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Inspeção de qualidade: conheça os tipos e veja como fazer

Bons produtos são resultado de um esforço intenso de pesquisa e desenvolvimento, e a inspeção de qualidade é parte disso.

Ela existe para orientar as decisões de gestores em linhas de montagem, em processos de manufatura e todo tipo de rotina que dê origem a produtos acabados ou semiacabados.

Isso sem contar que o consumidor omnichannel é bastante exigente em relação à qualidade.

Logo, não se pode desconsiderar esse componente fundamental.

Entenda neste conteúdo como ela é realizada, os tipos principais e o que fazer após fazer uma inspeção visando a qualidade em sua empresa.

o que é inspeção de qualidade

O que é inspeção de qualidade?

Inspecionar algo significa verificar para fins de confirmação se um objeto se encontra nas condições ideais.

Também é uma maneira de zelar pela segurança, como acontece nos canteiros de obras em que locais, máquinas e equipamentos são inspecionados antes do uso.

Na indústria, a inspeção de qualidade é a soma de procedimentos pelos quais uma empresa se certifica de que seus produtos atendem às exigências legais e expectativas do consumidor.

Agora que você sabe o que é inspeção de qualidade, veja o que a diferencia do controle de qualidade. 

Qual a diferença entre inspeção de qualidade e controle de qualidade?

Inspecionar e controlar são duas atividades de certa forma similares, por isso, não é raro haver certa dúvida sobre as diferenças entre inspeção e controle de qualidade.

A inspeção de qualidade é uma etapa pontual que ocorre geralmente no final do processo produtivo, com o objetivo de verificar se um produto atende aos critérios estabelecidos. 

Ela foca na detecção de defeitos, por meio de testes, medições ou avaliações visuais, decidindo se o item será aprovado, rejeitado ou retrabalhado. 

Já o controle de qualidade é mais amplo e contínuo. 

O que se faz no longo prazo é o monitoramento e a padronização de processos desde o início da produção, com o objetivo de evitar falhas. 

Para isso, são utilizados métodos, ferramentas e rotinas aplicadas para garantir que o produto final atenda aos requisitos esperados. 

Enquanto a inspeção atua como uma barreira final, o controle trabalha de forma preventiva, ajustando variáveis ao longo do processo.

Qual a importância da inspeção de qualidade?

Todo processo produtivo está sujeito a falhas.

A inspeção de qualidade é o procedimento que garante que um produto foi desenvolvido dentro dos parâmetros especificados, atendendo às normas de segurança e de higiene.

Empresas que cuidam de inspecionar previamente aquilo que vendem, em geral, têm uma reputação mais sólida, já que dificilmente são surpreendidas.

Dessa maneira, contar com procedimentos de verificação também é uma forma de trabalhar a imagem, facilitando as ações de marketing.

Como veremos na sequência, não existe apenas um tipo de inspeção, até porque produtos industrializados ou manufaturados são resultado de uma cadeia de etapas coordenadas.

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Tipos de inspeção de qualidade

Há quem prefira qualificar a inspeção de qualidade em apenas três etapas: pré-produção, processos e pós-produção.

Embora essa não seja uma forma errada de classificá-la, acreditamos que deixa de considerar outros tipos de inspeção muito importantes.

Quanto mais abrangente for  uma inspeção, melhor tende a ser a qualidade dos objetos inspecionados.

Isso vai ao encontro dos princípios Lean e de melhoria contínua, as bases para o desenvolvimento de empresas de sucesso.

Veja a seguir quais são os cinco tipos de inspeção que não podem faltar para garantir a qualidade em tudo que uma empresa faz.

Pré-produção

É possível fabricar um produto ruim a partir de insumos de boa qualidade, mas não o contrário.

Logo, é preciso inspecionar as matérias primas que serão empregadas na produção, a fim de conhecer suas especificações e características.

Veja, por exemplo, o cimento.

Em sua composição, estima-se que deve ser adicionado algo em torno de 1% a 10% de calcário, dependendo do tipo.

Sendo assim, uma inspeção de qualidade para esse produto deve garantir que essa proporção seja respeitada, começando pela quantidade do insumo nos processos produtivos.

DUPRO

During Production Inspection, ou apenas DUPRO, é um tipo de inspeção corretiva/preventiva, acionada quando 20% de um lote acaba de sair da linha.

Ou seja, ao inspecionar um quinto de sua produção, a empresa pode antecipar falhas, de modo que o restante não seja comprometido.

PSI

As inspeções realizadas nas rotinas DUPRO são apenas o começo de um processo ininterrupto de análise.

Seriam incalculáveis os prejuízos à imagem caso um lote inteiro fosse enviado para o mercado com defeito, fora os custos com recalls.

Uma medida extra para evitar essa catástrofe é a chamada Pre-Shipment Inspection (PSI), ou Inspeção Pré-Envio.

Consiste em selecionar aleatoriamente alguns itens finalizados quando 80% da produção está concluída, conforme as normas ISO.

Essa é uma chance final de detectar anormalidades e corrigi-las antes que os produtos sejam distribuídos.

Daily Production Monitoring

Um lote de produtos é resultado não apenas dos processos envolvidos na linha de montagem.

Ambiente, instalações, processos e pessoas influenciam diretamente os resultados da produção e também devem ser inspecionados com o objetivo de assegurar a qualidade.

Essa é uma tarefa dos responsáveis pelo Monitoramento Diário de Produção (Daily Production Monitoring), em que são realizados exames minuciosos dos processos da fábrica.

Nesse tipo de inspeção, também são checados o cumprimento das especificações dos processos produtivos, além da inspeção física de unidades escolhidas aleatoriamente.

CLC

O esforço de verificação não se resume às etapas de produção ou manufatura.

Afinal, os riscos continuam presentes na etapa de distribuição, que começa no local onde os produtos são fabricados.

Cabe a quem produz tomar as últimas medidas de controle no sentido de minimizar os danos em uma etapa com alto potencial de riscos: o transporte.

Para isso, a Verificação de Carregamento de Contêiner, ou Container Loading Check (CLC) tem como finalidade garantir que a quantidade correta de diferentes estilos, tamanhos e quantidades de produtos seja enviada.

Além de minimizar o risco de danos durante o transporte, as embalagens também são inspecionadas para garantir a conformidade às normas de segurança.

👉 Aprenda neste e-book como fazer a FMEA, a Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos, uma das mais eficazes ferramentas de controle de qualidade!

Quem realiza a inspeção de qualidade na empresa?

O especialista em verificar se produtos ou serviços atendem aos padrões de qualidade exigidos é o inspetor de qualidade.

Entre suas diversas atribuições, destacam-se:

  • Testes dos produtos acabados
  • Elaborar relatórios sobre o andamento da produção
  • Relatar ocorrências e planejar ações de melhoria
  • Apoiar os responsáveis pela supervisão de equipes
  • Ler e interpretar projetos de serviços a serem realizados
  • Inspecionar o recebimento de insumos e produtos
  • Supervisionar o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI)
  • Supervisionar se as equipes estão obedecendo às normas e padrões de produção.

Como fazer uma inspeção de qualidade?

O objetivo de uma inspeção de qualidade é evitar que falhas nos processos de chão de fábrica comprometam a funcionalidade dos produtos que saem das linhas de produção.

Esse deve ser um procedimento meticuloso, no qual não pode haver espaço para o erro.

Veja como fazer uma inspeção 100% segura do início ao fim.

1. Conheça as regras e normas

Toda atividade produtiva está sujeita a regras específicas.

Na indústria de alimentos, a Vigilância Sanitária é quem determina como produzir os diversos gêneros alimentícios, por exemplo.

Por isso, um profissional de qualidade deve ser o primeiro a conhecer as leis e normas que regulam o seu segmento produtivo.

Também tem por obrigação dominar os critérios estipulados pelos organismos nacionais e internacionais de qualidade para atender às suas exigências.

Isso sem deixar de lado as demandas de um personagem fundamental: o cliente, para quem a empresa deve direcionar todos os esforços no sentido de melhorar a qualidade.

2. Tenha profissionais ou parceiros qualificados e motivados

Como vimos, o inspetor de qualidade é o especialista responsável pelos processos de verificação de conformidade nas empresas.

Apesar de ter um papel de inquestionável relevância, ele não faz tudo sozinho.

É preciso haver braços e mentes capazes de auxiliá-lo no esforço contínuo de verificação.

Por isso, é essencial que as pessoas que lidam com as rotinas de inspeção estejam muito bem preparadas e motivadas.

Por se tratar de um processo que exige máxima atenção aos detalhes, é esperado que os profissionais ao lado dos inspetores trabalhem sempre no melhor da sua forma.

Por sua vez, a excelência das equipes de inspeção depende também da estratégia da empresa para captar e reter talentos, assim como as políticas de RH da empresa.

3. Adote parâmetros de qualidade

As inspeções precisam ser orientadas conforme critérios muito bem definidos.

Ou seja, as pessoas incumbidas de verificar a qualidade dos produtos deverão saber que tipo de problemas devem ser identificados e o grau de risco que representam.

O inspetor de qualidade pode começar definindo três aspectos básicos para identificação de falhas:

  • Falhas ou inconsistências toleráveis/leves: caracterizam-se por não comprometer as funções de um produto ou influir em sua utilização
  • Falhas graves: aumentam a possibilidade de falhas de utilização ou diminuem a vida útil de um produto
  • Falhas críticas: representam perigo para quem utilizar o produto ou riscos à saúde e segurança das pessoas e instalações.

4. Analise causas, não só sintomas

Na inspeção de qualidade, limitar-se à identificação de defeitos é apenas o começo. 

Quem quer garantir a qualidade total precisa analisar as causas, e não apenas os sintomas, a fim de melhorar produtos e processos. 

Na indústria, o trabalho não termina quando um problema é detectado, já que o simples descarte ou retrabalho do item não resolve o núcleo da questão. 

É necessário investigar por que o erro ocorreu: foi uma falha humana, um equipamento desregulado, matéria-prima fora do padrão, ou uma instrução mal compreendida? 

Com isso, vem a necessidade de uma abordagem que vá além da correção imediata, de modo a contribuir também para a eliminação das falhas para que não se tornem recorrentes. 

Podem ser utilizadas ferramentas como o Diagrama de Ishikawa ou os “5 Porquês” para chegar à origem dos problemas, além da Análise de Causa Raiz

5. Use a amostragem

Como vimos nos tipos de inspeção, algumas delas se valem da coleta de amostras para verificação da conformidade.

Para isso, as equipes de inspeção devem definir um percentual que seja representativo mas que, ao mesmo tempo, garanta a agilidade das inspeções.

6. Invista em tecnologia

A indústria é hoje 5.0, o que significa que a digitalização, automação e a robotização têm um papel central nas operações e até na parte estratégica.

Investir em tecnologia na etapa de inspeção de qualidade é por isso indispensável para aumentar a confiabilidade e a agilidade no processo de verificação dos produtos. 

Sensores, câmeras de alta precisão, softwares de visão computacional e inteligência artificial são algumas das tecnologias que as empresas usam para identificar falhas com mais rapidez e precisão do que na inspeção manual. 

Além de reduzir a margem de falha humana, apostar na tecnologia melhora a rastreabilidade, orientando também o processo decisório. 

Outro aspecto positivo é que os sistemas automatizados conseguem operar em alta escala, mantendo a constância dos critérios de avaliação ao evitar desvios. 

7. Registre tudo com clareza

Sem um registro de todas as ações realizadas durante a inspeção de qualidade, não seria possível garantir a rastreabilidade dos produtos, tampouco a melhoria contínua

Os registros servem ainda como base para identificar padrões de falhas, apontar responsabilidades e tomar decisões com menor margem para erro.

Na prática, esse é o processo em que se documenta os resultados obtidos em cada item analisado, os critérios de aceitação utilizados, as não conformidades encontradas e as ações corretivas aplicadas. 

Na indústria automotiva, por exemplo, cada carro passa por inspeções em pontos específicos, como sistemas de freio, faróis e componentes eletrônicos. 

Toda verificação é registrada digitalmente, com data, hora, nome do responsável e resultado da análise. 

São assim gerados dados que são arquivados para eventuais auditorias e para análises de melhoria. 

Caso uma falha seja detectada no futuro, será possível rastrear qual lote foi afetado e tomar providências para evitar a repetição do erro em produções futuras.

8. Continue aperfeiçoando

Processos de inspeção de qualidade também podem ser aperfeiçoados.

Com o tempo, procure revisá-los, de maneira que se ajustem às exigências do mercado e eventuais mudanças nas leis e normas.

O aperfeiçoamento é também parte da filosofia Kaizen de melhoria contínua, base do crescimento de empresas como a Toyota, GE e muitas outras.

o que fazer depois da inspeção de qualidade

O que fazer depois da inspeção de qualidade?

Como vimos, a inspeção de qualidade não é a solução definitiva. 

Na verdade, ela apenas abre portas para outras ações subsequentes visando a melhoria.

Por isso, após a inspeção de qualidade, é preciso seguir uma sequência de ações para garantir que os resultados sirvam de base para eventuais ajustes. 

Primeiramente, os dados coletados devem ser analisados. 

Se forem identificadas não conformidades, é necessário acionar o time responsável para investigar as causas e aplicar correções imediatas.

Os produtos aprovados seguem para a próxima etapa , como embalagem, expedição ou entrega. 

Já os reprovados devem ser separados, com destino definido: retrabalho, descarte ou devolução.

É também indicado comunicar os setores envolvidos para que revisem processos, treinamentos ou fornecedores, caso o problema tenha origem externa. 

Lembrando que a documentação gerada pela inspeção deve ser arquivada, com relatórios acessíveis para auditorias e futuras consultas. 

Por fim, pode-se usar os resultados para sugerir melhorias no processo produtivo, reduzindo falhas em ciclos seguintes. 

Onde aprender mais sobre qualidade?

Uma das metodologias que servem como base para o controle de qualidade e redução de desperdício na indústria é a Lean Six Sigma.

Capacite-se nesse método consagrado internacionalmente nos cursos de formação Green belt e Black belt da Escola EDTI.

Nossa formação diferenciada tem levado gestores e líderes a progredir na carreira há mais de 10 anos.

Seja o próximo a se destacar no mercado!

Conclusão

Atenção aos detalhes e espírito investigativo são algumas das soft skills necessárias para quem pretende trabalhar com inspeção de qualidade.

Outra exigência para essa função é conhecer os métodos usados pelas grandes empresas para garantir a conformidade e excelência de seus produtos.

Para isso, você pode contar com a EDTI e nossos cursos presenciais e em regime EAD.

Conheça também a metodologia Six Sigma no curso Green Belt, lendo este e-book desenvolvido pela equipe da EDTI!

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