Você está aqui: Início / Blog / Como estruturar uma Proposta de Valor e quais as vantagens disso?

Como estruturar uma Proposta de Valor e quais as vantagens disso?

Por que o meu cliente iria me contratar? Essa é uma pergunta que você já se imaginou fazendo. Claro que você também pensou que é pelo tipo de trabalho que você oferece. Só que para ir além disso, é importante entender o que é a proposta de valor.

De maneira resumida, é o valor que você oferece ao cliente. Esse valor pode ser transmitido por meio de um produto ou serviço que você oferta.

Mas como estruturar isso de modo simples e descomplicado? Como fazer o cliente entender qual é a sua proposta de valor? Parte das respostas virão a partir da própria história que você conta aos seus clientes, usando técnicas de storytelling.

Mais importante que isso: o que você ganha ao oferecer uma excelente proposta de valor?

Essas são algumas das perguntas que vamos tentar responder nesse artigo. Além disso, vamos deixar também algumas dicas de como estruturar uma proposta de valor com facilidade.

Quer aumentar o profissionalismo do seu negócio? Então comece a entender sobre proposta de valor agora mesmo!

O que é a Proposta de Valor?

Um conceito de marketing, a proposta de valor determina qual a relevância que uma marca transmite ao seu público. É como você descobre se a sua ideia será valorizada por futuros clientes.

Ou seja, será que os seus clientes realmente irão querer o que o seu negócio terá a oferecer? Essa é a questão fundamental que você deve responder para fazer um bom planejamento de sua proposta de valor.

Esse conceito também é usado para que você consiga definir o seu diferencial no mercado. Ou seja, a razão pela qual o cliente deve comprar de você, não de um concorrente.

Afinal de contas, não faltam empresas que produzem refrigerante, mas só uma te oferece Coca-Cola, certo?

Canvas da Proposta de Valor

Como começar a montar uma proposta de valor? A primeira coisa que você deve conhecer é o Canvas, mas um específico para essa finalidade.

Essa é uma das melhores ferramentas para conseguir encontrar a proposta de valor ideal para o seu negócio. Nela, você irá comparar as vantagens do seu produto com as necessidades, dores e desejos do seu cliente.

Vale relembrar que esse é uma ferramenta diferente do Canvas de modelo de negócios. Enquanto este aborda todos os aspectos de uma empresa, o Canvas de proposta de valor cabe apenas à área de marketing.

3 Dicas para preparar a melhor proposta de Valor

Como a maioria das ferramentas e teorias, o objetivo aqui é simplificar ao máximo possível a estruturação da sua proposta de valor. Não é interessante correr o risco de criar algo que você mesmo não consegue entender.

Por isso, reunimos essas três dicas importantes. Confira a seguir!

1. Defina um objetivo

Assim como a maioria dos processos de planejamento, a primeira coisa que deve fazer é definir uma meta. O que a sua empresa está tentando realizar?

Tente deixar o seu objetivo o mais simples e compreensível possível. Frases curtas e propósitos claros são a melhor maneira de se fazer entender.

Explicações demasiado longas podem surtir o efeito contrário, tornando o seu objetivo difícil de compreender. Tanto para os clientes quanto para a sua própria equipe.

2. Conheça seu público-alvo

Como definir uma proposta de valor sem nem ao menos definir para quem você vai vender? Um passo importante na estruturação da sua proposta é saber com quem sua empresa quer lidar?

Qual público ela atende? Quais são os anseios, dores e necessidades dessas pessoas? A quais grupos demográficos e de interesses elas pertencem?

Você pode fazer uma pesquisa de mercado de diversas formas. Perguntando a pessoas que residem ou trabalham no local onde irá abrir um negócio, por meio de formulários online distribuídos pelas redes sociais ou analisando pesquisas de mercado feito por outras instituições de pesquisa.

Na última opção, porém, vale lembrar que é importante ter alguns recursos guardados, já que boa parte dessas pesquisas devem ser compradas.

3. Utilize uma linguagem clara

De certa forma, essa dica é uma extensão da nossa primeira. Estar atento a linguagem que usa para comunicar sua proposta de valor é de extrema importância.

Além de ser compreensível, lembre-se que a sua proposta não deve vir recheada de promessas vazias, ou até mesmo consideradas impossíveis. Outro ponto importante é a própria linguagem que o seu público-alvo costuma utilizar.

Ao usar uma linguagem diferente do que é esperado por seu público-alvo, sua mensagem não será bem absorvida, podendo até mesmo causar sensação de estranhamento.

Sabe quando você tenta usar jargões comuns de adolescentes perto deles e eles te olham de maneira estranha? É porque você está usando termos que são tendências entre pessoas da idade deles, não de alguém pertencente a outra faixa etária.

Benefícios de uma proposta de valor

Saber estruturar uma boa proposta de valor te permitirá atrair mais clientes, além de tornar seu negócio conhecido justamente por ter um diferencial claro e atraente. Assim como a maioria das ferramentas de marketing, ela te ajudará a atrair mais clientes para o seu negócio.

Porém, o principal benefício em criar uma proposta de valor excelente é estabelecer seu produto ou serviço na memória do público. Quando o cliente sabe o que uma marca entrega, algumas vezes ele pode substituir até mesmo o nome do produto real pelo de seu produto.

Afinal de contas, você tira fotocópias ou faz xerox? E quando quer beber um refrigerante, é mais comum dizer que quer tomar um refrigerante em si ou fala em “tomar uma Coca?”.

Essas empresas criaram propostas de valor tão fortes que conseguiram até mesmo que seus nomes fossem usados no lugar do produto em questão.

Quer saber mais sobre processos de marketing e planejamento para o seu negócio? Então conheça agora mesmo as certificações em planejamento e desenvolvimento de projetos da Escola EDTI!