Você está aqui: Início / Blog / Propósito: dicas de como entender melhor seus objetivos e metas

Propósito: dicas de como entender melhor seus objetivos e metas

Quando falamos em propósito, você certamente consegue pensar em uma definição e até sinônimos para o termo.

A palavra pode ser substituída por “objetivo” e “função” ou definida pelo desejo de realizar alguma coisa – no fundo, o propósito é o que impulsiona todo movimento.

Mas e dentro do mercado de trabalho, você sabe o que é propósito? Ou melhor: você já encontrou o seu propósito profissional?

Continue lendo para entender melhor esse conceito e ainda aprender com dicas preciosas para o desenvolvimento da sua carreira.

O que é o propósito profissional?

Existem muitas forças que movem o mundo profissional: ambição, organização, lucro, aperfeiçoamento, concorrência, entre outras.

Todos esses valores têm grande influência nas escolhas da gestão para o modelo de negócios.

Individualmente, porém, o propósito profissional é aquilo que move o trabalhador a seguir em frente e evoluir em sua carreira.

Estamos falando aqui de algo muito maior do que metas de promoção ou aumento salarial.

O propósito marca o objetivo final, o horizonte para qual você guia sua caminhada no trabalho.

A partir dele, você vai ajustar seu comportamento, investir em educação corporativa e determinar suas metas de curto, médio e longo prazo.

Vantagens de descobrir o seu propósito

Qualquer pessoa que está hoje no mercado de trabalho ou por ele já passou sabe bem que esse é um ambiente extremamente competitivo.

Via de regra, o número de vagas sempre é menor do que o número de pessoas a procura de emprego e por isso quem quer manter-se inserido precisa garantir seu destaque.

O propósito profissional entra aqui justamente no sentido de orientar o trabalhador em sua jornada de crescimento.

O processo passa também pelo autoconhecimento e, assim, você aprende a investir naquilo que de fato agrega valor.

Quando existe um interesse genuíno no trabalho, o indivíduo tende a se dedicar mais e também ter melhores resultados.

No fim, quem tem consciência do seu propósito sai na frente e se destaca da concorrência com mais facilidade.

Qual é o papel da empresa na descoberta do propósito dos colaboradores?

Nunca é demais dizer que todo empregador tem uma série de responsabilidades em relação a seus empregados.

Aqui não estamos falando apenas dos direitos trabalhistas descritos na legislação, mas, de um dever cívico e moral de trabalhar para que a empresa e o profissional possam crescer juntos.

Nesse sentido, as organizações têm papel fundamental no processo de descoberta do propósito de seus colaboradores.

A maioria das pessoas não tem o privilégio de escolher de acordo com sua vocação no início da vida adulta – e isso explica, em parte, a grande quantidade de trabalhadores desmotivados.

Nesse contexto, empresas precisam estar dispostas a dar suporte para que o funcionário consiga desenvolver suas habilidades da melhor maneira possível dentro do ambiente corporativo.

Isso não só é a coisa mais humana a se fazer, mas, também o caminho mais inteligente para os negócios – lembrando que quem conhece seu propósito trabalha melhor e mais feliz.

Como descobrir meu propósito profissional?

O caminho para entender qual é seu propósito profissional pode parecer complicado, mas, parte de uma pergunta bastante direta: o que você quer para o seu futuro?

Partindo do seu desejo para os próximos meses ou anos, é possível traçar o caminho inverso para entender quais cursos e promoções serão necessários para atingir aquele objetivo final.

Outro ponto importante dessa descoberta é a análise de suas habilidades, personalidade e principalmente aptidões.

O melhor propósito é aquele que combina suas ambições para o futuro com os seus pontos fortes para tirar o maior proveito da situação.

Assim, você une o útil ao agradável e consegue se dedicar com maior afinco às suas atividades profissionais.

Dicas

Chegou a hora que você provavelmente estava esperando: confira a seguir algumas dicas importantes para sua busca por um propósito profissional.

Questione e entenda o que você almeja

Não foi à toa que citamos o autoconhecimento para falar da importância e vantagens de determinar seu propósito profissional.

O primeiro passo do processo é justamente questionar o que você quer para o seu futuro para, em seguida, entender o que precisará fazer para chegar lá.

Estabeleça prioridades

Ninguém consegue realizar mil atividades ao mesmo tempo com o mesmo nível de qualidade nas entregas.

Por isso, é essencial estabelecer prioridades nas suas ações para ter os melhores resultados possíveis em cada etapa do seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Invista em Treinamentos e capacitação

Parte importantíssima do trabalho guiado por um propósito está em investir nos treinamentos e capacitações que possam te ajudar a chegar onde você almeja.

Por isso, indicamos o nosso plano EDTI Go Black para que você possa ter acesso ao nosso catálogo de cursos completo e aproveitar aulas ao vivo duas vezes por semana.

Não é de hoje que o mundo corporativo discute a importância de estabelecer metas e objetivos para guiar os passos no mercado de trabalho.

Nesse sentido, o propósito profissional dá um passo a mais para te ajudar a guiar todos os seus esforços para o caminho certo.

Caso queira mais dicas profissionais, continue acompanhando as publicações aqui do blog.

1 comentário em “Propósito: dicas de como entender melhor seus objetivos e metas”

1. Pingback: Círculo dourado: o que é a teoria do Golden Circle