Consultoria: a Melhoria dentro da sua empresa

publicado em | atualizado em

A consultoria empresarial é um serviço relevante e com bastante procura nos últimos tempos. Na década passada e nas anteriores, quando os resultados de uma organização não eram satisfatórios, comumente trocava-se a equipe de gestão completa.

Os números eram revistos e, caso ainda não melhorassem, novamente era realizado o rodízio.

No entanto, com o passar dos anos criou-se uma cultura na qual qualificar, treinar e manter pessoas é bem mais vantajoso do que mandá-las embora.

Desse modo, a empresa passa a criar mais elos com os seus funcionários, o que resulta em uma maior credibilidade e confiança para a realização de todos os processos internos.

A consultoria tem um papel fundamental nessa mudança. Através dela pode-se fazer com que diferentes pessoas criem linhas de pensamento parecidas e apliquem-se em trabalhar por novos e melhores resultados.

Com base nisso, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre o que é prestar consultoria e como esse serviço pode revolucionar a sua empresa. Acompanhe e conheça mais sobre essa função!

o que é consultoria

O que é o serviço de Consultoria?

O conceito de serviços de consultoria é muito amplo e variado. Dentro dele cabem diversos aspectos, que podem ser incluídos ou excluídos conforme os objetivos estabelecidos pelo contratante e o ramo da empresa.

No entanto, podemos definir o que é consultoria como o ato de analisar determinadas situações e, com base em conhecimentos profundos pré-adquiridos, fornecer conselhos que ajudarão na melhora da problemática estudada.

Ou seja, é uma espécie de acompanhamento combinado com dicas para resultados melhores.

Comumente é fornecida por profissionais já formados nessa área específica e que possuem grandes cases de sucesso ao longo de sua carreira, além de expertise do tema estudado.

O mais importante é entender que a consultoria tem como objetivo, antes de qualquer outro, a elevação na qualidade dos processos que foram analisados.

Dentro de uma linha de produção, por exemplo, ajudará a entender as falhas que geram acidentes. Com uma equipe de gestão, apontará para os erros de maior impacto na companhia.

Independentemente do local e assunto para o qual seja contratada, a consultoria empresarial trará resultados melhores, visando também o aperfeiçoamento constante do trabalho realizado.

Além disso, também é importante saber que esse serviço pode ser solicitado para processos e equipe de todas as áreas. Desde a linha de produção, na qual ocorrem os problemas operacionais até a administração, que pode causar um verdadeiro caos na organização quando realizada incorretamente.

Desse modo, fica evidente que qualquer uma das partes da empresa pode ser beneficiada com uma consultoria adequada e prestada por um profissional bem preparado.

Tipos de Consultoria

Tipos de Consultoria

Como você pode perceber, a consultoria é um assunto que pode ser pensado e implementado em diversos tipos de organizações.

Comumente, ela vem aliada da metodologia seis sigma, trazendo resultados ainda mais eficientes e com menos desperdício, seja de tempo, seja de dinheiro.

Imagine, por exemplo, uma empresa que produz peças de roupa. Caso não haja uma gestão da qualidade eficiente, pode ser que sejam jogados fora vários restos de tecido que poderiam ser aproveitados.

Assim, se uma consultoria for contratada, provavelmente esse problema será percebido e resolvido através do método de produção enxuto.

Parece simples, mas é uma atitude que fará muita diferença tanto na linha de produção quanto na administração da organização, gerando economia de tempo e dinheiro.

Ou seja, são muitas as áreas que podem se beneficiar com esse serviço. Desde o treinamento de colaboradores, ensinando-os a prezar sempre pelo não desperdício até a separação de novos setores e criação de processos.

Em qualquer área que a empresa estiver passando por dificuldades, a consultoria pode se fazer útil.

No entanto, ela é comumente mais contratada para serviços específicos, nos quais a gestão costuma apresentar dificuldades de organização. Neles, os resultados são rápidos e fáceis de serem percebidos, o que é vantajoso tanto para o cliente quanto para o consultor. Entenda quais são os tipos de consultoria mais solicitados:

Empresarial

Chamamos de consultoria empresarial o serviço que trabalha de maneira geral dentro da empresa. Ela pode ser contratada por grupos de pequeno, médio e grande porte, com o foco em aumentar a lucratividade e estabelecer um ritmo de crescimento constante na companhia.

Nesses casos, o objetivo é atender a demanda do cliente, independentemente de qual ela seja. Estabelece-se um prazo para análise e, logo após, as melhores soluções são indicadas e implementadas. Na consultoria empresarial costuma-se ter um acompanhamento de alguns meses até o fim do serviço prestado.

Administrativa

A consultoria administrativa é aquela que tem como principal foco os processos de gestão dentro da empresa. Sua área de trabalho são os processos que envolvem diretamente o colaboradores e metas de produção.

Quem nunca viu um caso no qual a linha trabalha bem, produz um bom número por dia, mas ainda assim a organização não consegue dar grandes passos a frente? Comumente isso ocorre por conta de uma falha no plano de negócios, o que influencia diretamente no crescimento e imagem pública frente aos clientes.

Sendo assim, uma consultoria administrativa começa seu trabalho fazendo a análise dos processos e termina implementando técnicas com a gestão. Assim, todos entendem o que é prioridade e trará resultados mais significativos aos números reais e orçamentários no fim do mês.

Financeira

A consultoria financeira, por sua vez, é aquela que trabalha diretamente com a contabilidade e números bancários da organização. Ela analisa as contas, investimento, quantia em caixa e quais os próximos passos a serem dados para multiplicar os resultados obtidos.

Infelizmente, no Brasil ainda existe uma cultura na qual a consultoria financeira é solicitada apenas quando a empresa já está dando seus últimos suspiros. Nesse momento os administradores percebem seus erros e contratam um profissional para a ajudá-los.

No entanto, nesses casos o trabalho acaba se tornando bem mais lento, pois é preciso entender quais foram os erros que proporcionaram o impasse econômico.

Quando contratada no momento certo, a consultoria financeira pode multiplicar resultados em pouquíssimo tempo. Através da divisão de investimentos em todos os setores, ela proporciona uma visão geral do caixa da organização e qual é sua perspectiva dentro do mercado atual.

Benefícios de se contratar uma consultoria?

Sabendo quais são as características do serviço de consultoria, não é difícil perceber o quanto essa atividade pode ser benéfica para o bom andamento da empresa. São muitas as vantagens perceptíveis, englobando desde da melhora nos processos de produção até a análise de colaborador individualmente.

Sendo assim, acompanhe os principais benefícios de se contratar uma consultoria:

Relação de confiança entre gestão e colaboradores

Não é uma cena incomum dentro de uma empresa encontrar colaboradores que não confiam em sua gestão e na liderança da equipe.

Essa relação muitas vezes se torna desgastada por eventos específicos, nos quais a liderança não cumpriu com seu papel ou não se mostrou efetiva. Por isso, pouco a pouco perde-se o respeito e integridade de ambas as partes.

Ao realizar a contração de algum dos tipos de consultoria, todos os colaboradores ficam cientes desse processo. Caso sejam informados, perceberão no consultor a figura de alguém detentor do conhecimento e disposto a ajudar.

Desse modo, as sugestões dadas por ele serão acatadas mais facilmente, melhorando a relação entre a gestão e os colaboradores.

Economia a longo prazo

Contratar os serviços de consultoria é um investimento que promete trazer resultados a curto prazo. No entanto, muitas pessoas ainda insistem em pensar que se trata de um desperdício financeiro.

A grande questão é que o trabalho desenvolvido pelo consultor trará resultados melhores em vários setores da empresa. Desse modo, em conjunto com a metodologia lean, proporcionará a diminuição da perda de materiais e de tempo em todos os processos.

