Você está aqui: Início / Blog / Surpreenda-se com o DOE

Surpreenda-se com o DOE

No artigo de hoje nós vamos dar algumas dicas para se realizar um bom planejamento de experimentos, o vulgo DOE. Já explicamos como fazer um DOE e agora vamos dar algumas dicas.

A primeira coisa para organizar um planejamento de experimentos é encontrar alguém que tenha experiência no assunto. Ele irá ajuda-lo no preparo, condução e análise dos resultados. Nas organizações que optam pelo Lean Six Sigma, não deve ser problema achar alguém com esta habilidade. Todo Black Belt que se preza deve dominar este tipo de experimento.

Além disto, a equipe deve se atentar para os seguintes pontos:
  • Defina claramente qual é o objetivo do experimento. O que você quer aprender com ele?
  • Identifique o número de potenciais fatores que você quer explorar. Enquanto um experimento sofisticado poderá testar 10 ou mais fatores ao mesmo tempo, um experimento para equipes iniciantes deverá testar entre dois e cinco fatores, no máximo seis. Comece com dois.
  • Identifique dois níveis para cada fator.
    • Se o fator for uma variável de atributo, a escolha dos níveis é uma simples questão sobre quais opções você quer testar. Tipicamente você pode categorizar os níveis dos fatores como um ou outro (Nível A e Nível B).
    • Para variáveis contínuas, escolher os níveis é bem mais complicado. Esta escolha é feita geralmente baseando-se no conhecimento da equipe que trabalha no processo o qual se deseja analisar. Caso a equipe não tenha um bom conhecimento do processo, serão necessários vários experimentos planejados para se acertar o melhor nível.

Uma importante dica: o planejamento de experimentos é uma ferramenta extremamente poderosa e subutilizada pelas equipes de Six Sigma. Se você perceber que a situação pode ser interessante para se utilizar um planejamento de experimentos, fale com o Master Black Belt ou com alguém experiente nas ferramentas estatísticas de sua organização. Você irá se maravilhar com o que esta ferramenta pode fazer para melhorar seu aprendizado sobre os processos. Mostrar um DOE no seu projeto de melhoria impressiona até os melhores gestores. Faça o teste e depois nos fale.

[twitter name=”name”]