ferramentas de fluxograma

Veja 6 ferramentas de fluxograma para usar na sua empresa!

O fluxograma é um diagrama composto por formas e símbolos que permitem a visualização macro de um processo. A partir do uso de ferramentas de fluxograma e de imagens 2D ou 3D, o diagrama facilita a análise de dados de todas as etapas necessárias para um objetivo — seja ele a execução do TCC da faculdade, seja ele a criação de um programa de computador, seja ele a triagem de pacientes em um hospital, entre outros — trazendo, consequentemente, inúmeras vantagens para o seu desenvolvimento.

No post a seguir, além de apresentarmos os principais softwares utilizados para montar fluxogramas, também falaremos sobre a sua importância e quais são os tipos de projetos existentes. Vamos lá?

Importância do fluxograma

Utilizados em setores de programação, medicina, educação, contabilidade, entre outros, os fluxogramas representam um avanço na observação dos eventos de um processo. Por meio deles, é possível visualizar:

  • quais são os gargalos entre as etapas;
  • quais etapas são desnecessárias para o processo;
  • quais são os setores mais produtivos;
  • como ocorre a troca de informações internas;
  • qual é o volume de trabalho do processo;
  • quanto tempo demora para ser executado;
  • qual é o gasto total;
  • quem realiza cada operação;
  • quais são as entradas e saídas.

Saber o que acontece durante todo o processo é extremamente importante para elaborar melhorias no negócio. Caso seja identificado, a partir de uma observação criteriosa do fluxograma, que uma etapa não está gerando a lucratividade necessária, por exemplo, ou que simplesmente não é eficiente para o funcionamento do processo, ela pode ser retirada do planejamento. Isso não apenas reduziria gastos desnecessários da empresa, como também permitiria o seu crescimento de forma mais eficiente.

Tipos de fluxograma

A ideia do fluxograma é sempre a mesma: é uma ferramenta de diagramação que oferece uma visão macro de um processo. No entanto, graças à sua popularização, atualmente, já há vários tipos de fluxogramas diferentes. Conheça os principais a seguir:

  • diagrama de blocos: composto apenas por blocos, sem pontos de decisão entre o sequenciamento de eventos;
  • fluxograma de processos simples: composto por blocos e por pontos de decisão entre os eventos do processo;
  • fluxograma funcional: as etapas do processo são divididas por áreas ou secções, facilitando a identificação de gargalos de produção;
  • fluxograma vertical (Diagrama de Processo): símbolos e elementos são organizados no sentido vertical para facilitar o preenchimento e o estudo dos processos produtivos.

Ferramentas de fluxograma

1. Lovely Charts

Um aplicativo gratuito que oferece a criação de diversos tipos de diagramas. O Lovely Charts é uma excelente ferramenta para quem quer montar fluxogramas sem muita dificuldade. Seus recursos envolvem estruturas de arame, mapa de site, símbolos e formatos para formar etapas do processo, entre outros.

Vale ressaltar que a ferramenta apresenta versões de web, iPad e desktop, portanto, é critério do usuário escolher qual deseja usar. Após concluir o projeto, é possível exportar o arquivo para o formato PNG ou JPEG.

Seu download pode ser feito de forma gratuita sem economia de dados. Os planos para o acesso ilimitado começam a partir de US$ 3,99 por ano.

2. LucidChart

Outra ferramenta muito utilizada para criar fluxogramas de alta qualidade é o LucidChart. Ele é baseado em HTML5 e Javascript e funciona a partir de um sistema de colaboração que facilita a montagem de qualquer projeto de diagramação.

Além da possibilidade de montar fluxogramas, o LucidChart também permite a criação de sites simulados e aplicativos iOS ou Android que estejam operacionais. Esses projetos simulados podem ser utilizados da mesma forma que os reais.

Essa ferramenta é gratuita para 60 itens até 25 MB — depois disso, o acesso só é possível com investimento mínimo de R$ 9,95 ao mês.

3. Gliffy

O Gliffy é uma ferramenta online que oferece 2 diagramas gratuitos logo no inicio experimentar. Esse aplicativo funciona a partir do serviço da nuvem e, com a ação conjunta de outros diagramas, como Planos de Chão e análise SWOT, ajuda os usuários a montarem fluxogramas de alta qualidade.

A ideia da ferramenta é simples: basta criar o fluxograma, arrastando e soltando elementos na tela, editá-los no próprio navegador e, logo em seguida, se desejar, compartilhá-los em sites e redes sociais. O Gliffy é um programa que pode ser integrado facilmente ao Google Drive. Sua variedade de temas e modelos fazem com que ele seja um dos softwares mais populares para fazer fluxogramas.

4. Fluxograma

O Fluxograma é a única ferramenta da lista feita com o objetivo específico de criação de fluxogramas. A partir de um excelente sistema multiusuário, o aplicativo de diagramação permite o acesso de vários usuários ao mesmo tempo, o que facilita a colaboração de toda a equipe no projeto.

A melhor parte é que o Fluxograma não exige o download de nenhum software e ainda funciona muito bem na maioria dos navegadores. Isso é uma grande vantagem para pessoas que não têm um computador de alta capacidade para suportar programas pesados. O seu acesso é limitado para usuários convidados.

5. yED

Considerado um software de interface simples e direta, o yED auxilia a diagramação e a montagem de fluxogramas exclusivos. Por conter diversos modelos pré-fabricados disponíveis, todo usuário que utiliza a ferramenta tem uma experiência única, podendo criar projetos profissionais de forma rápida.

Além disso, o software possibilita a importação de documentos, dados e imagens para deixar o projeto com a mais alta qualidade.

O yED está disponível gratuitamente na internet, basta fazer o download e aproveitar os seus recursos para montar gráficos e fluxogramas.

6. Draw.io

Por fim, outra opção gratuita para montar fluxogramas é o Draw.io. Ele é um programa online que funciona a partir de um sistema em nuvem e contém recursos que permitem a criação de gráficos e diagramas.

A maior vantagem da ferramenta é a facilidade de uso. Basicamente, com a ideia simples de “arrastar e soltar”, o Draw.io permite a montagem de qualquer fluxograma que o usuário desejar — basta selecionar o símbolo desejado, arrastar e soltar na tela. Vale destacar que a criação de projetos é ilimitada até o preenchimento total do seu espaço de armazenamento no serviço em nuvem.

O fluxograma é um recurso estratégico e prático para analisar o processo como um todo. Sua utilização é extremamente benéfica para a identificação de gargalos e etapas desnecessárias, padronização de processos, documentação de eventos, entre outros procedimentos importantes de uma cadeia produtiva. Sempre que precisar criar esses diagramas, basta escolher uma das ferramentas de fluxograma da lista e organizar os elementos da maneira que desejar!

Gostou de conhecer as principais ferramentas de fluxograma? Então, continue aprendendo! Aproveite para descobrir como estabelecer uma boa divisão de tarefas no trabalho!

Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *