Escola EDTI – Acesse e Conheça nossos Cursos‎

Você está aqui: Início / Blog / Consultoria em automação: o que é, como funciona e benefícios

Consultoria em automação: o que é, como funciona e benefícios

Garantir a produtividade, combater o desperdício e otimizar o uso dos insumos são desafios da indústria para os quais a consultoria em automação tem as respostas.

Afinal, não se trata somente de gerir o que acontece no chão de fábrica. Antes, durante e depois da produção, é imprescindível controlar um emaranhado de operações logísticas que envolvem estoques, distribuidores e outras atividades secundárias.

Em meio a tantos processos, há casos em que pode se fazer necessário o apoio de profissionais de fora, a fim de detectar eventuais gargalos de produção.

Entenda como uma consultoria ajuda nesse aspecto e como ela pode aumentar a eficiência em indústrias dos mais variados segmentos.

consultoria de automação

O que é consultoria em automação?

Consultoria em automação é um serviço prestado para empresas do ramo industrial, cujo objetivo é dar respostas aos desafios desse importante segmento.

Entre as soluções que ela pode ajudar a encontrar estão:

• Análise e ajuste de processos
  • Análises de custo de produção
  • Propostas de adequação
  • Apoio à automação, entre outras.

Cabe destacar que, por ser um serviço estritamente analítico, a consultoria em automação se restringe a fazer diagnósticos e a dar prognósticos

Uma vez concluído o seu trabalho, ela deixa a critério das lideranças da empresa a implementação das soluções propostas.

👉 Isso pode exigir um processo de mudança. Veja como fazer a gestão da mudança com base no Lean Six Sigma neste e-book grátis da EDTI!

Como funciona a consultoria em automação?

A essência de todo serviço de consultoria é analisar o status quo de uma empresa, podendo assim apontar para seus pontos fracos e o que fazer para fortalecê-los.

No caso da consultoria em automação, essa análise é realizada no chão de fábrica, lado a lado aos processos nas linhas de montagem.

Ela também atua, se necessário, junto às atividades de retaguarda, podendo sugerir melhorias em setores como estoque e distribuição.

consultoria de automação

Quais os benefícios da consultoria em automação?

Todo processo que envolve algum tipo de automação requer monitoramento e controle constantes.

Acontece que, em algumas empresas, esse controle pode afrouxar por uma série de motivos.

Com o tempo, problemas vão se acumulando, e a gestão que perdeu a capacidade de controle fica de mãos atadas para resolvê-los.

A consultoria em automação é, nesses e outros casos, o braço que chega mais longe, justamente por ter uma visão mais ampla e isenta.

Isso traz benefícios como:

• Imparcialidade na hora de apontar os problemas
  • Visão crítica sobre os processos
  • Redução de custos onde ninguém se atreveria a mexer
  • Aumento da produtividade.

Consultoria personalizada para as necessidades da sua empresa

Além de formar líderes e gestores para a indústria, a Escola EDTI também apoia esse segmento com uma consultoria formada por profissionais especializados.

Conheça o nosso programa EDTI for Business e veja o que os nossos Master Black Belts podem fazer pela sua empresa!

A consultoria em automação traz respostas efetivas e é um investimento com retorno seguro.

A EDTI está ao lado da indústria, prestando consultoria para sanar os seus desafios.

Amplie ainda mais seus horizontes lendo este ebook gratuito em que mostramos a relação entre o selo ISO 9000 e Lean Six Sigma!