Você está aqui: Início / Blog / Entenda a importância de desenvolver o autoconhecimento na carreira

Entenda a importância de desenvolver o autoconhecimento na carreira

Muito se fala sobre autoconhecimento online. Olhando para trás, é possível encontrar inúmeros livros que tratam do mesmo tema bem antes da internet. Isso porque autoconhecimento e autocuidado são assuntos inesgotáveis, sempre importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional. Com um, você pode alcançar o outro.

Não é uma jornada simples, mas também não precisa ser tão complicada. Se você entender o conceito e como ele se aplica à sua vida, a prática será bem mais fácil. No fim das contas, é exatamente isso que todos devemos fazer: lidar com o autoconhecimento na prática.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o que é autoconhecimento e seu impacto, principalmente na vida profissional. Ter essas informações é o primeiro passo para a construção de uma mentalidade empreendedora. Boa leitura!

O que é autoconhecimento?

Como o nome indica, autoconhecimento é tudo aquilo que uma pessoa sabe sobre si mesma. Na Psicologia, ele é usado como base fundamental para a busca do equilíbrio emocional.

Ao entender quem você é, quais seus valores, desejos, limites, medos e muito mais, é possível lidar melhor com as próprias emoções. É por isso que estamos falando do autoconhecimento emocional, que por si só afeta todas as áreas da vida.

A partir da inteligência emocional conquistada pelo autoconhecimento, você aprimora suas qualidades e lida melhor com seus defeitos. As decisões se tornam mais rápidas e assertivas.

Na vida pessoal, isso se transforma em um autocuidado que permeia relações, autoestima e até hobbies. Na vida profissional, a situação pode ser ainda mais transformadora.

A importância do autoconhecimento no ambiente de trabalho

O autoconhecimento no trabalho envolve mais questões, pois se trata também das suas habilidades, objetivos e relação com colegas e superiores. A dinâmica é diferente, portanto, o modo como cada um se porta também é.

O que o autoconhecimento proporciona nesse sentido é a definição acertada do que você vai fazer com a sua carreira. Isso começa desde seus esforços acadêmicos, ao escolher um curso que você goste, até escolher entre diferentes oportunidades que podem surgir no seu caminho.

Por exemplo, você talvez descubra que ter um plano de carreira extenso em uma empresa é o ideal para te fazer sentir realizado. Por outro lado, e se a autonomia for mais importante? Ou se você sentir que empreender é o que mais faz sentido?

Entender a si mesmo é a única forma de tomar essas decisões sem medo. Autoconhecimento é consciência do seu próprio projeto profissional.

Autoconhecimento e liderança

Se você pretende alcançar um patamar na sua carreira no qual você será o líder, e não mais um liderado, há toda uma nova importância no autoconhecimento. Ser um líder significa que você não estará tomando decisões que afetem apenas a sua vida, mas a de inúmeras outras pessoas também.

O primeiro ponto é entender se você possui o perfil adequado para a liderança. Se não for o caso, tudo bem! Você pode identificar em que pontos melhorar e trabalhar em cima deles ao longo dos anos.

Como começar a jornada do autoconhecimento?

A base do autoconhecimento é a dúvida. Você precisa fazer perguntas e, com as respostas, desenvolver questões ainda mais profundas. É como se cada camada da sua essência fosse descoberta, uma por vez, conforme você se faz as perguntas certas.

Não fique receoso se isso parecer improvável agora. É realmente difícil ter esses pensamentos por conta própria. Por isso existem guias profissionais, especializados em Psicologia.

Você pode procurar algum desses profissionais, como um coach, ou mesmo fazer treinamentos e testes que exercitem a sua mente. A educação sempre é a melhor maneira de se capacitar, inclusive em temas voltados para dentro. A habilidade de se conhecer também é um aprendizado!

Níveis do autoconhecimento

Conforme você inicia sua jornada de autoconhecimento, você encontrará três níveis necessários para chegar ao outro lado.

O que você está fazendo?

O primeiro degrau para o autoconhecimento é se questionar o que você faz atualmente com o seu tempo. Pare de se distrair por alguns momentos e foque no que você é agora. Veja se seus hábitos te fazem, se te definem ou se são algo que você deseja mudar.

Entenda como você passa seus dias, analise suas conversas e relações. Não precisa fazer tudo de uma vez, é claro. Mas é aqui que começa o processo: entendendo onde você está neste momento.

O que você está sentindo?

Agora que você tem em mãos a parte mais tangível dessa análise, é hora de olhar para dentro. Pegue seus hábitos, por exemplo, e tente entender o que você sente com cada um. Se você pensou que quer mudar alguma coisa, por quê? Se quer continuar, por quê?

Quais são seus pontos cegos?

Por fim, você descobrirá (e deverá enfrentar) tudo aquilo que vem sendo escondido. Seus pontos cegos são as falhas, pensamentos negativos, influências de terceiros que você talvez nunca tenha percebido antes. Observe cada um com cuidado.

Esperamos que este artigo tenha sido suficiente para explicar para que serve o autoconhecimento e como ele pode fazer a diferença na sua vida. Falamos da jornada para se conhecer e o impacto que isso traz no âmbito profissional.

Agora, é sua vez de colocar o autoconhecimento em prática! Para mais conteúdos, continue acompanhando o nosso blog!