Manutenção preventiva total

Ferramenta TPM: entenda o que é manutenção produtiva total

Ferramenta TPM: entenda o que é manutenção produtiva total

O mercado passa por várias transformações. Com o passar do tempo, novas tendências surgem e as companhias precisam se adaptar a elas. Dessa maneira, o processo produtivo deve estar preparado para atender às demandas e oferecer um bom serviço. Nesse cenário, a TPM (Total Productive Maintenance, do inglês, ou Manutenção Produtiva Total) ajuda as organizações a melhorarem o desempenho e evitarem problemas.

Você está interessado em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente o que é a Manutenção Produtiva Total. Falaremos sobre quais são os principais pilares dessa prática. Abordaremos também a relação da ferramenta TPM com lean manufacturing. Acompanhe a seguir.

O que é Manutenção Produtiva Total?

Esse tipo de ferramenta é importante para as companhias. Especialmente as que desejam diminuir o tempo de parada dos equipamentos e aumentar a produtividade global do negócio. O modelo mais popular é o TPM.

O procedimento traz a manutenção como parte essencial das organizações. O tempo de parada é incluído na programação das fábricas e, muitas vezes, torna-se parte do sistema produtivo. Além disso, a TPM atribui responsabilidade pela tarefa às mesmas pessoas que operam as máquinas. Isso, consequentemente, deixa os indivíduos mais familiarizados com o equipamento.

Esse procedimento também tem como objetivo organizar os locais de trabalho de maneira eficaz. Além disso, a prática ajuda a padronizar os procedimentos com a intenção de melhorar a segurança, a qualidade e a produtividade dos empregados. A TPM também busca reduzir as falhas não planejadas, acabar com os acidentes e reduzir ao máximo número de defeitos nos produtos.

Quais são os pilares da TPM?

A prática da Manutenção Produtiva Total se baseia em vários pilares importantes. Entre eles, estão o planejamento, o maior controle e segurança nas operações e a otimização da gestão. Abordaremos sobre esses pontos detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

Manutenção autônoma

Os procedimentos precisam acontecer de forma natural e eficiente. Dessa maneira, os empregados devem estar bem preparados e capacitados para realizarem as atividades atribuídas. Dessa forma, os funcionários precisam atuar com autonomia e conhecimento.

Manutenção planejada

O planejamento é essencial em vários aspectos, e na manutenção dos equipamentos não é diferente. Essa prática ajuda a garantir eficiência nas operações. Por isso, é muito importante criar um cronograma de manutenções preventivas e produtivas na sua empresa. Essa prática ajuda a antecipar problemas e fazer reparo das máquinas antes de elas apresentarem falhas.

Manutenção de qualidade

O controle da qualidade dos equipamentos de trabalho ainda é determinante para aumentar a produtividade e diminuir os erros. Dessa maneira, todos os sistemas precisam ser inspecionados e avaliados com a intenção de garantir mais agilidade nas operações.

Melhorias específicas

Por mais preparado e planejado que estejam os processos produtivos, ainda é possível enfrentar problemas no meio do caminho. Considerando essa questão, você deve estar sempre preparado para lidar com imprevistos. Para isto, é preciso propor soluções e adequações específicas à metodologia de trabalho.

, toda a equipe deve ser composta por especialistas em várias áreas do conhecimento. Isso faz com que aumentem as chances de sucesso e se amplie a troca de informações com a intenção de efetuar melhorias.

Controle inicial

Antes de tomar qualquer providência para colocar em prática um novo processo, é necessário analisar detalhadamente todos os fatores e consequências relacionadas a ele. Dessa forma, o controle inicial é muito importante para a melhoria dos procedimentos.

Esse tipo de controle se baseia na análise detalhada de tudo que é necessário para a instalação de um determinado produto. Com essa prática, é possível facilitar o uso das ferramentas de trabalho e otimizar as tarefas dos seus empregados.

Área administrativa

A parte administrativa das companhias deve trabalhar em conjunto com outros departamentos do negócio. Em função dessa necessidade, a Manutenção Produtiva Total tem a preocupação de fornecer todas as informações e recursos adequados a cada serviço realizado pelos setores da empresa. Essa prática, consequentemente, otimiza a gestão das organizações.

Segurança, higiene e meio ambiente

Não há dúvidas de que os acidentes de trabalho podem atrapalhar o desempenho das companhias. As perdas humanas, operacionais e financeiras devem ser evitadas e essa questão deve ser levada em consideração no momento da manutenção produtiva. Além disso, a preservação ambiental é outro critério fundamental na tomada de suas decisões. Preze, portanto, por reduzir ao máximo o número de acidentes e busque fazer escolhas ecologicamente corretas.

Treinamento e educação

A capacitação dos funcionários é fundamental para o sucesso de sua empresa. Portanto, você deve treiná-los da melhor forma possível. Com o advento das novas tecnologias, um processo muito praticado atualmente pode se tornar obsoleto amanhã. Desse modo, é fundamental estar atento em relação às tendências ao seu mercado de atuação e oferecer treinamentos atualizados.

Qual a relação da ferramenta TPM com lean manufacturing?

Antes de explicar sobre essa relação, é necessário explicar o que significa lean manufacturing. Primeiramente, “lean” é uma expressão originária da língua inglesa e fornece a ideia de algum magro ou enxuto.

Agora, você deve estar se perguntando: qual é a relação disso com o conceito? O lean manufacturing tem como objetivo identificar e eliminar os desperdícios, melhorar a qualidade dos produtos e reduzir o tempo gasto na produção. Além disso, visa também reduzir o tempo de entrega de uma mercadoria ao consumidor. Isso é feito por meio de parcerias com fornecedores.

Podemos afirmar que o sistema lean manufacturing auxilia as empresas a alcançarem um dos seus principais objetivos: estabilidade nas operações. Dessa maneira, a ferramenta ajuda a combater desperdícios e promove o aumento da produtividade das organizações. Para que isso seja possível, é preciso contar com uma ferramenta TPM.

Os procedimentos de manutenção são essenciais para garantir o bom funcionamento dos equipamentos e diminuir o número de imprevistos nas empresas. Dessa forma, os negócios são beneficiados com maior segurança nas operações e com a otimização da produtividade em diversas atividades.

Você está interessado em implementar uma ferramenta TPM (Manutenção Produtiva Total) no seu empreendimento? Entre já em contato com a gente. Estamos dispostos a fornecer todo o suporte necessário e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto.

No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *