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Quais são as normas ISO e como elas ajudam as empresas

As normas ISO são regras que servem para padronizar as normas de processos em empresas dos mais variados tipos.

Com o passar do tempo e graças à sólida credibilidade da instituição responsável por elas, tornaram-se o grande balizador da qualidade e da excelência nos modos de produção e nos negócios.

Esse grande conjunto de normas aumenta a segurança de todos os envolvidos nos processos, desde os donos dos negócios até os clientes, passando pelos colaboradores.

Muitos aspectos destas diretrizes são interessantes de olharmos mais de perto, afinal são verdadeiras aulas para gestores.

Ficou interessado?

Então acompanhe a leitura até o final!

Normas ISO

O que são as normas ISO?

As normas ISO são um imenso compilado de padrões editados e publicados pela  International Organization for Standardization (ISO).

Fundada em 1947, ela se tornou a entidade com acreditação internacional para estabelecer regras que pautam as atividades produtivas.

A ISO nasceu da necessidade de estabelecer um modelo de produção comum a todos os países, principalmente no pós-guerra, quando o comércio internacional se intensificou.

Imagine, por exemplo, que uma empresa brasileira pretende exportar seus produtos para os Estados Unidos.

Sendo um mercado com regras de controle distintas das nossas, será necessário contar com um padrão de qualidade comum para assegurar um mínimo de conformidade.

É aqui que as normas ISO revelam a sua principal utilidade, como veremos a seguir.

Para que servem as normas ISO?

As normas ISO servem como uma referência a respeito da procedência de produtos e insumos, uma garantia de qualidade.

Vamos considerar uma outra possibilidade, a de produtos de um país pouco conhecido, o Sri Lanka, por exemplo, entrando no Brasil.

A forma como as nossas mercadorias seriam avaliadas em uma nação estrangeira, ou seja, tendo como régua as normas ISO, se aplicaria também aos produtos cingaleses aqui.

No âmbito interno, elas servem também como um atestado de respeito aos mais altos padrões de qualidade e boas práticas.

Tanto que a ISO confere um selo para a empresa que cumpre com as exigências para obtenção de cada uma de suas certificações. 

Benefícios das normas ISO para projetos

Por tudo que comentamos no tópico anterior, a obtenção de um selo ISO é uma tarefa das mais árduas.

É necessário passar por rigorosas auditorias, e o processo todo leva no mínimo seis meses para ser concluído.

Esse cuidado todo se justifica pela enorme autoridade conferida à ISO.

Cada conjunto de normas é elaborado e revisado pelos maiores especialistas conhecidos em um grupo de 91 países filiados.

Assim, quem conta com um selo ISO se coloca em um outro nível de excelência, já que não deixa margem para dúvidas sobre a qualidade em seus processos e projetos.

Principais normas ISO para empresas

As normativas ISO se dividem em um leque de especialidades agrupadas, cada qual com regras próprias direcionadas à gestão.

O grupo das normas ISO 9000, por exemplo, é usado para implementar políticas e boas práticas de gestão de qualidade.

Já as do grupo 14000 são para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), e por aí vai.

Conheça as principais delas a seguir.

ISO 9000

Qualidade é um atributo essencial e condição para o sucesso de qualquer empresa.

Por outro lado, sendo um conceito bastante amplo, nem sempre fica claro como alcançá-la, até porque a percepção do consumidor está sempre sujeita a mudanças.

Para responder ao desafio de estabelecer um padrão comum de qualidade internacional, a ISO publica desde 1987 as normativas ISO 9000, família de normas de qualidade que tem como principal expoente a ISO 9001.

Este ebook gratuito mostra a relação entre ISO 9000 e a metodologia Lean Six Sigma. Confira!

ISO 9001

A primeira edição da norma ISO 9001 foi publicada em 1994.

Ela tratava dos pressupostos necessários para garantir a qualidade nas empresas, por meio da implementação de um sistema de qualidade.

Ao longo dos anos, ela foi sendo aperfeiçoada, com novas edições em 2000, 2005 e 2008.

A mais recente delas, publicada em 2015, foca na análise dos resultados a partir de uma condição fundamental: a satisfação do cliente.

ISO 27000

Já a família de normas ISO/IEC 27000 trata de um tópico cada vez mais presente nas rotinas das empresas: a gestão da segurança da informação.

Infelizmente, o Brasil é o quinto maior alvo de ciberataques do mundo e, nesse sentido, as normas ISO constituem uma importante blindagem contra as investidas digitais.

Entre as mais importantes normas da família 27000, destacam-se:

  • ISO/IEC 27001: única norma da família 27000 passível de certificação
  • ISO/IEC 27002: código de prática para controles de segurança da informação
  • ISO/IEC 27003: sistemas de gestão de segurança da informação 
  • ISO/IEC 27004: monitorização, medição, análise e avaliação
  • ISO/IEC 27005: gestão de risco da segurança da informação.

ISO 31000

Como já destacamos por aqui, a ISO 31000 pode não ser a mais popular das normas ISO, embora seja imprescindível para tratar da gestão de riscos.

Lembrando que todo negócio está sujeito a ameaças quando ingressa no mercado, internas e, principalmente, externas.

Para minimizá-las, a ISO 31000 sugere a adoção de um conjunto de oito princípios voltados à gestão de riscos, segundo os quais ela deve ser:

  • Integrada
  • Estruturada e abrangente
  • Personalizada
  • Inclusiva
  • Dinâmica
  • Baseada na melhor informação disponível
  • Consciente dos fatores humanos e culturais
  • Focada em melhoria contínua.

ISO 13053

Também falamos aqui no blog sobre a ISO 13053, outra norma pouco conhecida, mas fundamental para a implementação da gestão da qualidade pela ótica Lean.

Na verdade, ela serve mais para preparar o terreno nas empresas para a implementação do reconhecido método Lean Six Sigma de gestão.

Para isso, ela parte da ferramenta DMAIC de análise, acrônimo em inglês que significa:

  • Define: definição do problema a ser enfrentado 
  • Measure: mensuração dos aspectos principais de um processo por meio de dados
  • Analyse: análise das informações coletadas para comprovar relações de causa e efeito
  • Improve: otimizar o processo com base no resultado das análise realizadas
  • Control: controle dos resultados e eventuais correções.

Aproveite e conheça o roteiro DMAIC em detalhes neste super infográfico!

ISO 13485

Empresas do setor de saúde têm na ISO 13485 uma norma fundamental porque ela assegura a gestão da qualidade de dispositivos médicos.

Aliada aos princípios da metodologia Lean Healthcare, ela serve como um importante instrumento de controle da qualidade, garantindo a conformidade junto a stakeholders e pacientes.

ISO 14001

É crescente a preocupação das empresas e do mercado com a questão ambiental.

Nesse sentido, a ISO responde com uma família de padrões de qualidade dedicados somente às boas práticas ambientais, a ISO 14000, da qual a norma passível de creditação é a ISO 14001.

ISO 22000

A indústria alimentícia não poderia ficar de fora das normas ISO, tendo em vista a necessidade de manter as boas práticas sanitárias de produção de gêneros.

Ela aborda os parâmetros indispensáveis para implementação de um Sistema de Gestão de Segurança Alimentar, para o qual se apoia na ISO 9001.

ISO 45001

Outra posição incômoda ocupada com destaque pelo Brasil é a de segundo país do G20 com a maior taxa de mortalidade em acidentes de trabalho.

Um caminho para amenizar esse triste indicador é implementar a norma ISO 45001, voltada à redução do risco ocupacional.

ISO 50001 

Sua empresa está atenta ao consumo de energia em suas rotinas?

Se ainda não, um bom caminho para controlá-lo é implementar a norma ISO 50001, que certifica Sistemas de Gestão de Energia nas organizações.

O que são as certificações ISO?

A partir do que vimos, as certificações ISO podem ser caracterizadas como a melhor solução para garantir a segurança e a conformidade.

Como também destacamos, sua obtenção requer obediência a um longo processo de validação, no qual a empresa candidata se submete a extensas baterias de auditorias.

O esforço vale a pena, considerando o retorno na forma de credibilidade.

Isso porque essas são normas aceitas em todo o mundo.

Empresas detentoras de um selo ISO não deixam dúvidas a respeito de sua excelência operacional, não importa onde operem.

Normas ISO

Como consultar as normas ISO?

No Brasil, as normas ISO são adotadas como padrão pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Para acessar os conteúdos das normas em português, você pode consultar o catálogo da ABNT, que conta com um mecanismo de pesquisa detalhado.

Ou, se preferir, pode acessar diretamente o site da ISO e buscar por uma das 24.250 normas em sua loja online.

Conclusão

A implementação de uma norma ISO, seja ela qual for, caminha lado a lado com uma série de medidas de controle de qualidade.

Uma delas é a metodologia Lean, que você aprende a dominar nos cursos EAD e presenciais da Escola EDTI.

Adquira essa formação e seja um profissional diferenciado, habilitando-se a implementar políticas de redução de desperdício e muito mais.

Dê mais um passo em direção à excelência, conhecendo neste e-book os índices de capabilidade e desempenho de processos!

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