Você está aqui: Início / Blog / Qual significado do termo 6-sigma?

Qual significado do termo 6-sigma?

Seis Sigma ou Six Sigma (em inglês) é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar sistematicamente os processos ao eliminar defeitos.

Dentro desse conceito existem metodologias, ferramentas, entre outros aspectos muito importantes e que fazem a diferença na produção de empresas. Continue acompanhando para saber mais!

Criar processos internos realmente mais eficientes, econômicos, e que garantam a qualidade do serviço prestado por uma empresa é fundamental para que ela permaneça competitiva no mercado.

O Seis Sigma é uma ferramenta internacionalmente reconhecida e amplamente utilizada para identificar e implementar melhorias nos processos internos de uma empresa, garantir custos de operação menores e, consequentemente, aumentar os lucros.

O Sigma é uma letra do alfabeto grego, e também uma medida de variação utilizada em estatística. No universo empresarial, a Sigma se refere à frequência com que determinada operação ou transação utiliza mais do que os recursos mínimos necessários para satisfazer o cliente, ou seja, ela determina uma taxa de desperdício por operação.

Assim, o Seis Sigma pode ser usado para calcular matematicamente o nível de desempenho dos processos da sua empresa e obter um diagnóstico.

Os sigmas representam algo como uma escala de qualidade, onde 1-sigma é o nível mais baixo, com alta quantidade de defeitos e grande potencial de perda de suas vendas devido à não-qualidade.

Uma empresa que está no nível 6-sigma, que é o mais alto nível de excelência dentro da metodologia, tem apenas 3 defeitos em um milhão.

Existe outra metodologia que também foca na melhoria de processos, o Lean Manufacturing. Ambos podem ser vistos de forma associada com frequência, por isso iremos falar sobre essa outra metodologia a seguir.

Diferença entre Lean e Six Sigma

Antes de abordar os aspectos que diferem os sistemas Lean e Six Sigma, é importante ressaltar que ambos focam na melhoraria de processos, são métodos diferentes, mas que buscam o mesmo resultado, o aumento da produtividade das empresas.

De forma resumida podemos classifica-la como uma filosofia de gestão influenciada e inspirada na Toyota, essa ligação se atribui através de um grupo de pesquisadores do MIT que ao realizar uma pesquisa ao redor do mundo comparou a produtividade e a qualidade e vários indicadores de diversas empresas e perceberam que a Toyota levava vantagem em muitos desses indicadores em relação a indústria americana e a europeia, principalmente no setor automobilístico.

Por esses fatores passaram a estudar o que fazia com que a empresa levasse essa vantagem produtiva em relação as outras, atribuíram essas vantagens a várias ferramentas e conceitos, além de uma filosofia de gestão diferenciada.
Baseado nesses conceitos e ferramentas foi cunhado o termo Lean Manufacturing que significa “ser enxuto”, esse conceito de ser extremamente enxuto se baseia na ideia de reduzir os desperdícios ao máximo, o que gera uma vantagem em relação aos concorrentes.

Com o passar do tempo essa metodologia de gestão foi utilizada por várias empresas fazendo com que o Lean sofresse algumas alterações, isso aconteceu pela adaptação das necessidades de cada empresa aos conceitos do Lean, então apesar de ter nascido da Toyota a metodologia sofreu alterações e se modernizou ao longo do tempo.

Essa metodologia tem alguns conceitos principais, e um deles que vale ser ressaltado é o de adequar a produção da empresa para brigar incessantemente contra desperdícios. Isso tem uma forte relação com a origem da Toyota, no Japão, por ser um país extremamente pequeno existe uma filosofia sobre trabalhar em uma superfície extremamente pequena e produzir aproveitando o máximo de espaço possível, com poucos recursos naturais e evitar o desperdício.

De que maneira esses métodos buscam essa melhoria?

O Lean faz isso através de um conjunto de ferramentas e de um modelo de gestão baseado no conceito de Manufatura Enxuta. Esse método foi desenvolvido por Eric Ries, baseado em processos utilizados pela Toyota, a adaptando para outras áreas de negócios.

Uma das ferramentas utilizadas nesse método é o roteiro DMAIC, uma sequência de cinco passos para executar projetos, onde a equipe de melhoria o utiliza para organizar as iniciativas do projeto e aumentar a chances de sucesso com a implementação das alterações.

Na metodologia Six Sigma a melhoria de processos é também realizada através de ferramentas, e dentro destas existem ferramentas do Lean, portanto é possível executar projetos de melhoria Six Sigma em empresas baseadas na metodologia Lean.

Como esses métodos são abordados na Escola EDTI?

Ao realizar o curso de Green Belt o profissional será capacitado para executar projetos de melhoria, dominando conhecimentos sobre Lean e Six Sigma. O que difere na escolha do aluno ao optar por realizar o curso de Lean seria a necessidade individual de cada um.

Um exemplo dessa necessidade seria no caso de profissionais que atuam em empresas cuja a cultura está fundada na metodologia Lean, nesse caso ao realizar o curso especifico para essa metodologia o aprofundamento será muito maior e contribuirá para o desempenho profissional do aluno.

Investir em cursos profissionalizantes é um diferencial que muitas empresas valorizam na hora de contratar um novo funcionário, o curso de Lean Manufacturing está inserido nesse contexto.

Se interessou sobre o assunto? Acha que ele se adequá a você? Entre em contato com nossa escola e estaremos a disposição para tirarmos quaisquer dúvidas!