Você está aqui: Início / Blog / Check list de avaliação de fornecedores: passo a passo

Check list de avaliação de fornecedores: passo a passo

O check list de avaliação de fornecedores é a ferramenta utilizada quando se busca por parceiros comerciais na indústria ou no setor de serviços.

Digamos, por exemplo, que você precisa de um fornecedor de peças de reposição.

Como saber se ele vai atender às demandas, considerando aspectos como prazos, qualidade dos produtos e comprometimento, entre outros?

Para isso, a melhor solução é listar os atributos que não podem faltar em um fornecedor que seja confiável.

Avance na leitura deste artigo para dicas na hora desta importante escolha.

Check list de avaliação de fornecedores

Essa é uma lista de itens ampla, muito importante para fazer a seleção de fornecedores, e que pode ser aplicada a diversos segmentos.

Se você tem demandas específicas, procure analisá-las cuidadosamente para incluí-las no seu check list.

Dito isso, você confere a seguir os pontos básicos e indispensáveis para orientar na escolha de um parceiro de negócios:

1. Avaliação de outros clientes

Da mesma forma que pedimos a opinião de familiares e amigos antes de escolher um médico ou um advogado, com fornecedores essa também é uma estratégia válida.

Por isso, ao fazer o seu check list, procure incluir avaliações de outras empresas que tenham sido atendidas pelo fornecedor em avaliação, de preferência em uma parceria recente.

Uma alternativa é buscar por avaliações no Google, no Facebook e no portal Reclame Aqui.

? Ebook – Analisando e Apresentando os Resultados da sua Empresa com Facilidade

2. Experiência e tempo no mercado

Dizem que antiguidade é posto e, no caso de um fornecedor, esse é um fator que pode realmente fazer diferença.

Quanto mais tempo ele estiver ativo, mais hábil tende a ser para solucionar os desafios que se apresentam a toda empresa que opera em logística.

Um fornecedor experiente também pode ajudar em demandas mais urgentes e, em alguns casos, quando há a necessidade de artigos mais difíceis de encontrar.

3. Atendimento

Lembre-se de que, quando tratamos com fornecedores, a conversa é de empresa para empresa (B2B).

Dessa forma, o atendimento ganha uma importância ainda maior, já que nesse nicho de mercado as transações são um pouco mais complexas.

4. Custos comparados

Outro aspecto fundamental ao contratar um fornecedor é a relação custo-benefício.

Ou seja, o preço baixo em si não diz muita coisa se a qualidade dos produtos fornecidos for inferior à dos concorrentes.

Em certos casos, mais vale pagar mais por um parceiro capaz de fornecer produtos que diferenciem sua empresa do que economizar para ter mais do mesmo.

5. Garantias

Parceiros de negócio confiáveis sempre dão garantias sobre os produtos que entregam.

Dessa forma, procure sempre avaliar se a cobertura que o fornecedor dá para os itens com que trabalha é suficiente para cobrir até mesmo o seu pós-venda.

Um check list de avaliação de fornecedores é o pontapé inicial de uma parceria de sucesso.

Para avançar, você precisa também conhecer os métodos de gestão que fazem a diferença nas operações logísticas.

A EDTI tem cursos que ajudam a alavancar sua carreira, com formação presencial ou EAD.

Continue aprendendo, baixando agora o E-book – Liderar Projetos Lean Six Sigma!

2 comentários em “Check list de avaliação de fornecedores: passo a passo”

1. Pingback: ISO 20000: quais sãos os principais requisitos

2. Pingback: Desperdício por defeito: o que é e como resolver