Quais os benefícios em utilizar um Data Center no Brasil?

Você sabe quais são os benefícios em utilizar servidores físicos ou virtuais hospedados em Data Center no Brasil? Trata-se de algo importante e essencial nos dias atuais, pois com o uso corriqueiro da Internet, as ações das empresas ocorrem quase que exclusivamente no meio digital, exigindo uma infraestrutura tecnológica de qualidade, com acesso rápido, estável e que suporte picos de acesso.

São por motivos como esses que, cada vez mais, as empresas estão migrando sua infraestrutura de servidores (físicos ou na nuvem) para Data Centers localizados aqui mesmo no Brasil, e não mais hospedando no exterior como ocorria antigamente. E é sobre isso que falaremos neste post, apresentando um panorama geral sobre o assunto.

Acompanhe os tópicos a seguir e entenda o que é um data center, por que a sua empresa precisa utilizá-lo e os benefícios que a organização terá ao escolher um Data Center localizado no Brasil. Vamos lá?

O que é um Data Center?

Um Data Center é um ambiente físico projetado para que todos os servidores, equipamentos de processamento, armazenamento de dados e rede de uma empresa sejam concentrados em um mesmo local, contendo um projeto de energia, refrigeração e redundância criados para garantir o máximo de segurança e estabilidade possível.

Desse modo, os roteadores de internet, switches, sistemas de rede, servidores, entre outros fazem parte de um Data Center, abrigando dados e processando todas as informações que circulam nas trocas e processos realizados pela organização.

Vale destacar ainda as diferenças entre um Data Center Virtual e um Cloud Server, pois é comum que as pessoas tenham dúvidas em relação a isso. Um Cloud Server é basicamente um servidor virtual com seus recursos armazenados em uma nuvem de um provedor de cloud, não existindo fisicamente. Já no Data Center Virtual, que também funciona através da nuvem de um provedor especializado, você consegue montar todo o projeto de um Data Center próprio (servidores, storages, rede, etc.) diretamente na nuvem, sem a necessidade de investir em equipamentos físicos.

Por que utilizar Data Center no Brasil?

Agora que você já entende como um Data Center é importante e que existem diversos modelos de serviço, deve estar pensando sobre os diferenciais e como contratar esse tipo de serviço no Brasil, não é mesmo?

Um dos grandes diferenciais de utilizar um Data Center no Brasil é com relação ao tempo de resposta. Por estarem localizados aqui no Brasil, com conexões diretas com as principais operadoras e pontos de troca de tráfego, o tempo de resposta e velocidade de acesso pode ser até 10x mais rápidos em comparação a um Data Center localizado fora do país. E todos nós sabemos que um site ou sistema abrindo e respondendo muito mais rápido significa maior satisfação e vendas por parte das empresas.

Um outro grande diferencial está na burocracia e preço final do contrato. Ao contratar um Data Center estrangeiro, que a princípio o preço pode parecer mais atrativo, a empresa ou consumidor contratante estará fazendo uma importação de serviço, que de acordo com a Receita Federal precisa ser recolhido diversos impostos diferentes todos os meses, deixando o preço final do contrato mais de 50% superior ao preço inicial divulgado pela empresa. Além do custo ficar muito acima do previsto inicialmente, a burocracia para gerar e pagar diversos impostos diferentes todos os meses deixa o processo ainda mais complicado.

Desse modo, contratar um Data Center no Brasil se tornou a melhor e mais segura opção para as empresas, uma vez que não há impostos adicionais a serem pagos, além de o serviço ter a mesma qualidade, ou até maior, do que a encontrada nas empresas estrangeiras. Além do mais, caso ocorram falhas ou problemas, é bem mais fácil conversar com uma empresa nacional (ou até aciona-la judicialmente) do que em um SAC no exterior, por exemplo.

Quais são os principais benefícios de utilizar um Data Center Virtual?

Hospedar a infraestrutura de servidores da empresa em um Data Center Virtual é algo que traz muitos benefícios para as empresas, sobretudo quando a contratação é feita para hospedar em um Data Center com localização no Brasil. Se você ainda não entende bem quais são benefícios que terá ao utilizar esse serviço, acompanhe a seguir.

Maior estabilidade

estabilidade é um dos principais benefícios de utilizar um Data Center Virtual. Afinal, o mercado está cada vez mais competitivo e é preciso estar sempre online para garantir um serviço e atendimento de excelente qualidade para os clientes.

Dentro desse contexto, se uma pessoa acessar o site ou sistema da sua empresa e tiver dificuldades no acesso, como quando a página demora para carregar, certamente ela abandonará o procedimento e não se tornará uma cliente da sua empresa. Isso dificilmente ocorrerá se a sua infraestrutura de servidores estiver hospedada e gerenciada por uma empresa de Data Center Virtual especializada, por exemplo.

Com a estabilidade garantida por uma empresa especializada, os gestores das empresas têm que se dedicar menos para solucionar problemas, podendo ser menos operacionais e mais estratégicos, pensando em melhorias para a organização.

Cenário favorável

O Brasil tem diversas empresas reconhecidas por sua qualidade e comprometimento na hospedagem e gerenciamento de infraestruturas de missão crítica, com projetos de hospedagem tanto em Data Center físico como na nuvem (Data Center Virtual).

Customização de projetos

Quando você tem um Data Center em um local físico dentro da empresa, como uma sala-sofre, é normal que ele seja pouco customizado, com configurações pré-estabelecidas. Isso não ocorre, no entanto, quando o Data Center está disponível no modelo em nuvem, pois assim é possível escolher um modelo que seja feito totalmente de acordo com as necessidades da sua empresa, atendendo exatamente ao que você precisa.

Modernização

Para ter diferencial competitivo e não ficar para trás na área em que você atua, convém apostar sempre na modernização da sua empresa, não é mesmo? Dentro desse contexto, você pode ter ou migrar para um Data Center Virtual e assim prestar serviços de mais qualidade aos seus clientes.

Se os seus concorrentes ainda não se atentaram para essa necessidade de modernização, o investimento nesse tipo de infraestrutura pode ser ainda mais benéfico para sua empresa, que pode utilizar desse diferencial até mesmo em estratégias de marketing.

Menos gastos

O Data Center Virtual não precisa de um espaço físico ou compra de equipamentos, e isso é bastante benéfico para as empresas pois pode acarretar menos gastos para a organização. Afinal, não será necessário descapitalizar a empresa para comprar equipamentos caros (Capex), fazer depreciação, etc.

E então, conseguiu entender quais são os benefícios em utilizar um Data Center no Brasil e as diferenças entre um Data Center Físico, Data Center Virtual e um Cloud Server? Os benefícios são muitos e certamente você não se arrependerá de fazer essa importante mudança.

Caso ainda tenha dúvidas ou queira conversar com um consultor especializado no assunto, entre agora mesmo em contato com a EVEO Cloud! Será uma satisfação ajudar a sua empresa a se modernizar e se tornar uma referência em seu ramo de atuação.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *