Como fazer um diagrama de afinidades

Você sabe o que é um diagrama de afinidades? Sabe para que utilizá-lo? No artigo de hoje a Escola EDTI irá mostrar mais uma ferramenta útil para você utilizar nos seus projetos de melhoria ou quando precisar consolidar informações que estão pulverizadas entre os membros da sua equipe.

eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Entrevistamos três alunos que dividiram sua trajetória ao longo desse processo, desde a decisão de se tornar um Green Belt, até a experiência ao longo das aulas. Escolher uma instituição de ensino adequada é primordial para uma experiência completa de aprendizado, não basta tomar a decisão de realizar cursos para se destacar se isso não gerar, de fato, conhecimento ao aluno.





Capa eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Um diagrama de afinidades é um método para resumir dados qualitativos. O objetivo do diagrama é categorizar ou agrupar os itens disponíveis que tenham alguma afinidade. Os itens são primeiramente arranjados em grupos baseados nas relações comuns entre cada item. Em seguida são desenvolvidos títulos de assunto para cada grupo de dados. Esse método foi desenvolvido no Japão por um antropólogo, Iro Kawakita, quando ele se viu diante do desafio de ordenar grandes quantidades de dados aparentemente não relacionados e finalmente arranjá-los para descobrir temas comuns entre os dados.

Essa é uma ferramenta da qualidade muito utilizada no Seis Sigma, um método que tem sido utilizado por muitas empresas para reduzir custos e aumentar produtividade.

Nesses esforços de melhoria, o diagrama de afinidades serve aos seguintes propósitos:

  1. Ordenar e agrupar grandes quantidades de dados qualitativos ou ideias.
  2. Desenvolver títulos para os gráficos de Pareto.
  3. Ajudar o usuário a descobrir temas comuns por meio do arranjo de dados em categorias de assuntos.

O diagrama de afinidades é usado para resumir dados qualitativos de pesquisas com clientes, pesquisas com funcionários, dados de comparação sobre competidores, reclamações, sugestões, e ideias.

Como fazer um diagrama de afinidades?

Seis passos são necessários para desenvolver um diagrama de afinidades:

  1. Reunir pessoas que possam contribuir.
  2. Elaborar uma declaração sobre a questão a ser considerada.
  3. Registrar os dados em notas adesivas ou cartões (ex.: post-it)
  4. Organizar as notas adesivas em subgrupos relacionados.
  5. Criar os principais temas de subgrupo.
  6. Completar o diagrama de afinidades.

O diagrama de afinidades é uma maneira útil de reduzir grandes quantidades de informações a algumas áreas de foco para o esforço de melhoria. A ferramenta pode lidar com questões que são grandes e complexas. O uso da ferramenta pode expandir o pensamento de uma equipe e ajudar a obter apoio de uma equipe para a implementação de uma mudança.

Viram como é fácil? Quer aprender mais sobre como elaborar um diagrama de afinidades? Venha para nossos cursos de Green Belt e Black Belt. Lá você terá acesso a esta ferramenta e muito mais.


Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta