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Qualidade e Six Sigma: sua empresa mais perto da excelência

Qualidade e Six Sigma são tão importantes para as empresas que deveriam ser de conhecimento obrigatório.

Gestores preparados para implementar a metodologia consagrada pela Motorola levam suas organizações a patamares muito superiores.

Mas isso, claro, depende da aplicação correta das ferramentas, conceitos e técnicas voltadas para a redução de falhas.

Entenda o que isso significa no contexto das empresas e de que forma alavancar resultados com o método usado por organizações do mundo todo para alcançar a qualidade total.

qualidade e six sigma

Qualidade e Six Sigma: qual a relação?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ter saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um estado de completo bem-estar físico e mental.

E o que isso tem a ver com qualidade?

É que qualidade não é apenas a ausência de defeitos, mas uma condição de excelência que torna um produto incomparável.

Ter qualidade, portanto, significa pautar o mercado pelos mais altos parâmetros.

Para chegar a esse resultado, foi criada a metodologia Six Sigma, cuja finalidade principal é reduzir a zero a incidência de defeitos, trabalhando para controlar o desvio padrão.

Assim, uma empresa se coloca em condições de alcançar padrões mais elevados de qualidade, a partir do controle dos seus processos.

Entendendo o que é Six Sigma

A metodologia Six Sigma surgiu na década de 1980, período em que a Motorola decidiu que precisava melhorar a qualidade de seus produtos.

Guiados por esse objetivo, seus líderes entenderam que era preciso atacar o mal pela raiz, eliminando os defeitos e as inconformidades em todo o processo de fabricação.

Eles entenderam que, para isso, era necessário diminuir tanto quanto possível a variabilidade dos processos, de maneira a reduzir a incidência de defeitos.

Como usar o Six Sigma na gestão da qualidade

O termo sigma (σ) é usado em Estatística para representar o desvio padrão, que determina o quanto um indicador se afasta da sua média.

A partir disso, as empresas definem os atributos indispensáveis que seus produtos devem ter para serem considerados de qualidade.

Para cada um deles, será atribuído um grau de desvio tolerável, fora do qual o produto entra em não conformidade.

Para atingir esse objetivo, a metodologia Six Sigma se desdobra em etapas, como veremos na sequência.

Saiba quais são as expectativas do cliente

Embora o cliente não seja a única referência, é para ele que as empresas destinam seus produtos.

Logo, a opinião do público conta bastante como um dos parâmetros no que diz respeito à qualidade.

Nesse aspecto, vale utilizar as sempre úteis pesquisas de mercado, nas quais as expectativas podem ser apuradas por meio de ferramentas com a escala de Likert.

Analise os processos

Tomando as expectativas do cliente como marco inicial, a empresa pode então começar a autoanalisar seus processos.

Onde eles estão deixando a desejar?

Em que podem ser melhorados?

Estas são algumas questões que devem ser feitas.

Determine causas

Com o apoio de ferramentas de análise estatística, como a Árvore de Falhas, os gestores dão sequência a um minucioso procedimento investigativo.

O objetivo aqui é apurar as reais causas para a incidência de falhas, de modo que elas possam ser eliminadas.

Corrija as causas raiz

Estando ciente de quais são as raízes dos defeitos, é hora de atacá-las, de modo que sejam extirpadas e não voltem a aparecer.

Aqui, a ideia é modificar os processos por completo, de modo não só a melhorá-los, mas também eliminando eventuais vícios estruturais.

Lembrando que o Six Sigma usa para isso a análise DMAIC, em que cada letra significa:

  • Definir: ouvindo inicialmente a voz do cliente
  • Medir: implementando sistemas de medição de processos
  • Analisar: mapeando processos no detalhe
  • Inovar: lançando projetos experimentais
  • Controle: controlando os processos estatisticamente.

👉 Conheça o roteiro DMAIC a fundo, com este infográfico desenvolvido pelo time de especialistas da EDTI!

qualidade e six sigma

Onde aprender mais sobre qualidade e Six Sigma?

A partir do que vimos, qualidade e Six Sigma estão sempre de mãos dadas.

Para implementá-los, é necessário contar com profissionais qualificados nessa metodologia, dominando suas técnicas e ferramentas.

Nessa parte, entra em cena a Escola EDTI, com seus cursos presenciais e a distância em Lean Six Sigma.

Qualifique-se conosco para ser o solucionador de problemas que as empresas buscam e chegue mais longe na carreira e nos negócios.

Conclusão

A verdade é que qualidade e Six Sigma não brotam do chão espontaneamente.

Ambas nascem de um árduo trabalho de adaptação, no qual a participação de especialistas no assunto é indispensável.

Você pode ser um deles, formando-se como gestor Green Belt ou Black Belt na EDTI.

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