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trabalho em equipe

Trabalho em equipe: desenvolva a sua equipe e ganhe produtividade!

por Marcelo Petenate
publicado em | atualizado em

O trabalho em equipe é fundamental para o crescimento de qualquer empresa, seja em relação à produtividade ou ainda no aumento do lucro. Através dele os funcionários executam as suas atividades com mais qualidade, o que diminui a incidência de erros e falhas a curto e longo prazo e otimiza toda a produção.

Com o trabalho de um grupo engajado, metodologias como o lean para redução de desperdícios se tornam bem mais eficientes, assim como todas as outras ferramentas de produtividade.

Em 1989, Peter Scholtes em seu livro, Manual do Líder, tratou mais sobre o papel dos gestores dentro do trabalho em equipe na atualidade, bem como as melhores dicas e técnicas para manter os funcionários engajados e sempre motivados.

Com base em uma análise desse livro e buscando informar mais sobre as características do trabalho em equipe, criamos aqui um artigo completo para você entender a importância dessa união dentro da sua corporação.

Desse modo, poderá trabalhar de maneira a estimular seus colaboradores a produzirem de forma cada vez mais ativa e engajada.

Ficou curioso para saber mais? Continue acompanhando abaixo e conheça tudo o que é necessário para um bom trabalho em equipe.

Qual a importância do trabalho em equipe?

Qual a importância do trabalho em equipe?

Uma das principais características do trabalho em equipe está em proporcionar a união entre os colaboradores de determinada empresa. Quando eles trabalham de maneira conjunta, a produtividade se torna mais engajada e menos passível de falhas.

As linhas de produção, que nada mais são do que uma série de processos em sequência, dependem de cada funcionário para seguirem ao próximo nível.

Nesse cenário, caso um trabalhador esteja realizando as suas funções em desacordo com os demais, as consequências podem ser o atraso na entrega de demandas ou, em casos mais drásticos, até mesmo uma parada de produção, o que significa, perda de dinheiro.

Para que a empresa trabalhe de maneira eficiente, efetiva e eficaz é essencial que ela produza também de forma conjunta. Afinal, mesmo que a companhia faça uso de softwares e máquinas para produzir, ainda assim é necessário que haja uma equipe preparada para realizar as programações no tempo hábil para o seu funcionamento.

Portanto, independentemente de quantos colaboradores uma empresa possui, as características do trabalho em equipe devem aparecer de maneira forte e concisa.

Apenas desse modo a companhia conseguirá se manter em um nível eficiente, bem como crescer em escala constante para atingir novos patamares no mercado.

O que é necessário para um bom trabalho em equipe?

O que é necessário para um bom trabalho em equipe?

Um trabalho em equipe com dinâmica adequada é aquele que, literalmente, envolve todos os membros do grupo e os faz se sentirem parte ativa no funcionamento da empresa. Para que isso aconteça é fundamental que todos os colaboradores entendam a produção como um todo e a importância que cada um dos processos possui no resultado final.

A partir disso, ocorre uma valorização automática do trabalho de outros funcionários, juntamente com o hábito de trabalhar de maneira conjunta, prezando por resultados eficientes e aumentando a eficiência de toda a organização.

Além disso, para que a atividade em equipe aconteça de maneira adequada, é fundamental que todos os funcionários entendam a necessidade de trabalharem juntos. Afinal, como citamos anteriormente, uma única falha de um colaborador pode resultar em uma desorganização catastrófica para a companhia.

Para isso, uma dinâmica de troca de setores pode se fazer bem útil. Dentro dela todos os funcionários passam a conhecer cada uma das funções dentro da empresa e sua devida importância. Desse modo, terão um conhecimento pleno e uma visão mais ampla do porque é necessário que realizem suas demandas com agilidade.

Como promover um bom trabalho em equipe?

Sabendo o quanto o trabalho em equipe é benéfico dentro das organizações, fica evidente que promove-lo em todos os momentos é essencial para se alcançar bons resultados. Sendo assim, acompanhe abaixo algumas dicas bacanas para tornar o seu grupo ainda mais unido e engajado!

Dinâmicas

Não há nada que promova mais engajamento entre as equipes que momentos de descontração e lazer.

Sendo assim, uma boa dica é procurar por “trabalho em equipe dinâmica” e aplicar algumas delas ao longo das semanas com o grupo. Games e rodas de conversa também são ótimas maneiras de fazer os colaboradores se conhecerem e criarem familiaridade com os demais colegas, além de promover uma troca de experiências.

