Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / O que é o Sistema ERP?

O que é o Sistema ERP?

O Sistema ERP é uma ferramenta que pode ser muito proveitosa para o seu trabalho seja sua empresa pequena, média ou grande.

A tecnologia se propõe a conectar áreas distintas da empresa para aumentar a eficiência da comunicação e melhorar a qualidade de maneira geral.

Para saber mais sobre o ERP e entender como ele pode te ajudar a ter melhores resultados, continue lendo o texto a seguir.

O que é ERP e para que serve

O que é ERP e para que serve

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, um tipo de sistema que tem o objetivo de informatizar a gestão e trazer mais fluidez para os processos.

Ainda que muitos gestores desconheçam esse tipo de sistema, ele tem ganhado bastante espaço nos últimos anos dentre as ferramentas de gestão.

Seu trabalho é focado em centralizar informações diversas sobre a organização e apresentar dados de alta fidelidade para auxiliar os líderes na tomada de decisão.

Dentro do software, você pode consultar informações sobre vendas, finanças, gestão do estoque e até mesmo recursos humanos.

Assim, a chefia consegue se manter atualizada sobre tudo que está acontecendo na empresa com alguns poucos cliques.

Como surgiu o ERP

Como surgiu o ERP

Ainda que seja uma tecnologia revolucionária, a história dos ERPs não começou neste século.

Os primeiros sistemas datam de mais de 100 anos atrás e eram, claro, muito mais simples do que os softwares que temos hoje no mercado.

Foi do famoso engenheiro Ford Whitman Harris a criação da tecnologia antecessora, chamada de Economic Order Quality (EOC).

Essa ferramenta simples tinha o objetivo de auxiliar no planejamento e compra de insumos para as fábricas.

Com o advento da computação, os conceitos criados por Harris foram transportados para o meio digital e aprimorados com a nova e ampliada capacidade de processamento oferecida pelas máquinas.

Assim, o que era basicamente um sistema para controlar estoques se tornou uma ampla ferramenta de gestão capaz de convergir informações de diversas áreas em um só lugar.

Como o sistema ERP é utilizado nas empresas?

Hoje em dia, o Sistema ERP faz parte do dia a dia de várias empresas que apostaram na tecnologia para aumentar sua produtividade.

Pelo mundo todo e em diversas áreas, organizações têm incorporado esse tipo de tecnologia para eliminar desperdícios e aumentar a eficiência de suas produções.

Pode parecer exagero pintar os softwares como soluções tão completas, mas, a verdade é que eles realmente são multifacetados.

Dentro das empresas, auxiliam no controle de contas a pagar e receber, na gestão de pessoas, de estoques e muito mais.

Com maior controle sobre todos os processos, a qualidade das entregas aumenta e o cliente fica cada vez mais satisfeito.

Exemplos de funcionalidades

Os softwares de ERP no mercado hoje são bastante completos ainda que simples em suas interfaces.

A integração com diversas áreas de uma mesma empresa permite fazer por ali o faturamento financeiro, o cadastro de clientes e a emissão de documentos fiscais.

Ainda é possível cruzar esses dados com a gestão de estoque e criar caminhos automatizados para que nunca faltem insumos.

A gestão das vendas também é englobada aqui e o administrador consegue enxergar de maneira rápida se existe alguma falha em sua precificação.

De maneira geral, os ERPs são sistemas polivalentes e que ajudam no gerenciamento de todas as informações relacionadas aos negócios de uma empresa.

Vantagens do ERP

A primeira vantagem que podemos mencionar sobre os ERPs sem dúvidas é o ganho em produtividade que esse tipo de ferramenta traz.

Ao reunir informações diversas em um só lugar, o software facilita a visualização do gestor para que ele possa identificar desperdícios e cortar atividades redundantes do processo.

Isso vai acarretar em uma economia considerável para a empresa tanto em recursos materiais quanto também recursos humanos – fica mais fácil organizar a jornada dos colaboradores de maneira estratégica.

A segurança também é outro ponto importante aqui pois os melhores softwares são capazes de proteger seus dados de maneira a evitar vazamentos e perda de arquivos.

Muitos, inclusive, armazenam as informações na nuvem para que o usuário tenha acesso à distância ou em caso de pane no servidor local.

A minha empresa precisa de um sistema ERP?

Todas as vantagens citadas acima evidenciam a importância de investir em um sistema ERP para organizar seus negócios.

Mas, ainda que você invista no melhor software do mercado, ele não servirá de nada se quem é responsável por sua manipulação não estiver bem preparado.

Para se certificar de que você está atualizado com as mais recentes estratégias de gestão, é preciso estudar muito e aprender com quem sabe.

Com o plano de cursos da Escola EDTI, você tem acesso a conteúdo sobre diversos temas e fica tranquilo de que está preparado para dar o melhor de si em prol do sucesso dos negócios.

Conclusão

Cada vez mais, a tecnologia se coloca como uma grande aliada da gestão de empresas dos mais diversos tipos.

Com o Sistema ERP, administradores podem se organizar para garantir bons resultados com uma melhoria contínua na qualidade.

Para saber mais sobre outras ferramentas úteis para sua gestão, continue acompanhando nosso blog!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: