Você está aqui: Início / Blog / Process Mining e como pode ser aplicado no Seis Sigma

Process Mining e como pode ser aplicado no Seis Sigma

O Process Mining, ou mineração de processos, é uma atividade bastante interessante para orientar sua gestão e tomar decisões mais assertivas.

Esse modelo pode ser especialmente interessante para quem já sentiu a necessidade de fundamentar melhor o seu plano de ação.

Com a mineração dos dados, o gestor fica mais seguro em suas decisões porque conta com uma boa quantidade de informações relevantes sobre o seu processo.

A técnica se baseia principalmente em estatísticas e indicadores de desempenho verificados durante a produção para indicar os melhores caminhos para o futuro.

Assim, é possível se organizar melhor e de quebra conquistar ganhos em eficiência e produtividade.

Continue lendo para saber mais sobre o Process Mining e entender como ele pode ser aplicado no Seis Sigma.

O que é Process Mining?

Quem trabalha com controle da produção, sabe da importância de utilizar ferramentas de BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio) em suas estratégias.

Essas ferramentas geram dados que são armazenados em logs para referência futura.

É a partir do estudo dessas informações que o Process Mining trabalha e gera resultados.

A metodologia propõe um verdadeiro mapeamento dos processos, utilizando movimentações sistêmicas para traçar padrões e sugerir melhorias.

Para quem quer ter bons resultados com a mineração, é importante contar com uma quantidade extensa de informações.

Quanto mais logs você tiver à disposição, mais precisos serão os apontamentos feitos pelo Process Mining.

Tipos de Process Mining

Quando falamos em Process Mining, estamos nos referindo a um processo que pode ter diferentes abordagens dependendo da mudança que se busca promover.

Cada caminho segue um objetivo diferente e a escolha de como seguir depende do que você deseja melhorar em sua produção.

De maneira geral, essas abordagens podem ser entendidas também como etapas em alguns casos onde é preciso encarar o desafio em fases.

Confira abaixo detalhes sobre cada tipo de Process Mining.

Descoberta

A fase de descoberta é o começo de tudo para a mineração de processos.

Nesse momento, toda a informação bruta começa a ser organizada para construir os fluxos de trabalho conforme eles estão configurados hoje.

A construção do cenário real – que retrata as coisas como elas são – será bastante importante para entender o que está sendo feito errado e como é possível melhorar.

Conformidade

Agora que você já conhece exatamente o desenho dos fluxos de trabalho, pode começar a levantar outras hipóteses para comparação com ajuda da inteligência artificial.

A etapa de “conformidade” é, então, dedicada a criação do cenário ideal: aquele que descreve o fluxo perfeito e que será comparado às informações que você já tem sobre a produção atual.

Ambos os cenários são montados a partir da engenharia reversa, aplicada aos processos que estão sendo analisados para construir as hipóteses.

Aprimoramento

Por fim, a etapa da mineração de processos que tem foco no aprimoramento utiliza as informações levantadas anteriormente para propor melhorias que devem ser incorporadas aos poucos à cultura organizacional.

As mudanças propostas nessa etapa devem sempre priorizar a resolução de situações-problema que tem o maior impacto nos resultados.

Assim, você consegue observar uma melhoria significativa logo de cara.

Benefícios do Process Mining

Você sabia que pelo mundo, até 30% do faturamento das empresas é perdido por falta de gestão nos processos?

A informação vem de uma pesquisa da consultoria global IDC e nos aponta para o principal benefício do Process Mining: reduzir os desperdícios.

Com um acompanhamento científico dos processos baseado em dados, o gestor tem um caminho muito mais eficaz para garantir bons resultados na produção.

Essa melhora na qualidade e na agilidade das entregas certamente será notada pela clientela, o que fortalece a marca da empresa no mercado.

Internamente, uma melhor organização que se baseia na mineração de processos garante também uma distribuição mais equilibrada do trabalho para quem nenhum profissional ou setor fique sobrecarregado.

Process Mining e Seis Sigma

Como vimos, a mineração de processos oferece uma série de técnicas para ganhar insights por meio da análise dos logs da produção.

Essa abordagem pode beneficiar também organizações de trabalho que utilizam o Seis Sigma para gerenciar suas atividades.

Com grande foco na satisfação ao cliente, o Seis Sigma define um conjunto de práticas para eliminar defeitos a partir da redução da variação nos processos.

E para isso, entendemos que o Process Mining é uma ferramenta bastante útil: ele permite levantar e analisar dados da produção para planejar as ações que vão ter melhor resultado.

Enquanto a mineração levanta os dados sobre os processos, o Seis Sigma traz uma estratégia gerencial para melhorar esses processos, combatendo a variabilidade e otimizando os resultados.

Viu como o Process Mining pode ser útil para sua gestão?

A partir da mineração dos dados, você consegue propor modelos de melhoria para os processos que partem do cenário real para encontrar caminhos até o cenário ideal.

Assim, você não corre o risco de apostar em uma solução sem ter ideia se aquele caminho trará resultados.

Ao utilizar informações reais sobre a os processos internos, o gestor consegue maior assertividade para tomar as melhores decisões para os negócios.

Para saber mais sobre Process Mining e outros modelos de gestão, continue acompanhando nosso blog.