Você está aqui: Início / Blog / Descubra como criar diagrama online pode ajudar sua empresa

Descubra como criar diagrama online pode ajudar sua empresa

Montar um diagrama online é uma boa dica para garantir um projeto bem-sucedido.

Claro que você sempre pode recorrer ao velho papel e caneta, mas, se está buscando crescimento e excelência para sua carreira ou empresa, é preciso dar uma cara profissional aos processos.

Além do mais, a escrita em formato digital é muito mais prática.

Usar ferramentas online é o meio mais indicado para poupar tempo e recursos.

Entre elas estão os diagramas, os quais você saberá como utilizar ao ler este conteúdo do início ao fim.

Acompanhe!

Criar diagrama online: como ajuda nos resultados?

Imagine que sua empresa ou setor está desenvolvendo um projeto em que todos contam com a sua experiência.

Nesse caso, é muito provável que você precise apresentá-lo não só para gestores como também para colegas de trabalho.

Em muitos casos, isso demanda recursos gráficos para que suas ideias possam ser expressas claramente – e o diagrama é perfeito para isso.

Ele ajuda a representar em figuras geométricas conceitos e relações entre diferentes tarefas.

Seria algo na linha de “uma imagem que vale mais que mil palavras”.

E fazer pela internet é muito fácil, prático e rápido.

? Diagrama de Pareto: o que é, como fazer e exemplos.

Sites para fazer diagrama na internet

Para ser prático, não basta ser digital, mas estar hospedado na nuvem.

Dessa forma, a produção de um diagrama online fica muito mais simples e conveniente quando é feita por meio de sites desenvolvidos com essa finalidade.

Entre os mais conhecidos, destacam-se:

Embora eles contem com opções e ferramentas gratuitas, você pode também aderir a planos pagos para ter ainda mais recursos.

Considere essa opção caso você esteja frequentemente apresentando projetos ou esteja à frente de uma equipe.

? O que é Diagrama Direcionador e por que utilizá-lo?

Como fazer diagrama online?

Um diagrama tem a vantagem de ser um recurso extremamente simples de se utilizar.

Tanto é que você pode fazer um com plataformas de edição de texto, como o Word.

Ou, se preferir, pode usar uma planilha do Excel, que é até mais apropriada, já que permite trabalhar com números e cálculos.

Seja qual for a ferramenta utilizada, é certo que você precisará observar alguns passos para fazer um diagrama online que seja claro e de fácil interpretação.

Confira a seguir.

1. Escolha o tipo de diagrama

Diagrama não é tudo igual.

Para cada tipo de atividade ou projeto, há esquemas mais ou menos indicados.

Por isso, é preciso escolher com critério antes de começar a esboçar um.

Alguns exemplos de diagramas são os de:

• Classe: usados por profissionais de TI para expressar relações entre classes de objetos
  • Componentes: ideais para expressar relações estruturais
  • Atividade: sua finalidade é desenhar processos e fluxos de produção
  • Sequência: indicado para definir um fluxo de tarefas em projetos.

? Diagrama de Ishikawa: Como Fazer e Usar na Prática.

2. Adicione objetos

Definido o tipo de diagrama, é hora de começar a montagem propriamente dita.

Nessa etapa, você precisará inserir os objetos, que por sua vez, poderão representar diferentes tipos de processos e atividades.

Por exemplo: você pode optar por definir processos de saída com círculos, enquanto os de entrada serão quadrados ou retângulos.

O mais importante é que cada tipo de objeto tenha uma função definida, conforme o tipo de diagrama escolhido.

3. Faça conexões

Agora, o uso de editores online se mostra mais prático para a montagem de diagramas.

Isso porque, nos editores convencionais, você precisará ligar os objetos manualmente, ou seja, criando linhas para conectar as diferentes etapas dos processos descritos.

Nos sites, essa função já se encontra configurada, bastando apenas arrastar e soltar para criar conexões entre os objetos e formas.

Seja qual for a ferramenta, o mais importante é que as conexões entre os objetos sejam coerentes e possam ser interpretadas com facilidade.

4. Cuide da formatação

Dependendo do projeto, é provável que você precise também colorir certos objetos, de forma que cada um indique um estado.

Por exemplo: em um diagrama para esquematizar procedimentos de segurança do trabalho, objetos em vermelho podem indicar um nível crítico, enquanto a cor verde pode ser usada para indicar níveis seguros.

Lembre-se ainda que a escolha das cores pode ser sempre pautada conforme os princípios de inclusão visual para daltônicos.

5. Compartilhe seu diagrama

Como vimos, diagramas em geral são para uso em equipes, por isso, devem ser compartilhados.

Nesse ponto, os sites também se revelam práticos, pois permitem, por exemplo, que um diagrama seja enviado por e-mail pela própria plataforma de edição.

Um diagrama online não só facilita a visualização de projetos como confere um aspecto mais profissional ao negócio.

Ao longo deste conteúdo, você pôde acessar links para alguns tipos de diagrama já publicados no blog da EDTI.

Tem em mãos, portanto, boas informações para começar a utilizar essa ferramenta no seu dia a dia.

Baixe também o nosso e-book sobre o Diagrama de Afinidades!