Você está aqui: Início / Blog / Controle de paradas de produção: entenda a importância e saiba como fazer

Controle de paradas de produção: entenda a importância e saiba como fazer

O controle de paradas de produção funciona como um “termômetro” para a indústria.

A matemática é simples: quanto mais interrupções uma linha de montagem apresentar, menor será a sua produtividade.

Porém, nem sempre uma parada representa um problema.

Diante disso, como manter um controle de paradas de produção eficiente e que faça sentido?

Avance na leitura e entenda de que forma esse indicador pode impactar nos resultados no contexto industrial.

controle de paradas de produção

O que é controle de paradas de produção?

O controle de paradas de produção é o equivalente à gestão e monitoramento das interrupções não planejadas na linha de produção de uma empresa.

O que se faz, no caso, é a identificação, análise e mitigação de eventos que podem causar a suspensão das operações, como falhas de máquinas, falta de matéria-prima ou problemas de pessoal.

O objetivo é minimizar o tempo de inatividade e seus impactos negativos, como perda de produtividade e custos adicionais.

Para isso, são utilizadas estratégias de manutenção preventiva, estoque de peças de reposição e planejamento de contingência.

👉 Expanda seus conhecimentos lendo também o e-book grátis sobre Gestão por Resultados!

Qual a importância do controle de paradas de produção?

O controle de paradas de produção desempenha um papel extremamente importante para assegurar a eficiência e minimizar perdas nas operações industriais.

Ao gerenciar e mitigar interrupções não planejadas, como falhas de equipamentos ou falta de insumos, as empresas podem evitar a perda de tempo e recursos.

Dessa forma, a produtividade tende a se manter constante ou aumentar, além de garantir a pontualidade das entregas.

O controle adequado das paradas de produção também ajuda a manter a segurança no local de trabalho, garantindo que as atividades de manutenção sejam realizadas dentro dos seus respectivos cronogramas.

Como fazer o controle de paradas de produção?

Veja a seguir como fazer o controle de paradas de produção e elevar a performance industrial em todos os níveis:

• Estabelecimento de um Planejamento e Controle de Produção (PCP)
  • Identificação das potenciais causas de paradas de produção, como falhas de equipamentos, escassez de matéria-prima e problemas de pessoal
  • Implementação de um sistema de manutenção preventiva para reduzir o risco de falhas
  • Estabelecimento de um plano de contingência para lidar com situações de emergência, incluindo estoque de peças de reposição críticas
  • Monitoramento contínuo das operações por meio de sistemas de automação e sensores para detectar problemas em tempo real
  • Análise de dados históricos de paradas para identificar tendências e padrões que possam indicar áreas de melhoria
  • Treinamento da equipe para agir rapidamente em situações de parada e seguir procedimentos de recuperação eficazes
  • Revisão periódica do processo de controle de paradas para ajustes e otimizações constantes.
controle de paradas de produção

Principais motivos que levam à produção parada

Existem diversos motivos que podem levar uma produção a parar, voluntária ou involuntariamente.

Confira alguns deles:

• Causa externa: refere-se a eventos fora do controle direto da empresa, como desastres naturais, interrupções no fornecimento de energia elétrica, greves ou problemas de abastecimento
  • Parada preventiva: feita de forma programada para manutenção preventiva em equipamentos e maquinários
  • Setup do equipamento: quando é necessário configurar ou ajustar máquinas e equipamentos para a produção de diferentes produtos ou lotes
  • Problema nas máquinas: podem ser causadas por falhas mecânicas, elétricas ou de software
  • Acidente de trabalho: quando ocorrem acidentes no local de trabalho, é necessária uma parada imediata da produção para lidar com a situação
  • Ociosidade: a ociosidade acontece quando há falta de demanda, seja devido a problemas de mercado, sazonalidade ou erros de previsão.

Como vimos, o controle de paradas de produção é um instrumento indispensável para manter a produtividade e a capacidade da indústria em suprir as demandas do mercado.

Capacite-se para atuar nessa área, fazendo os cursos presenciais Green Belt e Black Belt da Escola EDTI.

Temos também cursos EAD para quem quer ir ainda mais longe na carreira.

O controle de paradas tem a ver com um princípio da gestão industrial: a Melhoria Contínua, que apresentamos em detalhes neste ebook da EDTI!