business excellence

O que são Business excellence models?

Realizar a gestão de uma empresa nunca foi uma tarefa fácil e nem para qualquer pessoa. Organizar equipes, administrar processos e realizar previsões são competências essenciais a um líder, mas muito difíceis de serem colocadas em prática. Por esse e por tantos outros motivos é que ferramentas como o Business Excelence Models têm se tornado comuns no mercado e são cada vez mais aplicadas.

Através dessa linha de pensamento que oferece padrões para uma gestão de sucesso, é possível controlar cada setor da empresa, levando em conta diversos aspectos que costumam fugir da liderança comum, sem uma base para exercer uma boa gestão da equipe.

Sabendo disso, separamos aqui tudo sobre o Business Excelence Models e como adaptar esse padrão para a sua empresa, tornando-a ainda mais eficiente, eficaz e efetiva. Confira muito mais abaixo!

O que é Business Excellence?

O que é Business Excellence?

Em tradução literal, esse termo pode ser definido como “excelência empresarial”. Nesse contexto, fica evidente que o business excellence nada mais é que um modelo de trabalho que visa atingir a perfeição dentro da gestão corporativa.

Através de diversos padrões o BE fornece linhas a serem seguidas, como um apoio para que o líder realize os processos com qualidade e dentro de uma metodologia. Ao seguir todos os caminhos apontados, a companhia passa a integrar o mundo do Business Excellence, colhendo resultados diretos em sua produção e também na receita econômica.

Como os Modelos de Excelência em Gestão podem te auxiliar?

Como os Modelos de Excelência em Gestão podem te auxiliar?

Realizar a administração de um setor ou de uma equipe envolve diversas tarefas. Nesse cenário, é comum que gestores deixem de lado algumas áreas, o que pode causar gaps gigantescos no futuro.

Utilizando os Modelos de Excelência em Gestão o gestor conta com diversos pilares para pautar e estruturar a liderança dentro da companhia. Desse modo, se torna mais fácil assegurar que nenhuma etapa importante será deixada de lado e que a administração ocorrerá da melhor forma possível para o futuro da corporação, melhorando a gestão e aumentando o lucro da companhia.

Conceitos do Business Excellence Models

Como citamos anteriormente, o Business Excellence Models é um conjunto de técnicas e conceitos voltados ao ramo empresarial. Sendo assim, quem deseja adotar um modelo de gestão isento de erros deve conhecer e se adaptar aos principais preceitos dessa ferramenta. Portanto, separamos abaixo alguns deles. Acompanhe!

Resultados em primeiro lugar

Uma gestão que trabalha com foco no resultado é muito mais eficiente que aquela que analisa processos parte a parte, sem ver o todo. Mesmo que as etapas de produção devam ser levadas em consideração, elas nunca devem ser a área de mais destaque em uma análise.

Colocar a atenção no resultado final permite um trabalho mais enxuto e com menos falhas, focado na redução do desperdício e de demandas desnecessárias.

Foco no cliente

O Business Excellence foca no cliente para lhe proporcionar a melhor experiência possível com o produto. Sendo assim, todos os processos produtivos são organizados de modo a trazer ainda mais qualidade agregada ao objeto no final, desde a aceleração na distribuição logística até matérias-primas de melhor procedência.

Liderança e propósito constante

Estabelecer uma meta é muito importante para o acompanhamento de resultados e a conquista dos objetivos traçados. Portanto, dentro do Business Excellence Models é vital que a liderança tome frente e estabeleça propósitos tangíveis para a produção, motivando ainda mais a equipe a trabalhar melhor.

Gestão por processos e fatos

Tomar decisões baseadas em dados e estatísticas é a melhor escolha se tratando do âmbito profissional. Sendo assim, ao se adaptar ao modo BE é preciso que o gestor se torne mais atento na colheita e análise de informações, bem como nos resultados dos processos implantados. Dessa forma, ele terá mais controle sobre os resultados obtidos.

Desenvolvimento e envolvimento de pessoas

Terceirizar tarefas é essencial para conhecer mais da equipe e descentralizar demandas.

Por esse motivo, é fundamental incluir colaboradores em treinamentos e permitir que eles se envolvam em áreas diferentes de suas “caixas”. Com isso, pouco a pouco será construído um grupo coeso, capaz de realizar a produção corretamente mesmo com ausência de outros funcionários.

Aprendizado contínuo

Investir em constante capacitação é essencial para se manter aberto a novas ideias. Portanto, tanto líderes quanto os demais colaboradores devem sempre buscar por mais conhecimento, seja em cursos específicos ou em treinamentos dentro da própria corporação.

Inovação e melhoria

Em tempos de era digital, permanecer estagnado nunca é uma boa opção. Por esse motivo o Business Excellence orienta os gestores a realizarem investimentos constantes em inovação e melhoria, de modo a tornar os processos de produção da empresa ainda mais tecnológicos e automatizados.

Desenvolvimento de parceria

Ser parceiro de outras companhias e dos próprios colaboradores é indispensável na construção de um nome de sucesso. Através deste ato aumenta-se a capacidade de marketing e ainda cria-se uma equipe unida, na qual é possível contar com o apoio em diferentes situações e imprevistos, tornando a empresa mais capaz de superar adversidades.

Responsabilidade pública

Para estar dentro do Business Excellence a companhia deve ter consciência do seu lugar no mundo. Portanto, a responsabilidade pública é indispensável e deve abranger da missão social da empresa até o auxílio aos menos favorecidos.

Em tempos nos quais a falta de posicionamento é condenada, assumir um local de ajuda social é bem-visto aos olhos dos investidores e dos clientes em geral.

Quais são os principais desafios de se aplicar o Business Excellence Models?

Em teoria, todos os conceitos parecem simples. No entanto, ao serem trazidos para prática pode-se enfrentar resistência de colaboradores, falta de apoio da diretoria e muitos outros problemas operacionais.

Sendo assim, é muito importante realizar um grande planejamento estratégico, de modo a orientar a aplicação do projeto em todos os âmbitos. Desse modo, se tornará mais simples se manter focado no objetivo e construir uma produção cada vez mais eficiente.

Se você deseja continuar aprendendo mais sobre esse e outros temas relevantes ao mundo empresarial, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos conteúdos que vão te ajudar a construir uma história de muito sucesso dentro da sua corporação!