Você está aqui: Início / Blog / Livro essencial sobre melhoria de processos é lançado em português

Livro essencial sobre melhoria de processos é lançado em português

Livro Modelo de melhoria – Uma abordagem prática

Prof. Ademir mostrando o livro “Modelo de Melhoria”
Livro Modelo de melhoria

Livro Modelo de melhoria – Uma abordagem prática para melhorar o desempenho organizacional é um livro que resultou de grande esforço de tradução coordenado pelo professor Ademir José Petenate, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp, e que está sendo publicado pela Mercado de Letras. “A autoria é de um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos que trabalharam por muito tempo com William Deming, um dos nomes mais influentes na área de melhoria de processos do século passado. Em função desta colaboração, os autores apresentam um método baseado nas ideias do seu mentor”, afirma Ademir Petenate.

modelo abordado no livro

Segundo o professor, o modelo abordado no livro é amplamente utilizado na Unicamp, sendo a base dos cursos de extensão em melhoria de processos oferecidos pelo Imecc, assim como do curso do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), que ele coordena. “Entre 700 e 800 funcionários técnico-administrativos já passaram pelo curso, havendo vários projetos realizados na área de saúde (HC, Caism, Cecom). No nosso curso no Imecc registramos mais de dois mil alunos de empresas, tanto em manufatura como em serviços. O modelo também serviu a uma experiência piloto junto ao Ciesp, visando pessoas de pequenas e médias empresas.”

Ademir Petenate conta que trouxe o método para a Universidade no ano de 2000, graças a um convênio do Imecc com a Compaq do Brasil, que financiou a montagem de um curso de melhoria de processos (formação de Black Belts). “O convênio previa a participação em um curso oferecido pela empresa nos Estados Unidos, quando entramos em contato com este grupo de pesquisadores e com o livro. Antes, em 1990, tínhamos criado um mestrado em qualidade em parceria com a IBM, com a participação de vários funcionários. Quando a Unicamp decidiu pelo Planes [Planejamento Estratégico], essas pessoas me procuraram para auxiliar na montagem do curso do PDG [Programa de Desenvolvimento Gerencial]. Internamente, o impacto foi bastante grande.”

O livro

O livro, como observa Petenate, trata de um assunto de extrema relevância para qualquer organização, seja pública ou privada, pequena, média ou grande, de serviços ou de manufatura. “A questão é melhorar processos, produtos e serviços para, em última instância, melhorar o desempenho como um todo. Os processos podem ser avaliados sob duas perspectivas básicas. Uma delas é quanto à sua eficácia. Na área da saúde, o processo de atendimento deve ser eficaz, sob o risco de impactos adversos, inclusive de mortes, como no caso da enfermeira que injetou vaselina no paciente, ao invés do soro. Dois produtos com a mesma aparência estavam colocados lado a lado”.

Para o docente do Imecc, o segundo aspecto, que ganha cada vez mais importância, é a eficiência, ou seja, o quanto se gasta para realizar determinada atividade. “Durante um processo, quase sempre temos desperdícios: reduzindo-os, se reduz os custos, como de manufatura para a indústria. Voltando à área da saúde, a redução de desperdícios significaria a liberação de mais recursos para atender mais pessoas – e esse debate em que o governo postula a criação de novos impostos talvez ficasse em segundo plano.”

De acordo com Ademir Petenate, o interesse em traduzir o livro The Improvement Guide (título original) vem de dez anos atrás, seguindo-se depois as negociações com a editora americana Wiley. “Prestes a fechar a aquisição dos direitos, os autores nos comunicaram que estavam preparando a segunda edição. Aguardamos a revisão da obra, que foi lançada em 2008. Adquiridos os direitos, iniciamos o processo de tradução, que levou dois anos. Achamos que damos uma contribuição importante para um público o mais amplo possível, ao oferecer este conteúdo valiosíssimo em língua portuguesa.”

Fonte:

Luiz Sugimoto
Fotos: Antonio ScarpinettiEdição das imagens: Rodrigo do Carmo
Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/divulgacao/2011/11/09/livro-essencial-sobre-melhoria-de-processos-e-lancado-em-portugues