KPI

KPI é a sigla para o termo em inglês Key Performance Indicator, que significa indicador-chave de desempenho. Usado para medir o desempenho dos processos de uma empresa.

Uma ferramenta muito útil nos momentos em que se faz necessário o monitoramento de processos, de forma que aquele que se encontra na liderança pode acompanhar o desenvolvimento da empresa, e passa-los aos demais colaboradores.

Para que serve o KPI

Através das KPIs, a integração dos funcionários se torna mais acessível, pois com a quantificação do desempenho da empresa, os funcionários passam a entender o quanto suas atividades colaboram para o sucesso desses números, e mostrar de forma clara os objetivos dos projetos.

Além desse aspecto de integração o KPI se faz util em gestão de processos, como indicadores de desempenho de cada uma dessas metas, e permitem um acompanhamento imediato no decorrer das ações.

Eles fornecem informações que facilitam a compreensão do andamento de atividades, inclusive por quem tem poucos conhecimentos técnicos a respeito das ferramentas.

Quando bem relacionados aos objetivos da empresa, ele poderá apontar inclusive onde há falha de execução ou abordagem.

Para entender a importância do KPI em análises também é importante perceber a diferença entre o KPI e as métricas, já que os dois são indicadores.

As métricas apontam para um número bruto, já com um KPI, são informados os resultados que surgem a partir das métricas, pois ele demonstra se determinada meta foi atingida ou não.

Alguns exemplos de KPIs e como as métricas são utilizadas:

  • Taxa de Conversão: Total de Vendas ÷ Total de Visitas ao site
  • Tíquete-Médio: Total de Receita ÷ Total de Vendas
  • Índice de engajamento: Total de visitantes que interagiram com a página ÷ Total de visitantes
  • Índice de influência social: Total de posts “curtidos” ou “retuitados” ÷ Total de posts publicados

Realizar uma análise correta das métricas e dos KPIs, é um passo fundamental para uma tomada de decisões a respeito das metas realizadas e os demais planejamentos que estiverem por vir.

Essas conclusões, quando mal realizadas, podem comprometer o desenvolvimento de uma empresa.

O KPI e o Seis Sigma

Como falamos inicialmente os KPIs são sistemas de mensuração que indicam uma determinada tendência.

Dentro do Seis Sigma são essas métricas que nos ajudam a observar e a medir o resultado dos nossos processos.

Dentro da metodologia Seis Sigma temos 4 métricas fundamentais para avaliarmos nossos processo, que são: DPU, DPO, DPMO e o Nível Sigma de qualidade.

Também utilizamos dentro desses indicadores algumas definições, como a diferença de um produto com defeito para um produto defeituoso, assim como a definição do que é CPOQ.

DPU

O DPU são os defeitos por unidade, ou seja, através dessa métrica, à medida que vamos produzindo um produto ou serviço, nós conseguimos entender se ele possui algum defeito, e caso a resposta seja afirmativa, quantos defeitos ele possui.

Portanto, o DPU é um indicador de extrema valia, pois lhe diz quantos defeitos seu produto possui.

Isso permite que você possa analisar se seus números são aceitáveis ou se precisa haver uma melhora.

DPO

DPO são defeitos por oportunidade, possui um conceito um pouco diferente de DPU, porque o que eu tenho que avaliar aqui é quantas oportunidades de defeitos eu tenho.

Continuando a usar o formulário, você teria que pensar algo do tipo: quantas oportunidades de erros de preenchimento você tem nesse formulário?

Imagine que existam 3 oportunidades, as quais são: a pessoa deixar de marcar uma resposta, marcar mais de uma resposta para a mesma pergunta ou fazer um comentário no local errado.

DPMO

O DPMO, defeito por milhão de oportunidades, é apenas uma forma diferente de ver o indicador DPO.

A diferença é que aqui você vai multiplicar por um milhão. Isso é muito usual porque muitas vezes estamos analisando uma empresa, uma fábrica, uma linha de produção de grande volume.

Assim, é comum a fazermos essa medição de contagem de defeitos e essa medição ser feita em termos da ordem de grandeza de um milhão.

Nível de qualidade Sigma

Esse nível sigma é uma forma que nós temos de avaliar a qualidade do processo.

No cálculo do nível Sigma você deve avaliar quantos defeitos ou quantos defeitos por oportunidade seu processo possui e traduzir isso para um nível de qualidade dentro da escala do nível Sigma.

 

A mensuração de resultados é extremamente importante, continue aprendendo sobre esse assunto e acesse nosso conteúdo:7 Ferramentas da qualidade.

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