pesquisa de mercado

Por que fazemos pesquisa de mercado?

Sempre que algum profissional vai abrir um negócio ou analisar o mercado do qual está inserido, ele precisa da opinião dos seus consumidores ou do público que ele deseja atingir para poder ter o conhecimento suficiente para elaborar estratégias em marketing e vendas. Para isso, ele deve ter como base informações relevantes sobre o seu nicho de negócio no contexto atual, ou seja, realizar uma pesquisa de mercado. No entanto, por que fazer pesquisa de mercado?

O estudo de demanda em relação ao segmento em que ele optou atuar, permite que o profissional esteja ciente da real movimentação de produtos e novas tendências de mercado. Essa pesquisa é importante para trabalhar a forma de engajamento da empresa. No entanto, é preciso saber para que serve pesquisa de mercado, qual sua eficácia na rotina de uma organização e quais são os meios mais confiáveis para obter valiosas informações sobre clientes, fornecedores e/ou concorrentes.

Quer saber sobre o que é pesquisa de mercado e conhecer a sua importância? Então não deixe de conferir os tópicos que vai mostrar também ferramentas que ajudam no levantamento de dados de forma online. Boa leitura!

A eficácia de uma pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado são estudos que servem para identificar e analisar as necessidades do consumidor e a realidade da concorrência. Auxiliam também na procura por novos fornecedores, por meio dos resultados da satisfação que eles fazem pelos seus serviços. Por que fazer pesquisa de mercado? Pelo fato de que elas servem, principalmente, para saber qual a melhor maneira de oferecer um produto ou serviço.

Com isso são colocadas em prática as ideias e estratégias de marketing eficazes, capazes de potencializar os resultados nas vendas. Seja na elaboração de uma campanha para divulgar a mudança de uma logo, propagar o produto de uma nova linha ou até se vale a pena abrir uma filial da empresa em uma outra cidade. A pesquisa é a principal responsável por diminuir incertezas e influenciar a administração da organização na tomada de decisões.

O sucesso de uma pesquisa poderá indicar como um produto será recebido pela demanda, quem se interessará por ele e até o valor que o consumidor está disposto a pagar. Também mostrará a reação do público ao nome do produto, embalagem, design, textura, sabor, etc. É importante saber que quando o profissional fizer as estratégias da empresa ele trabalhará com dados reais e não aplicará métodos dedutivos.

O propósito das pesquisas de mercado

Saber para que serve pesquisa de mercado é entender o quão valioso é o setor de marketing em relação a manter sua empresa ativa no mercado. A regra de ouro do marketing é conhecer bem o público-alvo do seu negócio. Por meio da pesquisa, você poderá saber o perfil e as características do seu cliente, como, por exemplo: renda, escolaridade, faixa etária, comportamento, estilo de vida, hábitos de consumo, entre outros dados.

Os produtos existem para satisfazer as necessidades de uma demanda. Por isso, sempre que for lançar um produto ou desejar expandir geograficamente o seu negócio, é preciso saber exatamente quem é o público que compra o que você oferece. Esse é uma das vantagens que a pesquisa de mercado traz e não dá para negar que essas informações são muito valiosas.

Normalmente, a pesquisa de mercado é muito utilizadas no início de um projeto, mas também são importantes em todas as ocasiões em que é preciso agir em busca do crescimento da organização. Fica a critério de cada empresa escolher a melhor maneira de distribuir essa pesquisa, online ou offline, e se é preciso terceirizar ou não esse serviço. Confira alguns momentos que podem ser oportunos para sua realização:

  • escolher um ponto comercial;
  • compreender a estratégia da concorrência;
  • analisar os pontos fortes e fracos da concorrência;
  • identificar o segmento de mercado mais lucrativo;
  • descobrir novas tendências de mercado;
  • saber o melhor momento de disponibilizar um produto;
  • testar a performance dos seus produtos ou serviços;
  • decidir sobre o volume que o mercado é capaz de receber;
  • posicionar marca e produtos;
  • expandir a equipe de vendas;
  • ampliar a área de atuação;
  • acessar novos canais de distribuição;
  • credenciar fornecedores e distribuidores;
  • fazer um ajuste nos preços;
  • lançar ou melhorar um produto ou serviço.

Também é verdade que pesquisas de mercado podem servir de input para projetos de Seis Sigma, um importante método desenvolvido pela Motorola para aprimorar processos e suprimir defeitos de uma empresa, com objetivo de gerar resultados financeiros por meio de melhorias na organização. Dentre outras ferramentas que o resultado dessa pesquisa pode beneficiar.

O monitoramento da concorrência

Uma boa pesquisa analisa friamente a atitude da concorrência. Isto não quer dizer que você deve copiar ou fazer o mesmo que o seu concorrente, muito pelo contrário. Analisar os pontos fortes e fracos dele é que dará a oportunidade de acertar exatamente nas estratégias em que ele está errando. Aqueles que sempre querem copiar o resultado do outro na certa não sabem para que serve pesquisa de mercado.

Você poderá se questionar: em que os seus produtos diferem dos dele? O seu atendimento é igual ou tem algo a mais? Com que frequência ele aposta em publicidade ou marketing? Qual a presença da empresa dele na internet? Dessa forma, você terá condições de fazer a melhor performance e buscar o seu próprio diferencial para se destacar no mercado. É também um boa maneira de você melhorar seu engajamento na web.

O estudo da concorrência pode ser feito antes de abrir um novo negócio ou depois, quando a sua empresa já estiver atuando no mercado. Saber quem são seus concorrentes e como eles atuam é extremamente importante para a sobrevivência e ascensão da sua empresa. Afinal, é preciso saber conviver com todos os eles e não ignorar suas existências. Uma vez que o consumidor final tem uma opções de escolha e ela vai de acordo com aquela que mais o apetece.

Os principais tipos de pesquisas de mercado

Agora que você já sabe a importância de uma pesquisa mercadológica, sabe que tudo é baseado na coleta de informações, demográficas ou não, que ajudam na formação da percepção de mercado do profissional e auxiliam na rotina de um empreendedor. Se você quer saber mais sobre para que serve pesquisa de mercado, conheça os dois principais tipos dessa pesquisa:

Pesquisa primária

Esse tipo de pesquisa tem como objetivo coletar informações sobre a eficácia da sua estratégia de marketing e o resultado das vendas. Esse método é realizado por meio de entrevistas (via telefone, e-mail ou contato pessoal), pesquisas no site das empresas ou redes sociais (no formato de enquetes), questionários impressos ou online, consulta em grupos específicos para reunir amostras de consumidores em potencial.

Certas empresas costumam contratar freelancers para a elaboração dessa atividade ou colocam a responsabilidade em algum colaborador que lide com essa competência no marketing. É muito comum encontrar algum profissional com uma prancheta contendo diversos formulários de pesquisas. No entanto, hoje em dia, já podemos ter a ajuda de algumas ferramentas online para conseguir essas informações.

Em relação ao seu conteúdo, ela é uma pesquisa bem direcionada, em que são colocadas algumas questões, como o questionamento sobre o preço atual da mercadoria (Quanto você pagaria por esse produto? Quais os principais motivos para comprar esse produto?), além de quesitos como necessidade, luxo, acessibilidade, design, qualidade, funcionalidade, atendimento e vários outros. Sempre com informações relevantes que ajudarão posteriormente.

Pesquisa secundária

A pesquisa secundária examina os dados que foram analisados e publicados por instituições de pesquisa, como é o caso do IBGE, SEBRAE e tantas outras que se consolidaram nesse segmento. Elas têm métricas necessárias para manter os dados atualizados e realizar novas coletas. É por meio dessas informações que é possível se basear em referências e identificar alvos de atuação.

A facilidade de acessar esse tipo de pesquisa é grande, pois, os arquivos ficam disponíveis na internet. Por outro lado, é preciso ter cuidado para não ficar limitado apenas a ela, pelos seguintes motivos: algumas são consideradas ultrapassadas, pois, nem toda empresa tem o mesmo cuidado em atualização que as outras. Pois, dependendo da data que foram realizadas, para estudar o comportamento de um público específico, é necessária uma pesquisa personalizada.

É bom ficar atento, pois, ao estudar para que serve pesquisa de mercado, é preciso ter em mente que há questões bem específicas que nem sempre esses sites especializados passarão. Você também pode ler mais detalhes sobre as metodologias de pesquisa se quiser aprender de forma mais aprofundada. O importante é escolher aquela que mais se encaixa com as táticas da sua organização.

As ferramentas online para sua pesquisa de mercado

Você tem acompanhado até agora os motivos para que serve pesquisa de mercado e o quanto ela pode ajudar o setor de marketing e de vendas. Se sua empresa já trabalho com inovação, e já tem estratégias digitais presentes na sua forma de fortalecer a imagem da marca na web, o uso de ferramentas online que ajudam nesse processo pode ser o ideal. Existem alguns sites que oferecem opções para mapear o mercado, algumas já são bastante conhecidas. Saiba mais sobre algumas opções nos tópicos abaixo.

Google Drive

O Google é considerado um dos maiores sites de busca do mundo. Foi fundado no ano de 1998 e é uma empresa dona de muitos aplicativos conhecidos que ajudam desde o monitoramento de palavras-chave até a organização de tarefas de natureza pessoal ou profissional. Dentre elas, podem citar o Google Drive, que já é muito usado por empresas diversas. Assim como o Google analytics e Google Ngram Viewer.

Essa ferramenta é um recurso do Google que gera formulários (os Google Forms) que podem ser personalizados e oferecem um relatório final dos resultados. O formulário pode ser enviado por e-mail para os entrevistados. Ele também pode armazenar fotos e demais mídias, a sua opção gratuita permite que o usuário carregue até 15 GB de espaço no aplicativo.

Google Trends

Outra ferramenta do Google, para aqueles que estão estudando para que serve pesquisa de mercado, é o Google Trends. Ele é ideal para profissionais que precisam definir um setor de atuação, essa ferramenta pode ajudar a saber o que o consumidor está pesquisando na internet. Inclusive, é possível filtrar o território para a busca e comparar dois ou mais termos.

É muito vantajoso, pois, por meio dele, podemos pesquisar sobre tendências e o que mais tem sido comentado ultimamente para que sua empresa possa enriquecer seu marketing de conteúdo. Essa forma de atrair o cliente para o seu negócio gera muitas conversões e traz uma maior seriedade para sua marca, sem falar que investir na elaboração de conteúdo pode aumentar tráfego do seu site.

Sua pesquisa

O site Sua Pesquisa permite fazer questionários, divulgar a pesquisa e coletar os dados. Disponibiliza uma versão gratuita que permite enviar o formulário e cruzar os dados com até 30 respostas. Segundo o próprio site, eles estão “colaborando para ampliar o desenvolvimento intelectual dos brasileiros, que acessam a Internet em busca de informações de qualidade. ” É um site muito didático e que também ajuda a muitos universitários.

BizStats

O site reúne informações e estatísticas de vários segmentos de forma gratuita. Ele permite acessar relatórios financeiros, análises de risco, rendimentos e outras ferramentas úteis de finanças. A ideia é buscar referências na área do seu negócio e entender valores de faturamento e investimento. Ótimo para aqueles profissionais que lidam diariamente com números e como eles podem beneficiar qualitativamente para os investimentos da empresa.

Ipeadata

Para aqueles que querem entender por que fazer pesquisa de mercado e quais sites de pesquisa podem se úteis, o Ipeadata é uma ótima alternativa para conhecer melhorar os índices sociais e econômicos da região em que se pretende atuar. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reúne um acervo com diversos dados importantes sobre o país, além de indicadores macroeconômicos, regionais e sociais.

PiniOn

Esse aplicativo é muito utilizado para negócios que já estão em atuação e têm capital para investir e crescer. Nele, o empreendedor cria uma missão e os usuários ganham recompensas em dinheiro para participar com opiniões e ideias sobre os produtos. Para participar é preciso ser maior de 18 anos, te um cadastro prévio no sistema, informar uma conta bancária, rwer um Android superior ao 4.0 ou IOS superior ao 4S. O serviço é pago.

SurveyMonkey

Outra ferramenta paga, mas que também conta com uma versão gratuita, é a SurveyMonkey, que já tem uma grande presença no mercado. Ela foi fundada em 1999 pelo quarterback de futebol americano Ryan Finley e seu site de pesquisas online recebe milhões de perguntas por dia a fim de melhorar a visão das empresas para que elas fiquem prontas para novas tendências.

Muitas vezes as pessoas com habilidade analítica apurada, como um Black Belt, por exemplo, conseguem realizar uma pesquisa de mercado. As opções são diversas e cada uma traz um suporte para aqueles que querem entender as mudanças que ocorrem constantemente no mercado. Cabe ao profissional escolher a que mais se encaixa com suas estratégias.

Como você pode percebeu, ao ler este artigo informando para que serve pesquisa de mercado, a importância dela dentro de um ambiente de trabalho só vem a somar. Além disso,  muitas das ferramentas online são gratuitas, caso o profissional esteja procurando por algo mais abrangente. Sendo assim, não existe desculpa para deixar de lado a realização da pesquisa de mercado. Caso sua empresa ainda não realize, comece a implantar essa mudança.

Viu como fazer pesquisa de mercado pode ser útil para aumentar a sua produtividade e desenvolver estratégias mais eficientes para o sucesso do seu negócio? Deixe o seu comentário se você tiver alguma dúvida ou deseja contar alguma experiência que você teve com o assunto. Até a próxima!

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