capacitação profissional

Você está pronto para a modernização na capacitação profissional?

Em um cenário de crise, por conta da pandemia do novo coronavírus, um dos temas que mais estão em evidência é a capacitação profissional. Afinal, o mercado tende a reduzir a necessidade de mão de obra, seja por falta de fundos para pagamento ou pela automação e inovação constantes causadas pela indústria 4.0. Sendo assim, quem estiver mais preparado e obter as melhores qualificações sairá na frente e conseguirá se manter no cargo.

Dessa maneira, é fundamental investir em cursos e novos aprendizados para se manter firme dentro do mundo corporativo e se destacar.

Tratando-se dos gestores e líderes de equipes, também é importante motivar os seus funcionários através da realização de novos treinamentos, aumentando ainda mais a sua força de trabalho e a qualidade da sua equipe.

Sabendo disso, preparamos para você um artigo completo sobre exemplos de capacitação profissional e como utilizar essa ferramenta tão importante de modo a otimizar os processos da sua empresa. Confira abaixo!

Como avaliar uma boa capacitação profissional técnica para o seu negócio?

Como avaliar uma boa capacitação profissional técnica para o seu negócio?

A importância da capacitação profissional na atualidade é gigantesca, tanto para os colaboradores quanto para o dia a dia das corporações. Nesse sentido, investir nesse aprimoramento e ensinar novas técnicas para os colaboradores se torna um diferencial competitivo para o seu negócio.

Porém, o treinamento e a capacitação dos funcionários só apresentam bons resultados quando são realizados com foco na resolução de falhas e erros. Sendo assim, os conhecimentos repassados podem atuar na raiz do problema, gerando bons resultados e uma melhoria contínua no seu empreendimento.

Portanto, para avaliar a capacitação profissional técnica o ideal é fazer um projeto relacionado a matriz de risco da organização. Assim, entende-se o que deve ser resolvido prioritariamente e pode-se construir um projeto de capacitação com base nesses fatores.

A importância da capacitação profissional atualmente

A importância da capacitação profissional atualmente

Falar sobre a importância da capacitação profissional na atualidade está diretamente ligado com a produtividade da companhia. Em um cenário no qual o retrabalho é cena comum nas corporações, é preciso adotar medidas eficazes e efetivas para a resolução de problemas.

Nesse contexto, a capacitação profissional objetiva proporcionar uma linha de produção mais fluída, bem como a eliminação de desperdícios. Sendo assim, os benefícios são colhidos em todos os âmbitos da empresa. Confira alguns:

  • Aumento da lucratividade;
  • Crescimento no volume de produção;
  • Redução do retrabalho;
  • Valorização dos colaboradores;
  • Retenção de profissionais;
  • Aumento da credibilidade da empresa no mercado;
  • Maior engajamento entre as equipes, devido a motivação no trabalho.

Qual a maneira mais adequada de investir na capacitação de colaboradores?

Tendo em vista que o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é uma das maiores tendências do mercado profissional, é evidente que incluir-se nesse contexto é uma excelente ideia. Porém, para isso, é necessário encontrar a maneira correta, visando sempre o bem-estar da corporação e a melhora nos processos produtivos.

O fato é que cada área possui uma identificação maior com um ramo de estudo.

Basta realizar uma pesquisa simples sobre “capacitação profissional ministério da saúde”, por exemplo, para descobrir que o Estado está investindo em capacitação profissional Covid-19 para os trabalhadores do nicho da saúde, visando melhores resultados no combate ao vírus.

Já dentro do nicho corporativo, o modo mais indicado costuma ser o apoio na realização de cursos de aperfeiçoamento. Dessa maneira, o colaborador passa a entender mais sobre novas teorias, aplicando-as dentro do ambiente de trabalho.

Assim, toda a mentalidade e a visão da empresa se transformam, por causa da mudança na linha de pensamento da gestão.

Benefícios de uma cultura de capacitação

Falar sobre a capacitação profissional gratuita ou paga é muito diferente de tratar sobre uma cultura geral de capacitação. Apesar de ambos os termos tratarem sobre o investimento em conhecimento, o segundo aborda o tema de maneira mais profunda e benéfica para as companhias.

Dentro de uma cultura de capacitação tem-se uma espécie de regra, no qual o entendimento dos processos é repassado aos funcionários de maneira contínua e não apenas em eventos isolados.

Portanto, a aquisição de saber se torna parte dos objetivos da empresa, que por sua vez, colhe apenas vantagens por seus esforços na educação de seus funcionários.

Dentre os principais benefícios de aderir aos vários exemplos de capacitação profissional, destacamos:

  • Redução de gaps;
  • Aquisição de uma linha de produção fluida;
  • Maiores possibilidades de remanejamento de funcionários, dado ao conhecimento de todos sobre os processos;
  • Melhora na imagem da marca frente ao mercado;
  • Redução de problemas nas relações interpessoais entre colaboradores, líderes e gestores,

Lean Seis Sigma como diferencial

Que a metodologia Lean Seis Sigma é um das mais efetivas no mundo corporativo, não há dúvida alguma. Afinal, o método que visa a redução de desperdícios possui impacto direto tanto no lucro das organizações quanto em sua produtividade.

Nesse cenário, a capacitação profissional dentro do lean deve ser não apenas uma alternativa, mas uma regra para as companhias que desejam melhorar seu desempenho. Através dela os gestores aprendem a enxergar além dos processos comuns, visando torná-los cada vez mais compactos, rápidos e eficientes.

Para isso, pode-se realizar os treinamentos de diversas formas. Utilizar capacitação profissional PDF de alguns livros, reuniões com profissionais do ramo e principalmente cursos focados na área.

Dentro do contexto geral do lean, algumas ferramentas de gestão da qualidade são bastante úteis e promovem uma grande diferença na prática de trabalho. Confira as principais:

Ciclo PDCA

A sigla PDCA pode ser definida como Plan (Planejar); Do (Fazer); Check (Verificar); Act (Agir). Nesse sentido, cada uma dessas etapas representa um processo dentro da companhia, visando a aplicação de novos projetos e a melhoria nos resultados.

DMAIC

O principal foco do DMAIC também está na implementação de novos processos, focando sempre na qualidade e no sucesso da aplicação. Nesse contexto, a sigla que significa definir, medir, analisar, implementar e controlar aborda cada uma das etapas, desde a criação da ideia até a tomada de decisão e colhida de resultados.

Kaizen

O Kaizen é uma ferramenta japonesa pode ser traduzida como uma “mudança para melhor”. Seu foco é transformação nos processos, aprimorando e resolvendo gaps que interferem nos resultados da companhia.

Sendo assim, é ideal para aquelas empresas que já possuem uma boa estrutura, mas ainda sofrem com erros e falhas constantes em sua produção.

Se você deseja continuar aprendendo mais sobre capacitação profissional e outros temas relacionados ao mercado corporativo, continue acompanhando o nosso blog! Aqui, postamos conteúdos relevantes ao seu conhecimento, te tornando cada vez mais sábio na execução de suas funções!