Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Você sabe o que é CEO? Entenda O Significado e Sua Função

Você sabe o que é CEO? Entenda O Significado e Sua Função

CEO é a sigla inglesa para “Chief Executive Officer”, que significa Diretor Executivo. Mas qual é exatamente a função desse chefe executivo em uma empresa?

O CEO é a pessoa com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização, ele é o responsável pelas estratégias, pela visão da empresa e por mantê-la fiel aos seus valores. Outra atribuição do CEO é garantir a execução das diretrizes do conselho de administração da empresa.

Mas o que Significa CEO na Empresa? A existência desse cargo não é algo obrigatório em todas as empresas, de forma mais abrangente todas possuem um diretor geral, a função de CEO ganha mais espaço nas empresas multinacionais, pela necessidade de se ter uma pessoa com habilidades e competências para estar a frente da organização, como um todo.

Geralmente o CEO é nomeado de acordo com sua capacitação técnica e seu reconhecimento no mercado de atuação da empresa.

Existem diversas siglas inglesas para designar os diretores dos diferentes setores de uma empresa. Com a crescente globalização da economia e dos negócios, esses termos vem sendo empregado também em países de língua não inglesa, como é o caso do Brasil.

São usadas as letras C (Chief), a letra inicial da designação da função que ocupa, e O (Officer), como por exemplo COO, para Chief Operating Officer, o Diretor de Operações.

Em todos esses casos, mesmo ocupando cargos tão altos, os Diretores Executivos são fiscalizados e recebem diretrizes de um conselho de administração, em alguns casos o cargo pode ser equivalente a um Presidente do Conselho de Administração.

Qual A Função de um CEO?

A função do CEO é abrangente, quem ocupa o cargo se torna responsável por diversos setores dentro de uma empresa, desde a produção até comercial. 

Desse modo, o CEO funciona como um líder e se torna o elo de ligação entre todas as áreas da organização.

O CEO também tem a responsabilidade de definir a estratégia do negócio e as políticas de gestão que sejam adequadas a empresa, cuidar para que os objetivos e metas sejam alcançados.

Quando o Conselho de Administração intervém mais diretamente nas decisões-chave da gestão da empresa, cabe ao CEO se encarregar da sua implementação.

Por envolver diversas funções, a complexidade desse cargo exige muito de quem a ocupa, não são todas as pessoas que estão aptas a executarem essa função adequadamente, pelo menos não sem antes se preparar adequadamente para ocupar o cargo. Mas por onde começar?

Dicas de Como Conseguir Esse Cargo Importante

Uma boa forma de começar a investir em sua carreira é se destacando e investindo em si mesmo, para isso existem cursos de certificação, nos quais se aprende o necessário para ocupar cargos de maior destaque e desta forma ajudando pessoas a subirem em suas carreiras.

Um desses cursos é o Black Belt, que torna o profissional detentor do conhecimento máximo do metodologia Seis Sigma, isso contribui para alavancar a sua carreira, dando o primeiro passo de uma longa jornada.

Aqueles que realizam o curso de Black Belt na Escola EDTI são capazes de orientar e liderar projetos complexos dentro da metodologia Six Sigma, bem como dar retornos financeiros substanciais às suas organizações.

Para mais informações entre em contato através de um de nossos telefones: (19) 3957-9091, (11) 4210-1880, (21) 4042-0511, WhatsApp: (19) 99953-3703, ou através de nosso e-mail: [email protected]. Ficaremos felizes em atende-los!

 

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: