Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Sistemas de produção industrial: conheça os principais e suas características

Sistemas de produção industrial: conheça os principais e suas características

Os sistemas de produção industrial são a base para a organização das atividades no chão de fábrica.

São também um recurso estratégico, já que, ao orientar a parte operacional, ajudam a atingir os mais variados objetivos.

Uma indústria sem um sistema adequado aos seus propósitos, limitações e capacidades se coloca em uma posição de risco, deixando os resultados ao acaso.

Lembre-se que, por trás de uma linha de montagem, existe um back office que precisa se orientar para medir a produtividade.

É para isso e muito mais que servem os sistemas de produção industrial, cujas funções e tipos nós vamos abordar em detalhes a partir de agora.

sistemas de produção industrial

O que são sistemas de produção industrial?

Sistemas de produção industrial são métodos organizados e estratégias implementadas para fabricar bens ou serviços em escala industrial.

Consistem em processos, tecnologias e práticas que visam aumentar a eficiência e a qualidade e controlar os custos na produção.

A escolha do sistema depende das necessidades de cada indústria, conforme as demandas do seu próprio mercado e a capacidade produtiva.

Outra maneira de controlar melhor a produção na indústria é implementando a Gestão por Resultados. Aprenda como fazer com este ebook gratuito!

Quais os principais sistemas de produção industrial?

Por mais semelhanças que uma empresa do ramo industrial tenha com a outra, se olharmos mais de perto, veremos que cada uma trabalha em condições muito específicas.

Embora os fins sejam parecidos, os meios podem diferir bastante, assim como as condições do mercado em que cada empresa atua.

Tendo esses fatores em conta, pode ser necessário ajustar ou modificar totalmente o sistema de produção, em resposta às contingências internas e externas.

Entenda como funcionam os principais deles a seguir.

Produção em Série

Desenvolvida no século XIX, com a Revolução Industrial, a Produção em Série revolucionou a forma como os produtos eram fabricados até então.

Como método industrial,esse sistema se destaca pela fabricação de produtos padronizados em larga escala.

Caracteriza-se pela utilização de linhas de montagem, visando otimizar a produção por meio da repetição de processos. 

Essa sistemática permite a produção rápida e sequencial de itens idênticos, com benefícios de escala e eficiência.

Por isso, é indicada em setores que demandam alta produção de mercadorias homogêneas.

Produção por Projeto

A Produção por Projeto é um sistema industrial que se destaca pela fabricação personalizada de produtos para atender requisitos específicos.

Diferenciando-se do método de produção em massa, cada projeto é adaptado conforme demandas particulares, garantindo flexibilidade e atenção aos detalhes.

Esse método valoriza a singularidade de cada item, sendo comumente empregado em setores que requerem alta customização, como construção civil, engenharia e produção de equipamentos especializados.

A Produção por Projeto permite a criação de soluções sob medida, priorizando a adaptabilidade para satisfazer as demandas de cada cliente.

Produção Contínua

Alguns processos demandam operação ininterrupta para fabricação de produtos em grande volume, como acontece nas plantas químicas e petroquímicas.

Nelas, a Produção Contínua é um sistema industrial que se encaixa melhor, mantendo operações ininterruptas para fabricar produtos em grande volume.

Nesse sistema, máquinas funcionam de forma constante, minimizando interrupções e falhas. 

A produção contínua também é empregada na manufatura de commodities em larga escala, proporcionando benefícios como redução de custos e maior eficiência operacional.

Produção Celular

Quando o objetivo é reduzir o tempo de produção e os custos, pode aplicar-se o sistema de Produção Celular.

Esse é um sistema industrial que organiza máquinas e trabalhadores em unidades autônomas, chamadas células, para aprimorar a eficiência, dando flexibilidade ao processo de fabricação.

Cada célula opera como uma unidade independente, especializada em tarefas específicas, o que por sua vez reduz o tempo de setup de máquinas, de produção e os custos.

Essa abordagem favorece a personalização e adaptação a demandas variáveis, sendo particularmente eficaz em ambientes que requerem agilidade na produção, como indústrias automotivas e eletrônicas.

Lean Manufacturing

Já no sistema Lean Manufacturing, ou de Produção Enxuta, o foco é a eliminação de desperdícios e a melhoria contínua, maximizando a eficiência sem comprometer a qualidade.

Outra peculiaridade desse método é a redução ou eliminação do estoque, considerado um verdadeiro “vilão”.

Também são considerados “vilões” os 8 Desperdícios Lean, que devem ser combatidos incessantemente para garantir o máximo de produtividade e mínimo de perdas.

Just-in-Time

O ajuste às demandas é uma das premissas do Lean Manufacturing.

Para isso, é utilizado o sistema de produção industrial Just-in-Time (JIT), que busca minimizar o estoque, mantendo a produção alinhada com a demanda, reduzindo assim os custos associados ao armazenamento.

Produção Automatizada

Todos os sistemas que abordamos até aqui dependem da aplicação de algum nível de automação.

Nesse sentido, vale apostar no sistema de Produção Automatizada, em que se recorre à utilização extensiva de máquinas e tecnologia para diminuir a dependência de mão de obra humana.

Manufatura Aditiva (Impressão 3D)

Um dos sistemas de produção industrial mais recentes, o de Manufatura Aditiva é considerado também um dos mais revolucionários.

Isso porque ele funciona a partir da construção de objetos camada por camada a partir de modelos digitais, sendo especialmente útil na produção de protótipos e peças customizadas.

sistemas de produção industrial

Quais os benefícios do sistema Lean Six Sigma?

O sistema Lean Manufacturing foi aperfeiçoado com o passar dos anos, desde que começou a ser empregado na Toyota, a partir das décadas de 1940 e 1950.

Esse processo de aperfeiçoamento natural levou à criação da metodologia Lean Six Sigma, em meados da década de 1980, pelos líderes da Motorola.

Sua vantagem está na aplicação intensiva de métodos e ferramentas de controle estatístico para redução de desperdício e otimização da produção.

Você pode se tornar um especialista nessa área, qualificando-se nos cursos EAD e presenciais da Escola EDTI de formação de líderes Green Belt e Black Belt.

Conclusão

Cada um dos sistemas de produção industrial que você conheceu neste artigo se aplica a um contexto diferente.

Para saber como fazer isso, não há outra solução a não ser a sua capacitação como gestor.

Isso você consegue nos cursos da EDTI, a escola que forma os líderes à frente das grandes empresas brasileiras e internacionais há mais de 10 anos.

Quer se aprofundar ainda mais no que você acabou de ler? Então a nossa indicação é o ebook completo sobre o sistema Just-In-Time!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: