A importância dos indicadores

Nestas ultimas semanas produzimos conteúdo especiais relacionados a terminologias utilizadas no Lean Seis Sigma (para receber também estes conteúdos especiais cadastre-se em nosso e-mail), por acreditarmos que é de extrema importância para o conhecimento de todos os colaboradores envolvidos no projeto o saber exatamente o que esta acontecendo ao longo de todas as etapas dos projetos.

Seguindo essa linha de raciocínio hoje abordaremos a importância dos indicadores e falaremos sobre os aspectos relacionados a eles. Continue acompanhando para saber mais.

eBook: Como fazer análise de dados

A análise de dados tem sido uma habilidade cada vez mais requisitada no mercado de trabalho. A quantidade de dados disponíveis é enorme, mas poucas pessoas conseguem transformá-los em insights para decisões de negócios.





Capa eBook: Como fazer análise de dados

Padrões e indicadores de acompanhamento são de extrema importância para um planejamento estratégico adequado. Para isso, é fundamental que algumas questões sejam levantadas tendo em vista evitar que alguns obstáculos sejam evitados.

O papel do gerente de projetos nesta etapa consiste em realizar o mapeamento da estrutura dos processos e acompanha-los. O levantamento de dados é a base fundamental nestes momentos, afinal, todas as informações que o gerente obter ao durante a execução dos projetos devem ser analisadas com base em pensamento analítico.

A fuga do pensamento analítico ao longo do acompanhamento dos processos pode culminar no fracasso do projeto. Por esses motivos, os indicadores de acompanhamento da gestão de projetos fomentam os melhores resultados.

Principais indicadores de acompanhamento

Para começar o acompanhamento dos indicadores será necessário entender os principais valores do projeto. Os valores estimados serão importantes e posteriormente utilizados nos cálculos para a formação de outros indicadores:

  • Valor Agregado (VA) — esse indicador de desempenho mostra o quanto deveria ser investido no trabalho realizado até um determinado momento, de acordo com o escopo já concluído;
  • Valor Planejado (VP) — como o seu próprio nome diz, o VP evidencia o quanto deveria ter sido gasto no momento da análise, conforme o planejado. Ele considera todas as despesas que existem na atividade, como equipamentos, materiais, recursos humanos etc;
  • Custo Real (CR) — esse indicador de acompanhamento determina a quantia financeira que foi utilizada até o momento do estudo.

Índice de Desempenho de Prazo (IDP)

A competitividade do mercado exige que os gerentes dos projetos não hesitem ao tomar decisões e garantir o cumprimento dos prazos estipulados dos projetos.

Uma forma de garantir que o desenvolvimento das atividades estejam dentro do esperado é essencialmente acompanhar o desenvolvimento das atividades. Sempre buscando possíveis falhas em vista de buscar o aperfeiçoamento.

O IDP é útil para estes momentos, pois aponta como está o andamento do projeto em relação ao cronograma previamente determinado, a análise desse indicador de desempenho não pode ser deixada de lado.

Ele pode ser calculado a partir da divisão entre os valores de VA e VP, então dando continuidade a análise da seguinte forma:

  • IDP > 1 — casos em que as atividades estão adiantadas;
  • IDP < 1 — circunstâncias em que a execução do trabalho está atrasada;
  • IDP = 1 — situações em que o projeto está seguindo o planejamento ao longo do tempo.

Índice de Desempenho de Custos (IDC)

Esta é outra questão muito importante que está relacionada às despesas geradas pelo projeto. Pois, de nada adianta determinar as atividades se o orçamento é extrapolado e as contas não estão sendo pagas.

Com o uso do IDC  é possível saber qual é a situação financeira do projeto, comparando o orçamento disponível com os gastos reais dos serviços.

O cálculo é realizado através da divisão do VA pelo CR, dando continuidade ao calculo da seguinte forma:

  • IDC > 1 — casos em que há economia financeira, ou seja, gastou-se menos do que o esperado;
  • IDC < 1 — situação que mostra o desperdício de recursos financeiros;
  • IDC = 1 — acontece quando os gastos estão de acordo com o que foi planejado.

Desvio de esforços

A gestão de projetos ajuda no planejamento das atividades a serem realizadas. Por mais que toda a equipe esteja bem preparada e tenha experiência, imprevistos podem acontecer. Dessa forma, você não pode deixar de analisar as diferenças entre o que foi planejado e o que está sendo executado.

Desvios muito grandes podem indicar que o planejamento foi equivocado, que as técnicas e ferramentas utilizadas são impróprias ou que os colaboradores não foram preparados de maneira correta. De qualquer forma, o desvio de esforços analisa essas situações e é aplicado em diversas comparações.

Lembre-se que cada um dos dos indicadores de acompanhamento tem seu objetivo, por isso a chave para continuar aperfeiçoando o desenvolvimento de seus projetos será sempre continuar buscando o conhecimento perante todas as informações presentes na metodologia Seis Sigma.

Você pode se especializar através de cursos de certificação e começar seu desenvolvimento profissional agora mesmo, basta se inscrever agora clicando aqui.



No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta