Você está aqui: Início / Blog / Empresa enxuta: entenda as características e saiba como desenvolver a mentalidade

Uma empresa enxuta já larga na frente das concorrentes que não são orientadas dessa forma.

O maior exemplo disso é a Toyota, onde nasceu, cresceu e de onde se expandiu para o resto do mundo a metodologia enxuta, ou Lean.

Não surpreende que o carro mais vendido de todos os tempos seja o Toyota Corolla e não o simpático Fusca.

O sucesso da montadora japonesa foi tanto que deu origem a um modo próprio de produção, o toyotismo, todo baseado nos processos e métodos enxutos.

A metodologia Lean funciona tão bem que é adotada inclusive pelas exigentes empresas norte-americanas.

Uma empresa enxuta em suas práticas é mais rentável, eficiente e tem uma reputação muito mais sólida no mercado.

Leia este conteúdo atentamente e entenda por quê.

empresa enxuta

O que é uma empresa enxuta?

Empresa enxuta é toda aquela orientada pela metodologia Lean Manufacturing em seus processos produtivos.

Ser enxuto é também fomentar uma mentalidade na qual a tolerância para o desperdício é zero.

Basta ver os casos de sucesso entre as empresas que adotaram as práticas enxutas para confirmar facilmente que essa é uma filosofia de trabalho que dá certo.

O mais emblemático deles é o da General Electric (GE), que por volta dos anos de 1990 estava enfrentando dificuldades, em especial para manter um padrão de qualidade mais elevado.

Foi nessa época que o então executivo da GE, Jack Welch, foi apresentado à metodologia Lean Six Sigma por um outro executivo da empresa, Larry Bossidy.

Depois da implementação dos métodos e conceitos Lean, a GE passou a viver uma nova fase, voltando a ser uma das líderes do seu segmento.

👉 Uma das bases para essa reviravolta foi a implementação da Melhoria Contínua, que mostramos como fazer neste e-book grátis!

Quais as características de uma empresa enxuta?

Uma empresa não se torna enxuta do dia para a noite.

Até que seus processos e a própria cultura se ajustem a essa nova forma de produzir, é preciso realizar amplas modificações.

Veja na sequência algumas delas e que tipo de pensamento deve guiar uma empresa enxuta de verdade.

Foco na eliminação de desperdícios

Empresas enxutas buscam constantemente identificar e eliminar qualquer atividade, processo ou recurso que não agregue valor ao produto ou serviço final.

Para isso, elas visam acabar com os 8 Desperdícios Lean, como já mostramos aqui no blog.

Agilidade e flexibilidade

Elas são também capazes de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, reorganizando-se para atender às demandas dos clientes conforme a demanda.

Parte desse esforço de adequação se deve ao conceito Just-in-Time (JIT), segundo o qual a empresa só produz de acordo com o que o seu mercado é capaz de absorver.

Colaboração e envolvimento dos funcionários

Uma empresa só será realmente enxuta se todos os colaboradores, sem exceção, estiverem 100% empenhados em levar os conceitos e práticas Lean adiante.

Líderes enxutos sabem disso e promovem a participação ativa dos funcionários na identificação de melhorias e no processo de tomada de decisões, aproveitando o conhecimento e a experiência de todos.

Produção just-in-time

Como vimos, o JIT é um dos pilares da Casa Lean.

O princípio de produção just-in-time visa minimizar estoques e produzir somente o necessário, reduzindo assim os custos de armazenamento enquanto aumenta a eficiência.

Mais eficiência e menos produtos estocados significa menos custos, o que permite aumentar a qualidade do que é produzido e distribuído.

Foco no cliente

Seria no mínimo insensato orientar uma produção pela demanda sem focar no alvo principal: a satisfação do cliente.

Por isso, as empresas Lean priorizam as necessidades e expectativas dos consumidores, buscando constantemente melhorar a qualidade do produto ou serviço e proporcionar uma experiência cada vez melhor.

Qual a importância da mentalidade enxuta nas empresas?

Sem uma mentalidade enxuta, seria muito mais difícil promover a eficiência, assim como reduzir desperdícios e melhorar a qualidade

Além disso, a mentalidade enxuta se baseia no incentivo à inovação e à colaboração, tornando as empresas mais competitivas em um ambiente de negócios em constante mudança.

empresa enxuta

Como desenvolver a mentalidade enxuta na sua empresa?

Empresas são formadas principalmente por pessoas.

Assim, o combate ao desperdício e o aumento da qualidade dependem de profissionais capacitados para conduzir processos mais enxutos.

A Escola EDTI forma esses profissionais há mais de 10 anos, com muitos dos nossos ex-alunos compondo hoje quadros de destaque em grandes empresas.

Seja um deles, qualificando-se como líder Green Belt ou Black Belt em nossos cursos presenciais.

Ser uma empresa enxuta é uma condição sine qua non para alcançar a qualidade total.

A EDTI forma gestores prontos para dar conta desse desafio, com uma formação reconhecida pelo The Council for Six Sigma Certification.

Conheça nossos cursos EAD e amplie seus horizontes profissionais.

Aproveite para baixar gratuitamente o e-book em que ensinamos como aplicar Lean Six Sigma na gestão da mudança!