qualidade, fica “à deriva”, dependendo da sorte para obter bons resultados.

Embora o acaso possa favorecer, certamente não é o caminho mais seguro para o sucesso profissional.

Quando se trabalha a partir de padrões bem definidos de qualidade, a performance só melhora.

Entenda o que isso significa e como aplicar em empresas e na sua carreira.

O que é política da qualidade?

A “política” da boa vizinhança diz que, para ter uma convivência pacífica, precisamos nos relacionar bem e cooperar com as pessoas que moram mais próximas.

A partir dessa norma não escrita, determinamos nosso modo de agir, de modo que os vizinhos sejam nossos aliados.

De certa forma, a política da qualidade serve para trazer para o lado da empresa um aliado essencial: o cliente.

Ela é também uma exigência para a obtenção do cobiçado selo ISO 9001, o maior atestado de qualidade que uma empresa pode ter.

Veja também neste e-book como melhorar os processos da sua empresa por meio de normas e metodologias de qualidade ISO 9001!

Política da qualidade segundo a ISO 9001

Em sua edição mais recente, publicada em 2015, a norma ISO 9001 prevê, no requisito 5.2.1, que:

A Alta Direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:

a) Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico

b) Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade

c) Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis

d) Inclua um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade.

Pela leitura destes quatro pontos fundamentais, fica claro que qualidade é um requisito básico para assegurar a procedência de produtos e serviços.

Dessa forma, ela é também um mecanismo protetivo, guiando o mercado em direção às boas práticas enquanto favorece o consumidor.

Para que serve a política da qualidade

Sem um mínimo de qualidade, a própria existência de um ecossistema empresarial seria inviável.

Afinal, desde a Idade Média, quando a economia de mercado se consolidou, diferentes negócios competem entre si e buscam oferecer soluções melhores que as dos concorrentes.

A política de qualidade de cada empresa serve para orientar seus processos no sentido de levar ao mercado produtos e serviços competitivos.

Dessa forma, o negócio tende a se perpetuar, não só por superar a concorrência mas sobretudo por garantir a satisfação do consumidor.

Diretrizes empresariais da política da qualidade

Qualidade não surge do nada.

Para assegurar os melhores resultados, a ISO 9001 prevê uma série de diretrizes que aproximam uma empresa da excelência.

Há um caminho a ser percorrido até que se possa constatar que uma organização de fato cumpre com as exigências de qualidade fundamentais.

Conheça então as diretrizes indispensáveis para levar uma empresa a patamares mais elevados de qualidade.

Foco no cliente

Não existe qualidade se esse atributo não é percebido pelo cliente, afinal, ele é o destinatário das soluções que uma empresa leva ao mercado.

Assim, uma política de qualidade deve ser sempre focada na satisfação do consumidor e de suas necessidades.

Tendo em conta que essas demandas mudam, é preciso que a empresa esteja sempre atenta às mudanças, de maneira a acompanhar os anseios do seu público.

Isso faz da segunda diretriz igualmente importante para que todas as outras sejam satisfeitas.

Veja a seguir. 

Comprometimento 

A satisfação do cliente depende da satisfação do público interno, ou seja, dos colaboradores da empresa.

Empregados mais satisfeitos trabalham melhor e a qualidade do que fazem aumenta graças ao comprometimento.

É esse compromisso que faz com que a empresa também melhore continuamente, algo primordial hoje em dia, afinal, o mercado está o tempo todo em movimento.

Investir em tecnologia

Já que o mercado evolui o tempo todo, é preciso se manter alinhado aos avanços da tecnologia.

Nunca é demais destacar que estamos em meio à Transformação Digital, movimento global em que todas as atividades produtivas são impactadas pela digitalização.

A disruptividade é um atributo cada vez mais em voga, representando ao mesmo tempo riscos e oportunidades.

Uma empresa disruptiva inova e cria seus próprios termos de inovação.

É por isso que companhias com pouco tempo de mercado acabam desbancando gigantes há tempos estabelecidos.

No meio disso tudo, a tecnologia é a ferramenta por meio da qual uma empresa pode não só crescer, como também aprimorar a qualidade do que faz continuamente.

Relacionamento

Não existe satisfação onde não há um bom relacionamento.

Quando as pessoas estão insatisfeitas, a qualidade do que fazem cedo ou tarde vai piorar.

Portanto, é fundamental manter uma relação de parceria e cooperação com fornecedores, sócios e todos os stakeholders.

Ações externas

Apesar da digitalização das empresas, muitas ainda operam a partir de sedes físicas.

Isso as leva a estabelecer uma relação de transparência e cooperativismo com a comunidade onde estão inseridas.

Qualidade é um atributo global, que deve se refletir não só nos produtos, mas na postura e no valores que a empresa sustenta.

Como divulgar a política da qualidade na empresa

Uma política de gestão da qualidade não se absorve por “osmose”.

Logo, é necessário tomar algumas medidas antes que ela seja efetivamente implementada.

Comece pelas seguintes iniciativas:

  • Busque o apoio de uma ou mais consultorias de qualidade 
  • Use o endomarketing para engajar as pessoas com as novas diretrizes
  • Implemente um sistema de melhoria contínua
  • Invista em canais de comunicação interna para informar os sucessos.

Onde aprender mais sobre qualidade?

A metodologia Lean é certamente uma das bases para implementar a gestão da qualidade em todos os processos.

Na Escola EDTI, você se capacita nesse método consagrado com cursos green belt e black belt presenciais e a distância.

Dê esse passo decisivo e eleve a qualidade do seu currículo com uma formação única no mercado.

Conclusão

Empresas e profissionais que se orientam pelos princípios de uma política de qualidade se colocam em posições de destaque.

Lembre-se, porém: a qualidade demanda esforço contínuo, assim como as ferramentas adequadas para que possa ser trabalhada.

A EDTI é sua parceira nesta jornada de crescimento.

Aproveite para complementar a leitura com esse kit de normas e metodologias de qualidade e melhoria de processos!

Que tal experimentar agora a plataforma da Escola EDTI e levar o seu negócio para o próximo nível? Acesse agora https://empresa.escolaedti.com.br e comece a transformação!

post

1 comentário em “Política de qualidade: as principais diretrizes para implantar na empresa”

  1. Pingback: ISO 20000: quais sãos os principais requisitos

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: