como-manter-o-foco-em-meio-ao-estresse-do-dia-dia

Como manter o foco em meio ao estresse do dia-a-dia

Que o estresse do dia-a-dia afeta negativamente sua produtividade, não é segredo para ninguém, mas como lidar com isso?

Uma das maiores causas de estresse é a pressão, seja por parte de nós mesmos ou por cobrança de terceiros. Vale ressaltar que existe um nível de estresse que pode ser administrado, o qual afeta apenas sua produtividade, quando isso atinge um nível onde sua saúde é prejudicada, a pessoa deve se ter atenção e procurar orientação médica adequada.

Para os casos mais amenos daremos algumas recomendações neste artigo de hoje.

Lidar com o estresse nada mais é do que administrar sua rotina de forma mais saudável, aceite a situação na qual você está inserido, ninguém gosta de lidar com imprevistos, ficar relutando contra isso e desejando não estar nessa situação não a resolve, por que não ser prático e lidar com isso? Lembre que a negação só o fará perder tempo, algo muito valioso.

Mas não se cobre para ter uma postura impecável e inabalável, se perder cinco minutos do seu dia para se recompor o ajudar a voltar a sua rotina de forma produtiva, faça isso.

Algo que deve ser evitado é ficar uma hora se lamentando por conta de um imprevisto e perder o restante de seu dia por conta disso, tenha auto controle emocional.

Vale recomeçar do zero, volte a seu planejamento, reorganize todas as suas tarefas de forma que você não se sobrecarregue.

Escrevemos um artigo sobre organização de tempo, que você pode acessar clicando aqui.

A partir dessa organização você pode se orientar melhor e visualizar mais claramente quais caminhos você pode seguir e saber, mesmo mesmo em momentos de tensão, que você ainda tem muito espaço para agir e decidir.

Se de um desconto, não é preciso fazer tudo sozinho, muitas vezes ao explicar sua situação para colegas, conseguirá algum tipo de auxílio, e desta forma seu trabalho se torne mais fácil.

Outro fator de peso é a forma como você lida consigo mesmo, isto está diretamente relacionado à sua capacidade de produzir, especialmente sob pressão.

Autocontrole emocional é uma competência que requer prática, grandes líderes que dominam essa competência conseguem administrar suas emoções disruptivas e manter a cabeça fria e o foco mesmo quando estão estressados ou em meio a uma crise.

A habilidade de líderes de manter a calma sob pressão é crítica para o sucesso de um grupo inteiro.

Se o líder está engajado e entusiasmado, sua equipe também estará e a performance vai melhorar. Mas se o líder não tem habilidade de administrar suas emoções, o estresse vai ser contagioso e a performance vai sofrer.

A boa notícia é que competências de inteligência emocional podem ser aprendidas. Assim como alguns passos fazem você melhorar em atividades de sua rotina, você pode fortalecer suas habilidades emocionais. Isso exige muita competência, reconhecer o que tem causado perturbações e tirado seu foco durante o trabalho é a chave para o problema, se autoanalise, perceba o que está limitando sua produtividade.

Com frequência, um passo na direção dessa consciência é receber feedback de colegas de confiança ou mentores.

Essa prática acaba gerando resultados a longo prazo. Além disso, essa competência pode ajudá-lo a dar um passo para trás e lidar com o problema real para evitar as condições que fazem essas emoções danosas surgirem, administrar todas essas questões e resolvê-las gera um hábito saudável de proatividade.

Uma vez que as emoções estejam equilibradas, fica muito mais fácil ver a situação por inteiro e criar soluções sustentáveis.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.