Você está aqui: Início / Blog / Gráfico de frequência: o que é, para que serve e como criar?

Gráfico de frequência: o que é, para que serve e como criar?

Independentemente do tipo de análise que você precisa fazer, é quase certo que ela poderá ser representada por um gráfico de frequência.

A exemplo de outros tipos de gráficos, ele também mostra visualmente como um conjunto de dados está distribuído, sendo de grande utilidade para diversos fins.

Conheça suas aplicações e como montar um lendo este artigo até o final.

grafico de frequencia

O que é gráfico de frequência?

O gráfico de frequência, ou histograma, é uma representação visual que mostra a distribuição de dados em relação à frequência com que determinados valores ocorrem em um conjunto.

Ele é frequentemente usado em estatísticas para apresentar a quantidade de vezes que cada valor específico aparece em um conjunto de dados.

Esse tipo de gráfico é comumente associado a dados discretos, como categorias ou valores específicos.

No eixo horizontal, os valores possíveis são listados, enquanto o eixo vertical representa a frequência ou a contagem de ocorrências de cada valor.

O gráfico de barras, por exemplo, é uma forma comum de gráfico de frequência, em que barras verticais representam cada valor e a altura das barras corresponde à frequência.

Esse tipo de visualização facilita a compreensão da distribuição dos dados, destacando valores mais frequentes e identificando padrões ou outliers.

Para que serve o gráfico de frequência?

O gráfico de frequência é uma ferramenta fundamental para analisar a distribuição de dados.

Ele destaca a frequência de ocorrência de valores específicos, permitindo a identificação de padrões, outliers e a compreensão da variabilidade dos dados.

Essa representação visual é essencial na tomada de decisões, apresentação de dados e análises estatísticas.

Além disso, é valioso para monitorar processos industriais, facilitando a identificação de áreas que necessitam de atenção e ajustes.

Tipos de gráfico de frequência

Existem vários tipos de gráficos de frequência, cada um adequado para diferentes tipos de dados e finalidades.

Conheça alguns dos principais a seguir:

• Gráfico de barras: utiliza barras verticais ou horizontais para representar a frequência de diferentes categorias ou valores. É comumente usado para dados categóricos
  • Gráfico de setores (pizza): divide um círculo em setores, sendo o tamanho de cada setor proporcional à sua frequência relativa. É útil para mostrar a composição percentual de um todo
  • Polígono de frequência: conecta os pontos médios de cada intervalo em um histograma com linhas. Destaca a tendência central da distribuição
  • Gráfico de linhas cumulativas: revela a distribuição cumulativa dos dados
  • Diagrama de caixa (box plot): apresenta estatísticas resumidas, como quartis e valores extremos, permitindo a identificação de outliers e a comparação entre diferentes conjuntos de dados
  • Gráfico de Pareto: combina um gráfico de barras com uma linha, destacando os elementos mais significativos.
grafico de frequencia

Como fazer um gráfico de frequência?

Para criar um gráfico de frequência, no Excel, por exemplo, insira os dados em uma planilha.

Selecione a coluna com os dados, vá em “Inserir” > “Gráfico de Barras” e escolha “Barras Agrupadas”, customizando rótulos e eixos conforme necessário.

Pelo gráfico, você deverá visualizar a frequência de cada valor, podendo usá-lo para análise e apresentação de dados.

O gráfico de frequência é presença quase obrigatória em relatórios dos mais variados tipos.

Seja um verdadeiro mestre nas ferramentas estatísticas, tornando-se um líder Black Belt ou Green Belt na Escola EDTI, onde você também amplia seus horizontes em cursos EAD.

Aprimore o que você aprendeu lendo também o ebook grátis em que mostramos como fazer análise de dados.