Confira agora mesmo 7 estratégias de networking que realmente funcionam

Saber como fazer boas estratégias de networking é realmente algo relevante para profissionais de qualquer área, que desejem crescer profissionalmente e conquistarem bons espaços no mercado de trabalho, estando ou não no início de carreira. Isso porque, mantendo contatos, você conseguirá ser indicado para vagas, conhecerá pessoas que podem abrir portas e, assim, ter mais oportunidades disponíveis.

É claro que frequentar eventos da área, ir a palestras e cursos, entre outras atividades que comumente são discutidas, valem a pena nesse sentido. Porém, fazer um bom networking não se resume apenas a isso. É preciso agir com estratégia para ter sempre os melhores contatos profissionais.

A seguir, vamos apresentar 7 estratégias de networking que realmente funcionam. Não deixe de conferir, agora mesmo.

1. Interaja com pessoas relevantes nas redes sociais sempre que possível

Manter perfis ativos nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, é importante para que você possa estar em contato virtual com pessoas relevantes e, assim, se comunicar com elas. Utilize esses canais para compartilhar conteúdos interessantes sobre a sua área de atuação e mostre aos demais que você está sempre se atualizando e buscando novos conhecimentos para ter uma atuação profissional cada vez mais qualificada.

Siga diretores de empresas, perfis de organizações que são influentes na sua área e profissionais que ocupam posições de destaque. De tal modo, sempre que eles compartilharem algo, você pode interagir, deixando curtidas, fazendo compartilhamentos e comentários com a sua opinião acerca dessa temática.

2. Estabeleça uma conexão com ex-colegas de trabalho

Sempre que você sair de uma empresa, procure manter as portas abertas. Evite “lavar a roupa suja” só porque você está saindo daquele ambiente profissional. Não sabemos o dia de amanhã e talvez você venha a precisar de um ex-colega de trabalho no futuro e, se estiver “queimado”, isso pode ser um motivo para perder oportunidades.

Além disso, mantenha um vínculo com ex-colegas de trabalho, os seguindo nas redes sociais, prestigiando eventos que eles estejam participando, enviando mensagens de cumprimento no dia do aniversário ou em datas especiais, como o Natal, a Páscoa etc.

3. Produza conteúdos interessantes no LinkedIn

Voltando a falar das redes sociais, é uma boa prática manter um perfil ativo no LinkedIn. A rede social voltada para contatos profissionais tem um espaço para que sejam publicados artigos e ele deve ser utilizado.

Crie o hábito de escrever sobre temas relevantes da sua área e publique-os em sua rede social para trabalho. Isso contribui para que você se torne uma referência no segmento em que atua e poderá fazer com que empresas vejam em você um profissional que elas desejam ter em seu quadro.

Também é recomendado que os seus artigos escritos para o LinkedIn tenham o link compartilhado em outras mídias sociais que você utiliza, como o Facebook e o Instagram.

4. Mantenha contato com colegas e professores da faculdade

Não é porque você terminou a faculdade que precisará deixar de ter contato com os professores e colegas que conviveu durante a graduação, não é mesmo? É por isso que você sempre deve participar de eventos, como encontros da sua turma de formatura. Obviamente, também deve seguir essas pessoas em suas redes sociais.

A ideia é que você saiba onde os seus colegas estão trabalhando e que seus professores não esqueçam de você. É bastante comum que empresas busquem talentos nas universidades e os professores universitários acabem indicando muitas pessoas para vagas de emprego.

5. Aproveite os momentos casuais para praticar o networking

Nem sempre é viável ou até mesmo possível convidar um profissional que você quer manter contato para tomar um café, por exemplo. No entanto, você pode aproveitar os momento casuais para isso! Se você encontrou com algum ex-colega de trabalho no supermercado ou no shopping, por exemplo, pare e converse por 5 minutos, deixe o seu cartão de visita e diga para combinarem algo para colocar a conversa em dia.

Essa atitude solícita com os demais mostra que você está aberto a conversas, que pode ajudar essa pessoa e também ser ajudado por ela. De tal modo, ambos podem manter uma relação mais amistosa e trocar favores no futuro.

6. Siga sempre estudando

Por mais que os estudos não sejam diretamente uma forma de fazer um bom networking, eles contribuem indiretamente para que isso ocorra de forma natural. Ao frequentar uma escola ou faculdade para fazer um curso de atualização ou especialização, você estará em contato com colegas que talvez ocupem posições de destaque em uma empresa na qual você gostaria de trabalhar.

Mesmo que você faça cursos online, essa troca pode ser feita nos ambientes virtuais de aprendizagem. Outra estratégia é mostrar para as pessoas que você anda fazendo, publicando algumas coisas nas redes sociais, por meio de ferramentas como o Stories do Instagram.

7. Crie contatos com todos

Um erro grave e cometido por muitas pessoas que tentam fazer um bom networking é estabelecer contatos apenas com profissionais que ocupam posições acima delas, como os CEOs das empresas, por exemplo.

Isso é errado, porque tudo pode mudar de repente, em um mercado de trabalho tão dinâmico como o atual. Ninguém sabe se o estagiário de hoje não pode ser o chefe de amanhã, por exemplo.

Além disso, você também pode ser uma referência para as pessoas que estão em um nível profissional abaixo do seu. Certamente você lutou para ocupar a sua posição atual e há pessoas que o admiram. É como diz aquele velho ditado, “uma mão lava a outra” e é nesse sentido que você deve seguir para fazer um bom networking, ou seja, ajudar para ser ajudado.

Essas são algumas dicas que, se colocadas em prática, ajudarão muito para que você consiga ter boas estratégias de networking. Por isso, não deixe de executá-las no seu dia a dia e tenha mais conquistas profissionais.

Outros conteúdos interessantes como este podem ser encontrados em nossas páginas nas redes sociais. Estamos no LinkedIn, no Facebook e no Twitter, então não deixe de nos acompanhar e mantenha-se sempre muito bem informado sobre oportunidades para se dar bem em sua carreira profissional.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *