Você está aqui: Início / Blog / Aprenda as vantagens de realizar um Treinamento Corporativo!

Aprenda as vantagens de realizar um Treinamento Corporativo!

Para quem trabalha dentro do ramo empresarial, realizar um treinamento corporativo muitas vezes já faz parte da rotina. Afinal, é por meio dessa espécie de aula que várias competências úteis ao trabalho diário são desenvolvidas, tanto em relação às soft skills, como também às técnicas interpessoais.

Nesse cenário, proporcionar esses momentos de aprendizado para as equipes é essencial para que as tarefas diárias sejam desenvolvidas com qualidade, bem como para manter a produtividade da companhia lá no alto, assim como o lucro.

Sabendo disso, aqui neste artigo citamos tudo o que você precisa saber sobre os melhores temas para treinamento corporativo e algumas dicas bem bacanas para você que deseja trazer essa super ferramenta para a sua empresa. Confira mais abaixo!

O que é um treinamento corporativo?

Podemos definir o treinamento corporativo como todas as ações realizadas com o objetivo de capacitar e oferecer aprendizado aos colaboradores das empresas.

Comumente os conhecimentos são proporcionados com base nas funções de cada funcionário, visando que as demandas específicas sejam realizadas de maneira cada vez mais assertiva, com maior qualidade e menor tempo.

Além disso, muitas vezes os temas para treinamento corporativo são construídos com base em objetivos mais gerais, como criar motivação e engajamento entre os funcionários.

Assuntos como união entre as equipes e relacionamento interpessoal também são bem comuns e podem trazer resultados positivos para o ambiente de trabalho e para a empresa como um todo.

Como montar um treinamento corporativo para os funcionários?

Como você pode perceber, os treinamentos são bem bacanas para manter o clima organizacional da empresa lá no alto e a satisfação dos funcionários sempre elevada.

Sendo assim, aderir a eles é uma excelente maneira para alcançar bons resultados e ainda criar um relacionamento positivo com a força de trabalho, estreitando laços e diminuindo conflitos internos.

Nesse cenário, algumas dicas podem se fazer bem úteis para quem deseja começar a praticar o treinamento em sua empresa. Confira!

• Primeiramente, faça uma análise dos pontos fracos da companhia;
  • Com base nos gaps descobertos, crie planejamentos para solucioná-los;
  • Entenda quais são os temas de menor conhecimento entre os colaboradores;
  • Estabeleça os objetivos do treinamento;
  • Solicite feedbacks sobre as aulas realizadas;
  • Crie uma cultura de aprendizado contínuo na empresa.

Metodologias

Como citamos anteriormente, os treinamentos corporativos são uma ótima ferramenta para melhorar o desempenho dos funcionários dentro da empresa.

Nesse sentido, utilizar temas específicos para a criação das aulas é bem bacana para agregar conhecimento e ainda garantir uma melhor performance diária.

As metodologias de produção são excelentes ideias de assuntos para quem deseja capacitar os seus colaboradores de forma a tornar a realização de suas demandas ainda mais assertiva. Confira algumas delas!

Seis Sigma

O Seis Sigma se trata de uma técnica originalmente desenvolvida pela Motorola, com o objetivo de tornar a produção de seus equipamentos eletrônicos mais eficaz.

A metodologia tem como foco principal a redução de erros e falhas, considerados os maiores vilões se tratando de desperdício financeiro e de tempo.

Esse formato de trabalho é construído com base na melhoria contínua através da adaptação de processos, reduzindo os gaps da empresa e tornando-a mais efetiva.

Lean

O Lean sem dúvida alguma é uma das mais tradicionais metodologias de trabalho do mundo. Conhecida por buscar a “produção enxuta”, ele proporciona a redução de todos os tipos de desperdícios, tornando a companhia mais ágil e lucrativa.

Metodologias ágeis

O termo “metodologias ágeis” surgiu em 2001, através do livro O Manifesto Ágil. Elas se tratam de uma série de ferramentas de trabalho que visam trazer a produção das empresas mais rapidez e efetividade em seus processos, sempre com base em princípios e normas pré-determinadas.

Alguns exemplos de metodologias ágeis são o Kanban, Scrum e o Scaled Agile Framework (SAFe).

Benefícios de realizar treinamentos corporativos

Até aqui com toda a certeza você já conseguiu perceber que os treinamentos corporativos são uma ótima ferramenta para quem deseja tornar sua empresa mais eficaz e efetiva.

No entanto, os benefícios de proporcionar o aprendizado contínuo vão muito além e abrangem diversas áreas, as quais possuem impacto direto em todos os setores da organização. Confira alguns deles abaixo!

• Melhora no clima organizacional;
  • Aumento da retenção de colaboradores;
  • Maior competitividade no mercado;
  • Crescimento da qualidade na realização de demandas;
  • Redução de custos devido a diminuição dos erros de produção.

EDTI Pass e Treinamento Corporativo

O EDTI Pass se trata de um super benefício criado pela escola EDTI para as empresas que desejam uma ferramenta de treinamento corporativo. Com ele a companhia pode oferecer os mais variados cursos na metodologia EAD para seus funcionários, escolhendo temas de acordo com o cargo e função que eles ocupam.

Desse modo, manter a cultura de aprendizado contínuo se torna muito mais simples, tendo em vista que a intensidade no repasse de conhecimento cresce consideravelmente.

Assim, em pouquíssimo tempo a companhia já poderá contar com funcionários qualificados em suas funções e repletos de conhecimentos que ajudarão no desenvolvimento da empresa.

E aí, gostou de saber mais sobre os treinamentos corporativos? Se sim, continue acompanhando o nosso blog e descubra ainda mais sobre temas que te ajudarão a construir uma carreira de muito sucesso!

Quer capacitar sua equipe e obter os melhores resultados? Conheça o EDTI Pass, o benefício que veio para revolucionar sua equipe!