Consequentemente, isso gerará a economia financeira, que pode resultar em melhor quantia para investimento posteriormente.

Renovação do conhecimento

Ao passar muito tempo dentro de um mesmo contexto, é natural sentir que as ideias ficam limitadas e presas dentro de uma caixa.

Afinal, o convívio direto com o problema pode resultar em um bloqueio emocional ou em dificuldades para pensar além daquelas falhas.

O serviço de consultoria, nesses casos, funciona como uma espécie de respiro para a empresa e para os colaboradores. Ele trará diferentes soluções para os mesmos problemas, de modo que sejam resolvidos e tragam melhores resultados.

Aperfeiçoamento de processos

Toda empresa possui seus processos. Eles são os responsáveis por fazer o produto acontecer, desde a distribuição de materiais até a produção e entrega final ao cliente. No entanto, também é preciso citar que são neles que ocorrem os principais erros e falhas que resultam em perda de investimento financeiro.

Com o serviço de consultoria, o profissional trabalhará com a análise desses problemas e implementará melhorias nos processos já existentes. Sendo assim, o que antes produzia um trabalho intermediário, passará a executar as atividades com exatidão.

Dessa forma, os resultados melhorarão e proporcionarão uma efetividade percebida em todas as outras fases da elaboração, produção e entrega definitiva.

Consultoria, auditoria e treinamento

Se você já conhece ou pesquisou um pouco sobre o tema, sabe que consultoria, auditoria e treinamento costumam andar juntos.

Comumente, são oferecidos dentro de um mesmo pacote, de modo que o serviço prestado seja completo e eficaz para a empresa. No entanto, cada um dos três trabalha de maneira alternativa, sendo ideais para diferentes casos.

Enquanto a consultoria é aquele método que trabalha de maneira mais geral, conversando com várias partes da equipe e implementando soluções, a auditoria, por sua vez, é um trabalho mais específico e sistemático.

Nele, realiza-se uma análise profunda e detalhada sobre os aspectos empresariais e, através deles, apresenta-se um resultado para a gestão.

O treinamento costuma ser uma das soluções mais comuns entre as tantas sugeridas dentro da consultoria. Por meio dele pode-se repassar conhecimentos de diferentes áreas aos colaboradores, de modo que esses entendam seu papel na produção e o desempenhem de maneira mais eficiente e eficaz.

Ou seja, os três serviços andam juntos e, quando aliados ao mesmo tempo, podem trazer resultados significativos para um grupo empresarial.

Lean Six Sigma na consultoria

Lean Six Sigma na consultoria

Como citamos, o sistema de gestão da qualidade Lean Six Sigma costuma estar muito presente dentro das consultorias. Isso porque ambos possuem muito em comum e são grandes aliados na redução de custos e melhoria de processos.

Lean, em tradução literal, significa enxuto. Ou seja, é um método de produção que visa apresentar resultados com o mínimo de desperdício possível. Através dele a equipe diminui o investimento na produção e proporciona uma maior lucratividade. Quando implementado através da consultoria, os resultados são mais rápidos e eficazes.

Além disso, outro princípio do Lean é a melhoria contínua, assim como na consultoria. Afinal, o serviço é prestado com o objetivo de melhorar a cultura organizacional, com resultados cada vez mais eficazes.

Sendo assim, o Lean se faz útil por seus princípios de continuidade, no qual todos os membros da equipe entendem quais processos são necessários para manter o grupo em constante evolução.

Dessa forma, contratar os serviços de uma consultoria especializada em Lean Six Sigma é uma escolha vantajosa não só momentaneamente, mas a médio e longo prazo também.

Como escolher uma boa consultoria

Dentre tantos tipos de consultoria e diferentes metodologias de trabalho, pode ser difícil descobrir e entender a que trará resultados mais efetivos para a empresa. Cada profissional se organiza e realiza as atividades de maneira individual e com as referências que obteve em sua linha de estudo.

Sendo assim, é necessário levar em consideração alguns pontos específicos no momento da escolha. Pesando cada um de maneira individual, não será difícil selecionar o profissional certo para a sua organização. Acompanhe:

Custos

Vivemos em um tempo no qual há uma cultura de que o que é mais caro, é necessariamente o melhor. Sendo assim, quem não possui condições de contratar o serviço de consultoria com valor mais elevado, desiste por acreditar que os demais não são bons o suficiente.

No entanto, isso não é verdade em nenhum plano. Nem sempre o que possui maior valor será o que trará mais resultados para a empresa. Sendo assim, é importante fazer uma boa pesquisa de preços na região, de modo a descobrir quais planos se encaixam no orçamento proposto.

Nesse momento, pode-se perguntar e analisar também qual a formação acadêmica e experiências dos profissionais consultores. Com isso, fica mais fácil entender quais valores são discrepantes e quais estão justos, de acordo com o investimento prévio em conhecimento que cada um realizou.

Qualidade

Analisar a qualidade de um serviço de consultoria antes que ele seja prestado com toda a certeza não é uma tarefa fácil.

Afinal, apresentar pontos para melhoria sem saber os resultados, representa um julgamento prévio. No entanto, algumas características que fazem toda a diferença podem ser analisadas para que não ocorra uma insatisfação posterior e você faça a escolha certa.

Um exemplo disso é o suporte para dúvidas e os canais de comunicação que o consultor estabelece para com os clientes.

Não é necessário ter uma plataforma própria, mas conversas apenas via e-mail podem demorar muito tempo para serem desenvolvidas. O ideal são respostas rápidas, como o WhatsApp proporciona, por exemplo. Sendo assim, vale perguntar sobre essa questão na hora de fechar contrato.

Outro ponto bem importante é o atendimento posterior ao fim da consultoria. Alguns profissionais oferecem um acompanhamento contínuo, com visitas mensais ou semestrais. Através delas, pode-se continuar recebendo opiniões e ideias para manter a melhoria contínua dos processos.

Em casos nos quais o acompanhamento não é oferecido, tem-se uma grande incidência da necessidade de contratação de novos profissionais e novos serviços. Ou seja, o que seria realizado para a economia financeira, se torna um investimento recorrente.

Tempo

A frase “tempo é dinheiro” nunca fez mais sentido do que no contexto de contratação de consultoria. Afinal, um serviço de qualidade leva certo tempo para ser realizado, pois envolve tempo de análise, brainstorming, implementação de processos e colhida de resultados.

Sendo assim, um ponto fundamental a ser analisado é o tempo de serviço ofertado pelo consultor. Nesses casos, também é necessário entender qual o contexto da sua empresa, o porte dela e o tamanho da demanda que precisa ser atendida.

No entanto, nunca feche um contrato sem ter a resposta exata para essa questão.

O melhor método de saber se está escolhendo corretamente é só contratar profissionais depois que estes realizarem uma análise prévia da empresa e entregarem um orçamento.

Desse modo, tem-se a certeza que o valor pago e o tempo descrito tem como base a sua demanda, e não um padrão pré-estabelecido anteriormente.

Além disso, também vale levar em consideração o tempo que a consultoria demorará para trazer resultados efetivos dentro da organização. Se eles serão perceptíveis ainda durante o serviço ou apenas meses depois.

Com essas respostas em mãos, fica fácil entender qual o melhor serviço para você e a data ideal para começar a aplicação.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são as características do serviço de consultoria e como ele funciona na prática, já pode iniciar suas pesquisas pelo ideal para você. Com toda a certeza ele trará resultados muito efetivos e que transformarão para sempre a cultura organizacional da sua empresa. Venha conhecer mais sobre nossas soluções In-Company.

E se você adora estar sempre atualizado quanto às tendências do mercado e melhores técnicas de gestão para aplicar em parceria com sua equipe, conheça o nosso blog! Lá, postamos conteúdos relevantes a esses temas e que te ajudarão a se tornar um profissional cada vez mais qualificado!

[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]