desenvolvimento de liderança equipe

Guia completo: desenvolvimento de liderança na gestão de pessoas

O gestor é um dos profissionais mais importantes para o sucesso de uma empresa. O seu trabalho auxilia times a se orientarem, permite que a empresa corte gastos e melhora a organização interna. Justamente por isso, as empresas de sucesso são aquelas que incentivam o desenvolvimento de liderança.

Ter uma companhia que valora esse fator é criar um alicerce sólido para o sucesso do negócio a médio e longo prazo. O desenvolvimento da liderança cria um ambiente de trabalho com mais engajamento. Todos estarão direcionados por um gestor dinâmico, que toma decisões focadas no melhor resultado e auxilia os times a entregarem resultados com facilidade.

Se você quer saber mais sobre o desenvolvimento de liderança e como fazer para valorizar esse fator na sua companhia com o apoio da metodologia Lean, continue a leitura!

Qual a importância de desenvolver as competências de liderança?

Qual a importância de desenvolver as competências de liderança?

Organizações que dominam mercados são aquelas que se mantém com uma estrutura inteligente e alinhada com as demandas do seu setor. Todos trabalham lado a lado em busca de um conjunto de metas e objetivos claros. Além disso, há integração e conhecimentos compartilhados, o que reduz as chances de erros ocorrerem.

O líder é a pessoa que se encarrega de criar as condições para que isso ocorra. Justamente por isso ele tem um papel de destaque: sem uma boa liderança, os times não conseguirão se guiar a partir de princípios simples e claros. Ao mesmo tempo, haverá dificuldade de entregar resultados, uma vez que a estrutura do negócio terá pouco espaço para gerar qualidade e inovação.

Em outras palavras, a importância do trabalho deu um líder está nas duas bases de suas ações. Uma delas é a busca por resultados, em que as suas ações auxiliam os times a atingirem as metas que a empresa almeja. A outra é a gestão de pessoas, em que o líder auxilia os profissionais a sempre melhorarem as suas ações e a atingirem os melhores resultados possíveis.

A combinação destes focos garante que a empresa tenha um ambiente de trabalho de alta qualidade e seja competitiva. Graças aos esforços do líder, o negócio conseguirá combinar habilidades para trocar experiências, atualizar habilidades e ser capaz de atender a todas as demandas do mercado. Assim, a empresa poderá atingir os resultados esperados e ter lucros acima da média.

Quais são as competências necessárias para um ser um líder de sucesso?

Um líder de sucesso é alguém que vai muito além de uma pessoa capaz de manter times dentro dos prazos e com um fluxo de trabalho organizado. Hoje, a liderança precisa ser capaz de manter uma visão estratégica e alinhada com um mundo digitalizado e globalizado. Assim, a companhia conseguirá manter um fluxo de inovação e integração das tendências da área contínuo.

Em outras palavras, o líder de sucesso no século XXI é aquele que envolve todas as equipes em objetos comuns. Os profissionais saberão as metas que devem buscar, as ferramentas disponíveis e que tem o apoio necessário para trabalhar com qualidade. Veja a seguir quais habilidades são necessárias para chegar nesse objetivo!

Sempre buscar novos conhecimentos

O líder deve sempre buscar novos conhecimentos. A aquisição de habilidades e o acompanhamento contínuo de novas tendências é crucial para manter um fluxo de ações modernos. Se isso ocorre, o gestor identificará facilmente boas práticas e mecanismos para maximizar a qualidade do seu trabalho sempre.

Inspirar confiança nos times

O líder deve atuar para manter as equipes sempre motivas. Isso é feito com uma comunicação clara e transparente, em que todas as metas e decisões são divulgadas. Isso garante que as equipes compreenderão a importância das escolhas feitas durante o planejamento.

Saber ouvir

Um bom líder sabe a importância de se ouvir sugestões. A abertura a troca de saberes facilita a propagação de boas escolhas e melhora o nível de inovação.

Saber aplicar feedbacks

Os feedbacks precisam ser aplicados continuamente. Com eles, boas práticas são reconhecidas e erros corrigidos. Dessa forma, o time poderá garantir um alto nível de performance e a melhora contínua de suas atividades.

Comunicar-se com qualidade

A comunicação do líder com a sua equipe deve ser feita em múltiplos canais e de maneira contínua. O gestor precisa estar atento à troca de dados com os seus subordinados para evitar erros e falhas na comunicação. Com isso será possível manter um ambiente de trabalho unido e alinhado em objetivos comuns.

Pensar a empresa a longo prazo

A visão do líder deve ser voltada para o longo prazo. Ou seja, todas as suas decisões precisam estar alinhadas com as metas da empresa e como o seu futuro será afetado por elas. Assim, investimentos são otimizados a partir das experiências do passado e as tendências do setor.

Estabelecer bons relacionamentos

O líder de sucesso mantém-se conectado a todo o negócio e alinha-se estrategicamente com outras áreas. Se ele for da TI, por exemplo, o gestor trabalhará para criar canais de comunicação com qualquer área que faça uso da tecnologia. Assim, ele conseguirá melhorar o impacto do seu trabalho e garantir que o seu setor tenha um papel-chave nos resultados da empresa.

O que é um líder Lean?

O líder Lean é aquele que utiliza os conceitos da metodologia Lean no seu dia a dia com um foco em meios para otimizar as suas estratégias de gestão. Entre os pilares desse modelo de gestão, é possível apontar:

  • o aperfeiçoamento contínuo dos processos;
  • o uso de ciclos PDSAs para gerar um conjunto de habilidades de gestão;
  • o trabalho voltado para desenvolver as habilidades da equipe;
  • desejo de sempre superar os desafios.

Também existem alguns valores que norteiam esse modelo de desenvolvimento de liderança. Confira a seguir quais são!

Comprometimento com o próprio desenvolvimento

Um dos pilares da liderança Lean é o comprometimento com o seu próprio desenvolvimento. Um bom gestor deve estar pronto para sempre auxiliar a organização a atingir melhores resultados a partir de práticas modernas e alinhadas com o que há de mais eficiente no mercado. Isso só é possível quando há um desenvolvimento contínuo de habilidades pessoais.

Portanto, o gestor precisa estar comprometido com a participação em eventos, treinamentos de atualização de conhecimentos e mini-cursos. A leitura de publicações do setor, blogs e pesquisas também é recomendada. Estes pontos permitem identificar fatores interessantes para as operações da empresa e oportunidades.

Compartilhamento de saberes

Um bom líder é aquele que mantém o conhecimento compartilhado entre todo o time. As suas habilidades, em outras palavras, são compartilhadas entre todo o negócio para garantir que boas práticas sejam replicadas. Isso inclui, também, saber como capacitar os times.

Em outras palavras, uma das práticas de liderança Lean é o treinamento dos times. Isso permite à empresa replicar saberes e alinhar habilidades de um forma mais ampla. Como consequência, o nível de habilidades entre os times será uniforme (o que gera menos problemas na entrega de resultados).

Promoção contínua de melhorias

O líder precisa estruturar estratégias de gestão que promovam a melhoria contínua do ambiente de trabalho. Os processos de avaliação, aplicação de correções e melhorias devem ser tomados com uma visão estratégica. Ou seja, a companhia precisa garantir que todas as suas escolhas possam ampliar a qualidade dos resultados.

Quando isso ocorre, o negócio se torna mais capaz de atender às demandas de seus clientes. Além disso, o líder será um agende de mudança, capaz de colocar o negócio sempre em uma posição competitiva: todos os times serão estimulados a manterem as suas atividades orientadas por boas práticas e um cuidado especial com a qualidade de suas ações.

Ter uma visão orientada a resultados e estratégias que permitam isso

Uma empresa de sucesso é aquela em que todas as equipes trabalham em busca de um mesmo resultado. Cada meta individual deve estar orientada a partir de uma visão ampla, que norteia investimentos e integra forças de trabalho. Ao mesmo tempo, o funcionamento é feito de maneira que as equipes possam atuar compartilhando dados horizontalmente e verticalmente para buscarem os melhores resultados possíveis.

Nesse cenário, a liderança Lean surge atuando para gerar um impacto positivo na organização de uma empresa bem orientada. O gestor evitará conflitos, manterá um planejamento que evita a repetição de atividades e garanta que todos tenham as condições necessárias para cumprir as metas esperadas. Ou seja, ele será um ponto agregador de equipes, objetivos e mecanismos para garantir que a empresa possa chegar onde deseja.

Como desenvolver a liderança Lean?

Para desenvolver a liderança Lean, o gestor deve cultivar um conjunto de hábitos diários. Eles garantem que haverá mais meios para cultivar um ambiente de alta performance, capaz de reduzir falhas e garantir a melhoria contínua em toda a organização. Nesse sentido, os principais pontos que devem ser considerados são:

  • o desenvolvimento de uma sólida base de habilidades alinhadas com a metodologia Lean;
  • a padronização e o desenvolvimento de treinamentos;
  • a criação de ciclos de feedbacks contínuos;
  • a busca por aprimoramento de habilidades dos líderes de modo contínuo;
  • a divulgação e a integração de boas práticas no dia a dia de todos;
  • a institucionalização de boas ideias e práticas eficientes.

Uma série de paradigmas devem ser mudados para garantir que ocorra o desenvolvimento de uma liderança Lean. Da maneira como o líder se relaciona com os seus subordinados ao modo como os processos por ele são estruturados. Portanto, o gestor precisa compreender o seu papel na busca por um ambiente de trabalho moderno e eficiente.

Se o gestor tem uma rotina de trabalho pautada por bons hábitos e em conformidade com os padrões da empresa, ele conseguirá replicar práticas inteligentes com mais facilidade. Os profissionais verão nele um exemplo a ser seguido, gerando a incorporação de habilidades de forma inconsciente e automática.

Ao mesmo tempo, as suas decisões terão maior confiabilidade das equipes. Como os profissionais verão no líder alguém capaz de orientá-los a ter o melhor resultado possível, a empresa sempre estará disposta a sair da sua zona de conforto. Dessa maneira, nem mesmo metas desafiadoras serão um problema.

Que benefícios a liderança Lean traz para a gestão de pessoas?

Uma liderança mantida a partir da metodologia Lean consegue atingir resultados muito melhores do que uma gestão tradicional. O gestor estará orientado por uma base sólida de saberes que, combinados, permitirão ao negócio ter um fluxo de otimizações contínuas.

Decisões serão reavaliadas, os projetos criarão novos saberes e as boas ideias, compartilhadas. Toda a cadeia operacional será executada com foco em resultados e um olhar atento para possibilidades de melhoria. Dessa forma, a companhia conseguirá aumentar a sua competitividade e evitar perda de clientes.

Diante disso, a liderança Lean deve ser considerada como uma forma de gerar grandes melhorias nas atividades gerenciais do negócio e ho desenvolvimento de liderança. Afinal, com ela é possível gerar:

  • aumento de confiabilidade nos processos de gestão;
  • ganho de inovação;
  • maior integração entre as equipes;
  • possibilidade de otimizar o fluxo de trabalho continuamente;
  • compartilhamento de boas práticas;
  • redução de erros;
  • maior aproveitamento dos recursos disponíveis.

Existem muitos fatores que podem levar uma empresa ao sucesso. Um bom planejamento, por exemplo, evita atrasos e falhas na execução de projetos. Já o investimento em novas tecnologias permite que a empresa seja mais eficiente e inovadora.

Há também a possibilidade de investir em novas metodologias. Elas orientam os profissionais a atingir os objetivos esperados e permitem que fluxos de trabalho sejam melhor estruturados. Junto com feedbacks e indicadores, elas tornam o trabalho do gestor mais simples e eficaz.

Para que todos estes fatores possam contribuir para o sucesso da empresa, o líder é crucial. Ele é capaz de combinar todos os times a partir de uma visão estratégica, que diminua riscos e permita à empresa sempre se manter a frente de concorrentes.

Portanto, sempre invista no desenvolvimento de liderança. Busque dar aos seus gestores os conhecimentos necessários para engajar todo o time na busca pelas metas proposta. Dessa maneira, a empresa conseguirá atender às demandas de clientes e parceiros comerciais de um modo inovador, eficaz e alinhado com as tendências de seu setor.

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