como-executar-um-brainstroming-eficiente.

Como executar um Brainstorming eficiente

Existem vários mecanismos e dinâmicas realizadas em empresas, onde o foco é aumentar a produtividade dos funcionários. Entre elas está o brainstorming, no artigo de hoje iremos falar mais sobre esse método e como aplica-lo em sua empresa.

Este pode ser o primeiro passo para desenvolver ideias inovadoras e bem-sucedidas, para isso é preciso algumas técnicas de orientação, grupo com variação de pessoas de diferentes segmentos, perguntas e muita colaboração!

Quando bem supervisionado e direcionado aos problemas existentes, o brainstorming é uma alternativa interessante para elaborar soluções criativas e eficientes.

O brainstorming, que significa “tempestade cerebral”, consiste em apresentar várias ideias para solucionar um problema por meio de grupos de discussão.

Mas o que tem de inovador nesse método? O ato de interagir, expondo várias ideias permite colher sugestões, dicas e soluções de um número maior de pessoas, e é isso que contribui para a novas ideias e soluções criativas.

A fusão de opinião de funcionários que trabalham em níveis diferentes gera um resultado bastante proveitoso, que se refletirá no ambiente da empresa, bem como a integração dos colaboradores com opiniões e vivências corporativas diferentes, enriquecem o processo.

Além disso, ao inserir o brainstorming como estratégia inspiradora, os gestores estarão abertos às novas ideias e formulações, diminuindo, assim, os muros hierárquicos e aumentando a horizontalização do seu organograma.

Afinal, a chave para um boa liderança é escutar seus funcionários e ter esse diálogo aberto com eles gera um canal de comunicação extremamente valioso.

 

Como é feito o Brainstorming:

Procure reunir um grupo heterogêneo, isso possibilita uma maior diversidade de pensamentos, pois pessoas com vivências diferentes podem encarar a situação de outras maneiras, e isso faz com que a possibilidade de enxergar a situação sob outra ótica seja algo mais concreto.

É de extrema importância que todos estejam cientes sobre o assunto abordado, diante deste problema o grupo deve então busca por soluções e discutir ideias para como isso será realizado.

Recomenda-se a participação de um mediador para guiar a reunião de forma que não se fuja do foco e que desta forma seja efetivamente produtiva. Por que essa atenção para o direcionamento é tão importante? Pois esta chuva de pensamentos, tem uma enorme diversidade de idéias, o que pode acabar tirando o foco do propósito original.

A liderança adequada tem grande peso até mesmo nesse momento, pessoas que não estão inspiradas e bem orientadas, não conseguirão contribuir plenamente nesse tipo de exercício, além disso outros fatores como saber estruturar a situação problema, e saber deixar claro onde se quer chegar com a discussão são responsabilidade do líder.

Programe as atividades reservando um horário para o acontecimento, delimite um momento para isso, mas cuidado para manter as discussões a um nível saudável para melhor aproveitamento, ofensas e repreensões muito severas podem desencorajar as pessoas que estão participando do exercício.

Os benefícios do brainstorming podem ser avaliados no aspecto individual, global, financeiro e institucional, em cada um deles é possível ver mudanças significativas e duradouras.

Como já ressaltamos, é de extrema importância o incentivo de ideias inovadoras, a valorização do funcionário e a melhoria do clima organizacional.

Gostou do nosso conteúdo? Todos os dias postamos novos conteúdos com artigos relacionados ao mundo corporativo, com dicas, ideias de gestão e muito mais, confira acessando o link para nosso blog.

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta