Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Entenda qual a diferença entre Lean e Six Sigma

Entenda qual a diferença entre Lean e Six Sigma

Nenhum projeto de melhoria pode avançar sem que seus líderes entendam qual a diferença entre Lean e Six Sigma.

Ainda que sejam metodologias complementares, ambas têm aplicações distintas e, assim, é fundamental conhecer suas nuances mais a fundo.

Um passo para isso você já está dando, ao começar a ler este artigo.

Siga em frente e descubra ainda mais.

Lean e Six Sigma

Qual a diferença entre Lean e Six Sigma?

A diferença principal entre Lean e Six Sigma é o alvo das abordagens.

Lean Manufacturing, ou Manufatura Enxuta, é o método criado em resposta à necessidade das empresas de reduzir ou extirpar as fontes de desperdício.

Já o Six Sigma tem como objetivo maior a melhoria da qualidade nos processos, enquanto evita a incidência de defeitos de fabricação.

Da junção de ambas, nasceu um novo método usado por empresas de todos os segmentos para obter resultados melhores, o Lean Six Sigma.

O que é Lean?

Enquanto filosofia, Lean engloba um conjunto de posturas e de mudança de mindset.

Com isso, a empresa se capacita para reduzir as fontes de desperdício em seus processos, por meio de técnicas específicas.

Logo, ao tratar da metodologia enxuta, estaremos sempre lidando com soluções como:

👉 A propósito, você pode conhecer a ferramenta SIPOC em detalhes neste e-book gratuito feito por quem entende do assunto: os especialistas da EDTI.

O que é Six Sigma?

Já a metodologia Six Sigma se baseia em técnicas que, uma vez implementadas, levam uma empresa a reduzir a não-conformidade em seus processos.

Embora sua criação seja creditada aos líderes da Motorola nos anos 1980, foi na década de 1930 que ela surgiu, por obra do célebre industrial e estatístico Walter Shewhart, pai do controle estatístico de qualidade.

O caractere “sigma” é uma referência ao símbolo usado para designar o desvio padrão, medida estatística que determina o quanto um indicador se afasta da média.

Diferenças entre Lean e Six Sigma

Não tardou para que profissionais do segmento industrial percebessem que, de certa forma, Lean e Six Sigma tinham objetivos muito parecidos.

A diferença é que a primeira busca combater o desperdício, enquanto a segunda tem como foco evitar as não-conformidades para que no final, o resultado seja o aumento da capacidade produtiva.

O que é Lean Six Sigma?

Dessa forma, podemos dizer que Lean e Six Sigma são dois roteiros diferentes para se chegar ao mesmo destino: a qualidade total.

A partir do que vimos, Lean Six Sigma é a metodologia que une os dois métodos apontados como responsáveis pela virada de jogo nas empresas que os implementaram.

Da metodologia Lean, ela herdou conceitos como a Casa Lean, em que ferramentas e técnicas como Jidoka e Just-in-Time levam ao controle de perdas.

Do Six Sigma, ele toma o sistema de graduação de seus especialistas por faixas, tal como nas artes marciais.

Lean e Six Sigma

Quais os benefícios da metodologia Lean Six Sigma?

A figura de uma casa para ilustrar a aplicação das técnicas Lean não é por acaso.

Ela remete às práticas que, de certa forma, usamos em nossos lares quando precisamos melhorar em algum aspecto.

Se precisamos fazer uma obra, por exemplo, podemos levantar parte dos recursos poupando nas despesas com água e luz.

Por analogia, a metodologia Lean Six Sigma faz algo parecido, o que em consequência traz uma série de vantagens.

Veja algumas delas abaixo.

Escalabilidade

Uma empresa torna-se escalável em suas atividades quando consegue expandir de forma controlada, com investimentos compatíveis com o seu orçamento.

Isso é possível com a aplicação de Lean Six Sigma, já que, como vimos, ela é toda focada na contenção das perdas e aumento da qualidade.

Aumento de receitas

Melhorando o padrão de qualidade, a empresa passa a satisfazer o seu cliente, que, com isso, tende a comprar mais.

Gera-se um ciclo virtuoso, no qual a qualidade leva a mais vendas, que levam a mais investimentos em qualidade, e assim sucessivamente.

Menos acidentes

Em setores como o de construção civil e de saúde, a implementação de Lean Six Sigma também é apontada como o fator que leva a diminuir o número de acidentes.

Dessa forma, as empresas desses segmentos passam a gastar menos com pagamentos de indenizações e despesas médicas, para não falar do principal benefício: o bem-estar dos trabalhadores.

Conclusão

Agora que você sabe qual a diferença entre Lean e Six Sigma, é hora de tomar a decisão que pode mudar a sua vida.

Grandes empresas estão em busca de profissionais qualificados nessa metodologia, que você aprende nos cursos presenciais e a distância da Escola EDTI.

Some ainda mais conhecimento ao seu currículo, lendo este e-book gratuito em que mostramos como fazer uma análise de dados!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: