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Scamper: quando e como usar esta técnica em seus projetos

A técnica scamper pode ajudar a desenvolver novas ideias e soluções para produtos e serviços.

Mais do que pensar fora da caixa e ter insights, é preciso colocá-los em ordem para que possam realmente ser aproveitados.

A propósito, a técnica scamper é uma alternativa não só para empresas, mas também para escolas, cursos e até na graduação ou pós-graduação.

Se houver a necessidade de uma ideia nova (e útil), “scampeá-la” pode ser a melhor escolha.

Entenda como é a dinâmica da técnica e de que maneira ela pode ser usado no dia a dia para ajudar em seus processos criativos!

O que é scamper?

Embora normalmente escrita como se fosse uma palavra, scamper é o acrônimo da técnica criada por Alex Faickney Osborn em 1953.

Em 1971, ela foi aperfeiçoada por Bob Eberle para auxiliar nos processos pedagógicos para jovens no ensino médio nos Estados Unidos.

Interessante é que Osborn foi também o criador da técnica de brainstorming, muito utilizada em empresas e que consiste em extrair de uma reunião o máximo de ideias. 

O que ele propõe com o scamper é algo mais ou menos como um roteiro para que um brainstorming não perca o foco, algo muito comum de acontecer quando se busca soluções em grupo.

Para que é usado o scamper?

A finalidade principal do scamper é orientar profissionais e estudantes que precisam desenvolver novas ideias.

Sua finalidade é servir como um guia, pelo qual o processo criativo pode ser dirigido para atender a interesses mais específicos.

Além de evitar a perda do foco, como pode acontecer em brainstormings em grupo, a técnica de scamper ajuda a evitar o temido “branco”.

Portanto, ela serve tanto para ordenar o pensamento como para ativá-lo no momento em que mais precisamos.

Como funciona a técnica do scamper?

A proposta de Eberle ao desenvolver a técnica criada por Alex F. Osborn é tornar o processo criativo mais gerenciável e menos sujeito a insights repentinos.

Para isso, ele organizou as etapas consideradas indispensáveis para viabilizar ideias ou soluções que demandam inventividade e pensamento criativo.

Desta forma, tudo o que você vai precisar é seguir o passo a passo sugerido, em que cada letra da palavra scamper leva a um degrau mais alto no processo de criação.

Confira na sequência o que cada uma das letras significa.

Substituir

O primeiro passo para a aplicação do scamper é pensar em maneiras de substituir materiais, processos e técnicas.

Se uma empresa fabrica um certo produto, ela pode começar pensando que tipo de insumo pode dar lugar a outros.

Caso estejamos falando da prestação de serviços, o que está em jogo pode ser uma técnica de produção que reduza custos ou maximize o tempo.

O mais importante nesta etapa é que sejam levantadas todas as possibilidades de mudar a composição de um produto ou serviço, independentemente da sua viabilidade ou não.

Combinar

Em uma segunda etapa, o processo avança para as possibilidades de combinação, desde que elas possam agregar ao produto ou serviço em análise.

A indústria de alimentos faz muito isso, quando cria produtos mesclados com outros para dar origem a novos sabores que, em certos casos, faz com que novos nichos de mercado apareçam.

Um exemplo disso é a goma de mascar Bubbaloo, que passou a ter como recheio não apenas caldas de frutas, mas sabores inusitados, como Coca-Cola.

Algumas marcas de laticínios também fazem isso ao criar iogurtes combinados com outros produtos, como sorvetes e biscoitos, entre outras possibilidades.

Adaptar

Já na fase de adaptação, o que se busca é validar as ideias e soluções apresentadas.

Nesse caso, as substituições e combinações propostas são submetidas ao crivo dos especialistas envolvidos, de maneira a verificar se são viáveis.

Isso porque, em muitos casos, uma ideia de substituição pode ser boa, mas faltam elementos ou recursos para que ela seja feita com sucesso.

Assim, uma adaptação pode ser necessária, de maneira que as boas ideias sejam aproveitadas, levando em consideração eventuais limitações de tempo, espaço e de orçamento.

Modificar

Ainda que modificar possa parecer sinônimo de substituir ou de combinar, na técnica de scamper o termo é seguido mais ao pé da letra.

Isso porque, ao aplicar uma modificação, o que se busca é nada mais do que manter as características de um produto, serviço ou função.

O que se muda, no caso, são elementos como tamanho, cores e cheiros, de maneira que possa ser criada uma nova solução a partir de algo que já existe.

Um bom exemplo disso é o que faz a indústria automotiva, que cria veículos de carga a partir da carroceria de carros de passeio.

Exemplos disso são a antiga pick-up Fiat Fiorino e a station wagon Caravan, entre outros modelos.

Procurar outros usos

Você sabia que a Super Bonder, originalmente, era para ser um material usado na fabricação de miras de plástico em armas de fogo?

Ou que o Viagra foi pensado primeiramente como um medicamento contra angina?

Ainda que algumas aconteçam por acaso, descobertas como essas revelam que sempre existe a possibilidade de explorar novos usos para produtos e serviços já existentes.

Essa é a ideia nesta etapa mais avançada do scamper.

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Eliminar

Agora que você já pensou em todas as possíveis formas de criar novas soluções, é hora de “aparar as arestas”.

Nessa etapa, o que se busca é retirar os excessos, deixando na nova criação apenas funções e características que de fato agreguem valor, o que pode também reduzir custos.

Rearrumar

Finalmente, na última fase do scamper, o objetivo é rever os próprios processos produtivos, de maneira que eles possam ser reorganizados.

Em certas situações, a simples troca em uma sequência de etapas pode gerar resultados surpreendentes, superando as expectativas.

Conclusão

A técnica scamper é de grande utilidade quando se faz necessário reinventar processos, produtos ou desenvolver novas maneiras de prestar um serviço.

Ela é indicada para todas as empresas que precisam investir em inovação ou para estudantes que precisam de novas ideias para orientar seus estudos.

Falando em estudos, a EDTI oferece cursos que vão ajudar você a desenvolver todo seu potencial, com formação green belt e black belt.

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1 comentário em “Scamper: quando e como usar esta técnica em seus projetos”

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