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Melhoria de processos, green belt e o ambiente de negócios

Melhoria de Processos

Melhoria de Processos

Chet Holmes começa o seu livro a “A Máquina Definitiva de Vendas” com a seguinte explicação sobre o ambiente de negócios:

  • Uma empresa fecha a cada três minutos
  • Uma posição de diretoria muda a cada 32 segundos
  • Uma empresa muda de controle a cada 15 minutos
  • 96% de toas as empresas fecham dentro de 10 anos
  • 26 mil novos produtos e marcas são lançadas todos os anos
  • 16% a 30% dos consumidores mudam sua fidelidade à marca um dia após ver comerciais de televisão por algumas horas
  • 74% dos consumidores compram de outras marcas que não sejam suas marcas favoritas
  • 29% dos consumidores não leem o jornal, e
  • 90% das pessoas não gostam de aprender.

Olhando estes dados cataclísmicos do Chet, podemos reforçar a importância que a melhoria de processos tem para a empresa. Como disse o Abílio Diniz no CEO Summit: empresa é processo ou gente. Deming já falava que empresa é 80% processo e 20% gente, logo, para que a nossa empresa seja uma destas 4% que duram mais de 10 anos é importante focarmos na construção de processos extraordinários. É isto que aprendemos quando lemos o Modelo de Melhoria, quando fazemos o curso de Green Belt, de Black Belt e quando trabalhamos em projetos de melhoria.

Empreendedores que com sorte e esforço individual

Sem adotar processos extraordinários e um sistema de gestão baseado no “valor”, dificilmente chegaremos aos 10 anos de idade. Quando falo isto, muita gente comenta sobre exemplos de empresas que administradas de qualquer jeito fizeram milhões. Minha resposta é em quanto tempo? É fácil verificar empreendedores que com sorte e esforço individual, conseguem serem lucrativos e crescer por 2, 3 até 5 anos, mas é extremamente difícil que esta empresa mantenha seu nível de crescimento e lucratividade ao longo de 10 a 20 anos sem processos robustos. Não é possível, a empresa fica estagnada e não consegue mais crescer, pois sem bons processos (e boas pessoas) o dono ou CEO não consegue delegar. Sem poder delegar, ele fica refém do seu tempo disponível e por isto, não consegue crescer. Toda vez que ele aumenta a sua equipe, se ve em dificuldades e incorre em prejuízos.

Portanto, a dica de hoje é estruture seus processos, treine sua equipe e construa uma ótima empresa. Sem bons processos, crescer é depender da sorte e, depender da sorte não é um jeito saudável de se viver.

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