Sistema produtivo

Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função. Os sistemas de produção são exatamente isto, um conjunto de elementos pertencentes a produção de um bem ou serviço que interligados entre si chegam a um resultado final.

Também definem o tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços, baseado nas características diferentes de volume e variedade.

Os processos que tem como resultado um produto, são chamados de processos de conversão, uma vez que mudam a estrutura, formato ou composição inicial da matéria-prima.

Já o que originarão um serviço, processos de transferência, pois há transferência de conhecimento. 

Existe um modelo genérico para descrever qualquer tipo de sistema de produção, que consiste em entradas, o processo de transformação em si e a saída.

As entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso, os transformadores e os de transformação.

Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores.

Os recursos de transformação são compostos por instalações.

Os insumos que são recursos a serem transformados diretamente em produtos, podem ser classificados em três categorias:

Insumos externos

São aqueles que possuem caráter de informação e fornecem dados sobre as condições externas ao sistema de produção, tais como informações sobre: política, legislação, economia, sociedade, e tecnologia. 

Insumos de mercado

Estes também possuem caráter de informação, no entanto, fornecem informações sobre: concorrência, produtos, desejos dos clientes, entre outros. 

Insumos primários:

São os insumos que sustentam diretamente a produção e a entrega de bens e serviços, podendo ser públicos ou não, tais como recursos físicos, máquinas, equipamentos, matérias primas, recursos energéticos e naturais, recursos humanos, econômicos e financeiros.

As saídas são basicamente duas: fabricação ou manufatura de produtos.

Quando se trata de uma saída tangível, que pode ser estocada e transportada ou geração ou prestação de serviço, quando a saída é intangível, consumida simultaneamente com a sua produção, onde é indispensável a presença do consumidor e não pode ser estocada ou transportada.

Produção em Massa

Sistema identificado pela produção em elevadas quantidades de produtos padronizados por meio de linhas de montagem.

Esse modo de produção possibilita altas taxas de produção por funcionário e ao mesmo tempo disponibiliza produtos a custos e preços baixos, pois emprega uma alta proporção de máquinas em relação ao número de funcionários.

Entretanto oferta aos consumidores reduzidas opções de produtos e com pequeno grau de diferenciação. As etapas de produção ocorrem em uma sucessão prevista de um posto de trabalho para outro. Como exemplo se tem as fábricas de automóveis.

 Produção Contínua Ininterrupta

Os sistemas de fluxo em linha são distinguidos por uma alta eficiência e inflexibilidade intensa. Geralmente funcionam por períodos de tempo longos, com alto volume e variedade de produtos baixíssima.

São ditos “contínuos” pelo fato do processo ser em um fluxo ininterrupto. Os exemplos desse tipo de processo são refinarias e siderúrgicas.

 Produção Intermitente

Caracterizada pela produção feita em lotes não existindo um único sequenciamento de procedimentos, sendo o arranjo físico dito funcional por ser definido segundo o processo de produção e disposto conforme a aptidão dos funcionários, das operações ou equipamentos.

Os equipamentos apresentam alteração frequente de trabalho, posto que existe alta variedade de produtos e tamanhos de lotes fabricados e por ter opções de produtos e variações de volume, o processo intermitente requer um planejamento de produção mais complexo.

Produção de Projetos

Cada projeto é descrito por ser um produto único que obedece às necessidades individuais dos clientes.

Cada projeto tem início e fim bem definidos, e o período entre o começo e o final é relativamente longo em relação aos outros tipos de processos de produção.

Os custos desse tipo de sistema são altos e as tarefas possuem pouca ou nenhuma repetitividade. Como exemplo pode-se citar a construção de aviões e projetos de construção civil em geral.

 Produção Cruzada 

Classificação definida por duas dimensões, por fluxo de produto, que corresponde a classificação tradicional já citada, e por atendimento ao consumidor, sendo essa última dimensão subdividivida em duas classes:

Sistemas orientados para estoque

O item é produzido e estocado antes da demanda confirmada do consumidor, tendo um sistema de atendimento rápido ao consumidor e a custo baixo, mas o cliente tem poucas opções de escolha.

Sistemas orientados para a encomenda

Os processos são relacionados a um cliente em particular e as condições do negócio são discutidas e negociadas com o próprio cliente, condições tais como prazo de entrega e preço.

 Produção Enxuta

Também conhecida como Sistema Toyota de Produção ou Lean Manufacturing, é um sistema produtivo que tem como objetivo principal eliminar ou minimizar atividades que não agregam valor ao produto final.

Os desperdícios que o sistema de produção enxuta visa eliminar ou minimizar são de superprodução, de material esperando no processo, de transporte, de estoque e de produção de peças defeituosas.

Para se conseguir esse estado de excelência deve ocorrer a implantação de algumas ferramentas e sistemas de melhoramento da produção, usando ferramentas para executar os projetos de melhoria, bem como sistemas como Just in Time, 5S, Seis Sigma, Pokayokes, Kanbans, Kaizens, Benchmarking, entre outros.

Essas ferramentas contribuem, dentre outros fatores, para a melhoria na conformidade, referente a qualidade e flexibilidade a novas determinações do mercado.

Quer saber mais sobre as ferramentas de melhoria citadas em nosso artigo de hoje? Faça nosso curso de White Belt. Ele está disponibilizado inteiramente grátis para você, e ao final do curso você ainda receberá um certificado!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.