Uma técnica que costuma apresentar bons resultados é trabalhar através de recompensas. Por exemplo, caso a equipe atinja determinado número de produção durante o decorrer da semana, na sexta-feira ganhará um café especial.

Com essas atitudes, além de promover o trabalho em grupo nos dias úteis, cria-se a expectativa por um momento de confraternização da empresa, o que torna o ambiente corporativo muito mais leve e descontraído.

Liderança organizada

Peter Sholtes no “Manual do Líder” afirma que é função dos gerentes ajudarem a equipe a se desenvolver e a se sustentar, criando um ambiente em que esse trabalho possa florescer.

Quando os gerentes não entendem os sistemas, o fluxo ideal de trabalho e a importância da equipe e dos relacionamentos no local de trabalho, eles acabam tomando ações que conturbam o ambiente. Nesse cenário, o trabalho que deveria ser positivo, trazendo mais união, acaba por se tornar um verdadeiro gerador de conflitos.

Portanto, é fundamental ter um líder preparado e muito bem treinado para motivar os colaboradores da maneira correta, incentivando-os a criar relações mais próximas com seus colegas de trabalho.

Desenvolvimento de habilidades interpessoais

As chamadas soft skills são as habilidades diretamente envolvidas com o lado interpessoal de cada colaborador. Ou seja, com o modo como ele se comunica, conversa e se relaciona com seus demais colegas de equipe.

Para que uma boa convivência se faça possível é imprescindível que os funcionários desenvolvam suas habilidades de relacionamento.

Para ajudar nessa tarefa podem ser repassados treinamentos pelo setor de recursos humanos, bem como feedbacks constantes por parte dos líderes, informando sempre o que cada um pode melhorar para tornar a convivência do grupo mais sadia.

Principais desafios do trabalho em equipe

O trabalho em equipe significado está diretamente ligado com parceria e motivação. Quando uma equipe está trabalhando de maneira conjunta, caso um membro esteja em desacordo, outros colaboradores conversarão com ele e o colocarão no eixo novamente, tudo de maneira automática e sem necessidade de grandes ordens.

Por esse motivo, com toda a certeza um dos maiores desafios dos líderes está em manter sua equipe motivada em todos os períodos. Desse modo, ela trabalhará sempre em busca de resultados melhores, que serão vistos em lucro e produtividade.

O gestor deve manter um nível adequado de desafio para evitar o tédio, pois muitas pessoas sentem-se desmotivadas quando são alocadas para a realização de tarefas que têm grau de desafio muito abaixo de seus níveis de habilidade.

No entanto, se o líder abusar e colocar um grau de exigência maior do que a equipe suporta, é comum que os colaboradores fiquem ansiosos e não entreguem o melhor resultado possível.

À medida que a equipe evolui o gerente deve ficar atento à maneira pela qual irá aumentar o grau de desafio do trabalho, visando sempre o alcance da excelência. Na ausência de desafio, por melhor que seja a equipe, provavelmente haverá a perda da harmonia do fluxo de trabalho. O mesmo aplica-se para um desafio muito elevado.

Para alcançar a excelência o gestor deverá se preocupar em elevar a habilidade do time no mesmo nível em que elevará o sarrafo das metas. Para isto, a atuação deve ser parecida com a de um professor, focando sua equipe no método de trabalho e não apenas no resultado.

Caso os objetivos sejam conquistados na base da tentativa e erro, por melhor que sejam os resultados em um ano, o gestor não conseguirá garantir a mesma resposta no ano seguinte. Porém, como a expectativa em torno desse cenário já está criada, a equipe será levada para níveis de ansiedade e desconforto muito altos.

Sendo assim, a sacada para o sucesso é a consistência e o treinamento constante, não deixando que com a ansiedade da empresa prejudique a qualidade de trabalho dos funcionários.

Conclusão

O trabalho em equipe nas empresas é um fator primordial para o atingimento das metas e objetivos, aumento de produtividade e elevação do lucro.

Através dele é possível atingir resultados que seriam impossíveis de ser alcançados de maneira individual. Portanto, investir constantemente na criação de novas técnicas e métodos para aprimorá-lo é essencial.

Se você deseja continuar por dentro dos melhores conteúdos sobre o mundo corporativo e dicas para desenvolver o seu trabalho, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos tudo que você precisa saber para manter sua companhia em crescimento constante, atingindo os resultados que sempre sonhou!

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