Você está aqui: Início / Blog / As 8 disciplinas para resolução de problemas

As 8 disciplinas para resolução de problemas

Com a metodologia 8D, a resolução de problemas no ambiente corporativo ganha mais um aliado na luta por bons resultados.

Quem trabalha com gestão sabe que lidar com falhas e erros faz parte do cotidiano de qualquer empresa.

Assim, a metodologia surge como uma forma de sistematizar as ações e garantir uma boa produtividade no fim do dia.

O que é a metodologia 8D?

Criado e desenvolvido por Henry Ford, o método 8D foi utilizado pela primeira vez dentro do contexto da Ford Motors Company na década de 1970.

Mais tarde, na década 1990, a metodologia seria aprimorada pela companhia, adicionando um nono “D” às disciplinas propostas.

De lá para cá, o 8D ganhou o mundo e caiu nas graças de empresas dos mais diversos segmentos.

Quais são as 8 disciplinas?

O método 8D ganhou esse nome por descrever as disciplinas que devem ser aplicadas à gestão para identificar, analisar e solucionar as causas dos principais problemas que afetam a produtividade.

Abaixo você conhece em detalhes todos os pontos da metodologia.

D0 – Plano

A primeira disciplina – que na verdade foi a última a ser acrescentada por Ford – diz respeito ao planejamento de todo o processo.

Esse é o momento de fazer uma primeira análise do seu problema e decidir se a 8D é, de fato, a metodologia ideal para atender sua demanda.

Lembre-se que a ferramenta é indicada para a resolução de problemas crônicos e complexos, devendo ser trazida para a cena quando todas as outras opções mais simples já foram esgotadas.

D1 – Seleção da equipe

Se você decidiu que o método é o que você precisa de fato, será preciso selecionar a equipe de trabalho em seguida.

É importante montar um time multiprofissional para que o problema seja enxergado de maneira ampla e os resultados sejam mais abrangentes

A equipe deve contar com líder, que será responsável por conduzir todos pelo processo e atribuir responsabilidades.

D2 – Descrição do problema

O próximo passo deve ser dedicado à definição do problema de maneira objetiva e clara.

Evite se antecipar nesse momento conjecturando as possíveis causas para o imbróglio.

Em vez disso, busque definir o problema por meio do efeito constatado e não pelo motivo que você desconfia estar por trás desse efeito.

Um problema de qualidade, por exemplo, não pode ser considerado “falta de revisão” ainda – deixe a investigação para as próximas disciplinas.

D3 – Correção temporária, contenção do problema

Uma vez identificado o problema que se busca extinguir, nada impede o time 8D de criar mecanismos de contenção e mitigação dos efeitos negativos.

Esse trabalho de redução de danos serve para reduzir as consequências negativas do erro de maneira temporária, enquanto uma solução permanente está sendo desenvolvida.

De volta ao exemplo do problema de qualidade em um produto, você pode isolar o lote defeituoso e evitar que ele seja despachado para o mercado.

D4 – Identificação e eliminação da causa raiz

A quarta disciplina proposta por Ford é onde se concentram todos os esforços de investigação do problema.

Na hora de identificar as causas, é importante ir fundo para garantir que uma solução verdadeiramente permanente será desenvolvida.

Assim como no corte de uma árvore, de nada adianta podar os galhos sem se livrar da raiz: as folhas (efeitos do problema) continuarão crescendo.

D5 – Escolha e verificação da solução

A escolha de uma solução para o seu problema deve incluir um processo de verificação antes de seguir para a execução.

O objetivo aqui é garantir que a abordagem escolhida será capaz de criar uma resolução definitiva para o problema, sem trazer outras questões para a empresa.

Para isso, é importante se certificar de que a verdadeira raiz do problema está sendo o foco aqui.

D6 – Implementação da solução permanente

Finalmente, é chegado o momento de implementar a solução permanente que foi desenvolvida na D5, de acordo com suas investigações feitas na D4.

A sugestão aqui é ir monitorando os resultados da execução em curto e longo prazo.

Não se esqueça de desabilitar as correções temporárias para que a solução permanente possa entrar em ação.

D7 – Implementação de medidas preventivas

Parte da lógica de criar soluções permanentes para o seu problema perpassa a elaboração de medidas preventivas.

É importante desenvolver mecanismos que sejam capazes de evitar que o seu problema original volte a acontecer ou que, pelo menos, você seja alertado para que possa tomar as devidas providências.

D8 – Finalização e comemoração com o time

Enfim, você terminou o seu processo e os resultados já podem ser observados por toda a organização.

Uma parte importante de metodologia, essa disciplina descrever o momento de reconhecer o esforço de todos os membros do time e comunicar ao restante da empresa os resultados positivos obtidos pelo processo.

Quais as vantagens em utilizar a metodologia 8D?

São diversos os benefícios de aplicar a metodologia 8D dentro da sua produção.

O primeiro e talvez mais óbvio seja a própria resolução do problema.

Com o método, o gestor dedica um tempo e mão de obra para a investigação de um gargalo dentro da empresa e, ao fim, garante uma resolução definitiva para aquela questão.

A abordagem ajuda ainda os profissionais a desenvolverem senso de responsabilidade e coletividade para garantir o sucesso do grupo.

O chefe da equipe, por outro lado, exercita suas habilidades de liderança ao delegar as funções e acompanhar os resultados.

Desenvolvida na Ford Motors Company, a metodologia 8D ganhou o mundo em poucas décadas e se consolidou como um forte instrumento na resolução de problemas.

Sua aplicação traz muitos ganhos para produtividade por meio de uma investigação dedicada a chegar à causa que é raiz dos problemas identificados.

Aposte você também nas nove disciplinas do 8D e comemore os resultados com sua equipe. Venha conhecer mais sobre nosso cursos!