Como solicitar que a empresa custeie a capacitação de funcionários?

O processo de globalização e o constante desenvolvimento de novas tecnologias exigem que as pessoas estejam cada vez mais qualificadas para atender às demandas do ambiente corporativo. Sendo assim, uma capacitação é importante para ajudar tanto no aprimoramento e manutenção da qualidade dos serviços prestados quanto para aumentar a produtividade e a motivação do colaborador.

Se você já percebeu a eficácia do aperfeiçoamento constante para a sua melhoria enquanto profissional de sucesso, mas não sabe como chegar, argumentar e solicitar à empresa que ela dê aquela forcinha e custeie a capacitação de funcionários, saiba que nós podemos ajudá-lo! Continue a leitura do artigo e veja algumas dicas.

Defina seus objetivos de aprendizagem

É importante que você estabeleça quais são os cursos, palestras, outras atividades ou eventos que têm relação com a sua área de atuação e explique o quanto eles podem agregar positivamente ao seu trabalho.

Lembre-se que a empresa, ao ajudá-lo, vai esperar sempre uma contrapartida, algo que some ao negócio. Então, ao solicitar o custeio, já chegue com o que pretender fazer e as justificativas sobre a utilidade disso, os benefícios a curto, médio ou a longo prazo. Isso facilita as argumentações e a possibilidade de um sim!

Disponibilize-se para apresentar o conteúdo aprendido ao restante da empresa

Mostrar que você pensa no seu desenvolvimento profissional, mas que também tem espírito de coletividade e quer que a equipe toda se aperfeiçoe, garante maior chance de você conseguir o subsídio.

Além disso, a empresa vai compreender que o capital aplicado será repassado em atualização e melhor preparo para um grupo, o que multiplica o conhecimento e minimiza os custos.

Saiba que o erro de muitos profissionais é deter a sabedoria só para si em vez de partilhá-la com o próximo. Conhece aquele ditado que diz “que a união faz a força”? Pois bem, ele é bastante verdadeiro e pode ser aplicado aqui: é que quanto mais você e seu colega de trabalho se unem e trocam experiência, mais a equipe produz e fica entrosada.

Demonstre como o aprendizado pode contribuir na prática do dia a dia da empresa

Outra dica é você convencer que seus estudos não vão se restringir só à teoria, mas vão surtir resultados na aplicação prática que impulsionarão o aperfeiçoamento das atividades profissionais.

Por exemplo, estudar a metodologia do seis sigma pode ser bastante útil para aprender a ler e analisar dados e também para a melhoria dos processos de tomada de decisão, contribuindo para a orientação estratégica e vantagens sobre os concorrentes.

Além disso, a partir dela você pode obter uma certificação Black Belt, uma poderosa ferramenta que vai ajudá-lo a desenvolver técnicas a serem aplicadas na eficácia do dia a dia, ter uma visão sistêmica da empresa para ajudar outros setores e ainda vai enriquecer muito seu aprendizado e currículo.

Explique que uma capacitação de funcionários pode potencializar a motivação

Toda empresa que se preze quer diminuir a taxa de rotatividade e manter os talentos na casa. Afinal, são eles que garantem os bons resultados e a qualidade de qualquer empreendimento.

E com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, quem não se sente valorizado, desafiado e sem aprender coisas novas com frequência, não pensa duas vezes na hora de deixar o emprego e ir em busca de outra oportunidade que estimule mais desenvolvimento pessoal e profissional.

Então, exponha ao seu líder o quanto uma capacitação de funcionários, vai deixar você mais motivado, com mais comprometimento e vontade de fazer o diferencial pela empresa.

Além de isso também possibilitar a melhoria do clima organizacional de toda a companhia, já que os outros colaboradores vão perceber que trabalham em uma empresa que aposta no aprimoramento da equipe.

Aponte como a capacitação de funcionários auxilia na comunicação

O desenvolvimento de uma comunicação efetiva é de extrema importância dentro do ambiente de trabalho, uma vez que passar e compreender as informações de forma clara e objetiva auxilia nos processos interpessoais e na execução correta das tarefas.

Somado a essa questão ainda há o fato de que quando você fala de maneira adequada a cada tipo de público, sua mensagem é melhor compreendida, o que resulta em maior credibilidade à sua fala.

Assim, se um dos seus objetivos do custeio for aprimorar essa competência, na hora da conversa com a empresa tenha em mente que quem sabe se expressar transita bem entre várias áreas e, com certeza, ganha uns pontos a mais na escala corporativa!

Argumente sobre sua vontade de ser líder

Ser líder é uma competência bem vista dentro das empresas. Isso porque ela parte do princípio de que você é uma pessoa comprometida, que quer entregar resultados com eficácia, pensando sempre diferente e levando constantes inovações para dentro da companhia.

A liderança também pressupõe ser uma pessoa que se coloca no lugar do outro, que está sempre atualizando os conhecimentos e em sintonia com as visões e valores da corporação.

Além de demonstrar, é claro, ser um profissional organizado, que tem planos para a empresa de curto a longo prazo e que sabe a importância de se aperfeiçoar para estar preparado quando surgir uma oportunidade.

Dessa forma, mencionar que você tem esses objetivos ao se realizar uma capacitação significa que você gosta da empresa, que pensa em permanecer nela e dar seu melhor em nome de uma gestão de qualidade e do progresso na carreira.

Dito tudo isso, já deve ter dado para perceber o quanto uma qualificação traz benefícios para os colaboradores e também para toda a empresa, não é mesmo? Então, agora que você já tem em mãos todo esse arsenal de dicas, está na hora de partir para a ação e solicitar que a sua empresa custeie a capacitação de funcionários. Não fique aí parado! Quanto mais você protela essa decisão, mais tempo você perde rumo à sua jornada de sucesso! Vá logo e boa sorte!

Gostou do texto? Se sim, que tal assinar nossa newsletter e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos que podem ajudá-lo a melhorar sua performance profissional?  

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *