O giro de estoque pode revelar muito da capacidade operacional e da performance nas vendas de uma empresa.
Como indicador, ele pode ajudar a balizar uma série de decisões de nível estratégico, com base nos números que vier a apresentar.
Na atividade industrial, quanto mais dados a gestão tiver para isso, maior será a margem de acerto.
O cálculo do giro de estoque é um deles, servindo como um “termômetro”, permitindo controlar melhor os níveis de produtos.
Avance na leitura para entender o que é giro de estoque, como fazer o cálculo, como definir o giro ideal e muito mais.

O que é giro de estoque?
Giro de estoque é a quantidade de vezes que um estoque considerado ótimo é utilizado completamente em um certo período.
O cálculo revela se o estoque mantido pela empresa excede a sua capacidade de vendas ou se esse estoque é insuficiente para atender a demanda prevista.
Um dos objetivos ao fazer esse cálculo é mostrar em que ritmo certos produtos circulam, permitindo assim que a empresa reponha seus estoque em tempo hábil.
As que trabalham conforme os princípios Lean têm nesse indicador uma ferramenta indispensável porque produzem conforme a demanda para evitar a formação de estoques.
Qual a diferença entre giro e cobertura de estoque?
Um indicador que complementa a leitura do giro de estoque é o de cobertura de estoque.
O giro expressa o quão rápido ou devagar um estoque se esvazia, revelando assim se há produtos com alta procura ou encalhados.
Por sua vez, a cobertura mede o tempo necessário para que um estoque cubra um certo período de vendas.
Quando a cobertura é alta, o estoque terá produtos para atender a demanda pelo período de tempo previsto.
Já uma cobertura baixa significa que o risco de ruptura de estoque é iminente.
Qual a fórmula do giro de estoque?
A fórmula do giro de estoque é:
- Giro de Estoque = Custo das Vendas / Estoque Médio.
Sendo que:
- Custo das Vendas: representa o custo total dos produtos vendidos durante um período
- Estoque Médio: média do estoque durante esse mesmo período.
Como calcular o giro de estoque?
Há duas maneiras de calcular o estoque médio.
A primeira é calculando por média simples:
- Estoque Médio = (Estoque Inicial + Estoque Final) / 2.
A outra é pelo cálculo da média ponderada:
- Estoque Médio = (Estoque Inicial x Dias no Período + Estoque Final x Dias no Período) / Total de Dias no Período.
Por exemplo, digamos que uma empresa teve um custo de vendas de R$ 100 mil e um estoque médio de R$ 20 mil durante um período específico.
O giro de estoque seria:
- Giro de Estoque = R$ 100.000 / R$ 20.000 = 5.
Isso significa que a empresa vendeu e reabasteceu seu estoque 5 vezes durante o período.
Esse número é bom ou ruim?
Vai depender da empresa e dos parâmetros adotados em termos de demanda.
De qualquer forma, um alto giro de estoque indica que a empresa está vendendo seus produtos rapidamente e reabastecendo o estoque com frequência.
Em contrapartida, um baixo giro sinaliza que há produtos encalhados, o que pode levar a perdas e custos de armazenamento.
Qual o giro de estoque ideal?
Não se pode determinar um número como ideal ou não para determinar o giro de estoque.
Tudo depende do tipo de produto, da capacidade produtiva e de como cada empresa se articula na cadeia de suprimentos.
Ainda assim, pode-se dizer que produtos perecíveis sempre demandam um giro alto, se comparados com mercadorias de segmentos como eletrônicos e veículos.
Outro fato que deve ser sempre considerado é a demanda, já que é ela que vai exigir mais ou menos da capacidade de uma empresa em suprir um mercado.

Como aumentar o giro de estoque?
O “segredo” para aumentar o giro de estoque está quase sempre nas vendas, embora a distribuição também possa influir.
Portanto, a melhor estratégia é sempre aumentar a demanda, lançando promoções e ofertas por meio de ações de marketing e visual merchandising.
Vale ainda investir em métodos e ferramentas de gestão de estoque, como o FIFO, junto com o levantamento periódico do inventário, entre outras medidas.
Conclusão
O giro de estoque é essencial porque diz se a empresa está sendo bem sucedida na distribuição da produção e em seus esforços de vendas.
Esteja à frente desse setor e seja o gestor ou gestora que as empresas buscam, graduando-se em Lean Six Sigma Black Belt e Green Belt.