Profissões do futuro: conheça 15 carreiras que vão dominar os próximos anos

publicado em | atualizado em

Saber hoje quais são as profissões do futuro é uma informação essencial para se preparar para o que está por vir.

De acordo com uma pesquisa publicada no portal Infomoney, 54% dos empregos no Brasil tendem a desaparecer.

A matéria revela que, se as empresas decidissem substituir a mão de obra por robôs, até 2026, 30 milhões de postos com carteira assinada evaporariam.

O cenário parece apocalíptico, mas não é.

Na verdade, existem muito mais oportunidades agora, e a tendência é que ainda mais venham a surgir.

Se você fizer a sua parte, se capacitar e ficar por dentro dos acontecimentos, o futuro pode ser brilhante para você também.

Leia este texto até o final e esteja pronto!

O que são as profissões do futuro?

Historicamente, sempre existiram profissões e negócios que, com o tempo, foram desaparecendo à medida em que surgiram novas tecnologias e métodos de produção.

As profissões do futuro são o resultado de um processo que nunca acaba.

Seu surgimento pode ser desencadeado pela evolução do mercado, das demandas do consumidor e da própria necessidade humana de evoluir e se desenvolver.

Nesse contexto, quem tiver visão sai em vantagem, antecipando-se para quando novas carreiras forem uma realidade.

Como serão as profissões do futuro

Tecnologia, automação e inteligência artificial são a bola da vez no mercado de trabalho.

Conforme os prognósticos de hoje, as profissões do futuro reúnem estas características.

A evolução dos meios tecnológicos e de comunicação traz consigo mudanças profundas no ambiente de trabalho e na forma como os empregadores e colaboradores se relacionam.

É o que mostra um estudo da Gartner (em inglês) sobre o futuro do trabalho.

Na pesquisa, 75% das pessoas disseram que suas expectativas em relação ao trabalho a distância foram superadas.

Dessa forma, podemos dizer com segurança que as profissões do futuro serão:

  • Digitais
  • Remotas
  • Com forte presença da automação
  • Dependentes de softwares e plataformas on cloud
  • Exigentes em relação à capacidade de solucionar problemas.

Quais são as profissões do futuro? 15 carreiras para ficar de olho

Na verdade, o futuro já começou.

As profissões apontadas como promissoras para amanhã já estão sendo exercidas em empresas de vários tamanhos e segmentos.

Isso significa que quem se inserir no mercado de trabalho com as habilidades para dar as respostas esperadas pelas empresas tende a ser um profissional imbatível em um futuro próximo.

Note que, quando nos referimos ao futuro, não estamos falando de um prazo de 20 ou 30 anos, mas de profissões que deverão estar em evidência em cinco anos.

Por isso, se você está escolhendo qual faculdade seguir ou qual pós-graduação cursar, faça isso considerando as 15 profissões a seguir:

1. Analista de dados

A escalada dos dados em nível estratégico para as empresas fez deles uma nova commodity.

Se os dados são o novo petróleo, é preciso que haja profissionais capazes de transformar esse petróleo em outros produtos, concorda?

É nesse ponto que especialistas como o analista de dados passam a ser cada vez mais disputados pelas empresas.

A função desse profissional é coletar, armazenar e, em seguida, tratar todos os dados à disposição de um negócio, de maneira que eles ajudem a gerar insights e soluções práticas.

👉 Assista ao webinar – Qual a importância da análise de dados?

2. Data scientist

Em um nível acima do analista de dados estão os cientistas de dados.

São eles os responsáveis por definir estratégias que envolvam o uso de dados em sentido mais amplo, assim como as tecnologias necessárias para extraí-los e tratá-los.

No entanto, assim como os analistas, os cientistas também se caracterizam pelo aguçado senso analítico.

Outro ponto em comum é que ambos surgem e se fortalecem no mercado em razão do Big Data, o conceito que se refere ao incomensurável repositório de dados gerado pelas interações online.

3. Influencer/Creator

A internet hoje tem a presença que um dia foi da TV.

A televisão ainda tem muita força, mas da forma como os apresentadores de programas ditavam moda e comportamento, hoje isso cabe aos chamados influencers.

Conhecidos também como creators, ou seja, criadores de conteúdo, são figuras notórias nas redes sociais em razão do seu carisma, inteligência e capacidade de motivar.

Então, se um dia você quis ser um apresentador, saiba que a profissão mais perto disso é a de influencer, que deve se consolidar ainda mais num futuro próximo.

4. Cuidador de idosos

OK, esta não parece exatamente uma profissão do futuro, afinal, desde que o mundo é mundo existem pessoas dedicadas a cuidar dos idosos.

A diferença é que, hoje, agregaram-se competências que tornam os cuidadores mais do que meros assistentes, mas verdadeiros Walkers Talkers.

O termo se refere à habilidade que esse profissional tem para fazer companhia às pessoas com idade mais avançada, utilizando para isso a internet.

Além disso, vale destacar que a população brasileira está envelhecendo, então, quem se preparar desde já pode garantir uma profissão estável no futuro próximo.

5. Community manager

As empresas estão cada vez mais preocupadas com o buzz envolvendo suas marcas na internet.

Nesse contexto, a figura do gestor de comunidade, ou community manager, torna-se central para capitalizar o que as pessoas dizem de uma empresa na web.

Ele pode fazer isso estimulando debates, mostrando as qualidades de produtos e serviços ou simplesmente respondendo a comentários e tirando dúvidas.

6. Gestor de negócios com foco em BI

Sendo os dados um ativo valioso para as empresas, é preciso utilizá-los estrategicamente com as ferramentas e técnicas adequadas para gerarem soluções em negócios.

Por isso, junto aos analistas de dados, atuam os gestores com foco em Business Intelligence ou inteligência de dados.

Basicamente, a função desse especialista é gerir as estratégias comerciais, utilizando para isso soluções que permitam desenvolver a parte estratégica de um negócio.

7. Engenheiro ambiental

A sustentabilidade e o compromisso com o meio ambiente estão em pauta e, no futuro, devem assumir um papel central nas estratégias das empresas.

Nesse novo contexto, tende a se sobressair o engenheiro ambiental, apontado como o especialista capaz de definir formas sustentáveis de produção e de distribuição de bens, produtos e serviços.

8. Coach

É indiscutível que o mercado para a profissão de coach encontra-se aquecido, com tendência de melhorar ainda mais.

Segundo a Sociedade Latino Americana de Coaching, 83,7% das pessoas que aprendem a metodologia coaching decidem fazer dela uma profissão.

Isso indica que trata-se de uma carreira estimulante e desafiadora, com um vasto campo de atuação, considerando o papel do coach como motivador e potencializador de carreiras.

9. Chief Data Officer

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe diversos avanços para o ambiente de negócios digital no Brasil, tornando-o mais seguro e confiável.

Um desses avanços é a instituição da função de Chief Data Officer, que é o especialista responsável por desenvolver políticas e medidas no sentido de garantir o cumprimento das leis.

10. Especialista em Cyber Security

Se há uma área que nunca perde relevância é a de segurança, principalmente no ambiente virtual.

Infelizmente, o Brasil é um dos campeões mundiais em ciberataques, que aumentaram 23% em 2021, segundo a Kaspersky.

Com a expansão das comunicações digitais, espera-se que esse índice continue a crescer, fazendo com que especialistas em cyber security passem a ser mais valorizados.

11. Desenvolvedor de wearables

Os dispositivos vestíveis (wearables) são a última palavra em tecnologia voltada ao bem-estar e qualidade de vida.

Óculos, relógios, pulseiras e muitos outros acessórios podem hoje estar conectados à internet, ampliando assim suas funções e oferecendo novos recursos para seus usuários.

Nesse contexto, profissionais capazes de desenvolver esse tipo de produto com certeza terão um futuro brilhante, repleto de oportunidades de crescimento na carreira.

12. Arquiteto/Engenheiro 3D

A engenharia e a arquitetura são duas áreas que mais têm se beneficiado da aplicação de tecnologias digitais.

Um exemplo disso são os projetos arquitetônicos e de construção civil em que maquetes e modelos em 3D servem para definir soluções e detectar eventuais falhas.

Então, o profissional do ramo que souber utilizar esse tipo de tecnologia certamente terá um diferencial no mercado, conquistando com isso melhores postos e salários.

13. Gestor de facilities

Facilities é o termo usado para designar o conjunto de atividades de apoio indispensáveis para o funcionamento de empresas.

Entre elas, estão as de limpeza, segurança, comunicações e infraestrutura, entre outras.

Com a crescente importância das atividades de backoffice no sentido de oferecer a melhor experiência para o cliente, o gestor de facilities passa a ser fundamental.

14. Líder em inovação

Também conhecido como gestor de inovação, esse é o profissional responsável por tomar a frente nos processos de atualização nas empresas.

Essa é uma área em que o gestor pode se especializar a fundo, focando a carreira na inovação de produtos e serviços ainda mais específicos.

👉 Confira o e-book – Nove comportamentos de um líder

15. Gestor de e-commerce

O comércio virtual está em crescimento acelerado, e a tendência para os próximos anos é que dispare mais ainda.

As empresas estão cada vez mais interessadas em profissionais capazes de gerir suas estratégias, ações de marketing e SEO, entre outras iniciativas digitais.

Habilidades e competências para as profissões do futuro

Em um cenário no qual profissões que exigem alto nível de especialização começam a surgir, é preciso mais do que nunca “aprender a aprender”.

Não menos importante, o mercado de trabalho hoje é mais um reflexo do conceito VUCA, em que a realidade passa a ser volátil, incerta, ambígua e complexa.

Essa é uma tendência que tende a se aprofundar, exigindo dos profissionais atributos como:

  • Resiliência
  • Adaptabilidade
  • Flexibilidade
  • Capacidade de suportar pressões
  • Formação sólida em nível de cursos de graduação e pós-graduação
  • Autonomia para tomar decisões e resolver problemas
  • Afinidade com a tecnologia digital e soluções em TI.

Como se preparar para as novas profissões do futuro

Considerando que o ritmo das mudanças nunca esteve tão acelerado, é preciso se movimentar para avançar na carreira e garantir um lugar ao sol em uma das novas profissões que estão se consolidando.

Confira na sequência como fazer isso!

Atualize-se constantemente

Como vimos, em um mundo VUCA as coisas mudam o tempo todo, de forma às vezes imprevisível, inclusive o próprio mercado de trabalho.

Isso impõe a necessidade de estar permanentemente atualizado, seja fazendo cursos livres ou mesmo investindo em uma nova graduação ou pós.

👉 Aprenda como ser proativo no trabalho e decole sua carreira!

Expanda o seu network

Uma boa rede de contatos é fundamental em um mercado no qual não basta ser bom, é preciso estar entre os melhores para se destacar.

Nesse caso, quem consegue se relacionar com outros profissionais da sua área, independentemente da posição que ocupem, ganha mais visibilidade e oportunidades.

Torne-se íntimo da tecnologia

As profissões do futuro são variadas em termos de áreas de abrangência, mas, em comum, todas elas têm uma forte ligação com a tecnologia.

Em um contexto no qual as comunicações em rede são verdadeiras protagonistas e agentes da mudança, não se pode pensar em crescer sem dominar pelo menos o básico.

Uma forma de saber o que as empresas esperam dos seus profissionais é visualizar vagas de emprego, mesmo que não esteja em busca de um.

Assim, você fica sabendo quais as ferramentas, técnicas e habilidades estão em alta, antecipando-se a possíveis oportunidades.

Aprenda a trabalhar por projetos

Foi-se o tempo em que um colaborador era contratado para permanecer em uma mesma função por 30 anos.

Embora isso ainda seja possível, hoje se conta mais a capacidade de trabalhar por projetos, que têm início, meio e fim em um curto ou médio prazo.

👉 E-book: Saiba mais sobre Gestão de Projetos Lean!

Faça o que ninguém faz

Ninguém se destaca fazendo o que qualquer um pode fazer, certo?

Então, se você quer chegar pronto para se destacar em uma das profissões do futuro, desenvolva suas habilidades até se tornar um verdadeiro maestro em sua área de atuação.

👉 Curso: Gestão de Mudanças Organizacionais. Aprenda os fatores que afetam o sucesso de uma mudança organizacional.

Conclusão

O sucesso profissional está diretamente relacionado à capacidade de aprender e evoluir.

Mas você não está sozinho nessa jornada de aperfeiçoamento.

Com a EDTI, aumentam suas chances de trilhar uma carreira de sucesso.

Conheça nossos cursos EAD e presenciais, dê um novo impulso em sua carreira e prepare-se agora para as profissões do futuro.

Siga em frente e conheça 6 razões para você aprender sobre Lean Six Sigma!

[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]
[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]