treinamento empresarial

Treine seus colaboradores e cresça na produtividade

O treinamento empresarial pode ser definido como a transmissão de conhecimentos técnicos capazes de moldar as atitudes dos colaboradores de forma positiva para a organização, de modo com que todos os funcionários sejam mais efetivos.

Ele é fundamental, pois com a crescente competitividade do mercado, possuir funcionários capacitados é um diferencial para a empresa que almeja destaque.

Tendo em vista a busca constante por melhores resultados, as empresas desejam cada vez mais capacitar os seus contratados das mais diversas formas. Com o avanço tecnológico essa tarefa ficou ainda mais fácil, tendo em vista que a educação a distância trouxe muitas oportunidades por um custo ainda menor que os modelos tradicionais.

Sabendo disso, criamos aqui um artigo completo sobre treinamento empresarial, com várias dicas para implementar essa cultura na sua empresa. Confira!

Produtividade e treinamento empresarial

Produtividade e treinamento empresarial

Ao comprar um equipamento é muito simples mensurar o retorno oferecido por ele, uma vez que os ganhos são tangíveis. Nesse contexto, muitas vezes a pergunta “como mensurar a eficiência de um treinamento?” surge.

A boa notícia é que essa resposta é simples e objetiva: os resultados podem ser observados a partir do aumento da produtividade dos colaboradores. Aqueles mais motivados usam melhor o seu tempo, produzem mais e agregam maior valor nas operações.

Recentemente um estudo publicado pelo Centro Nacional de Pesquisa sobre Qualidade Educacional para o Trabalhador – EUA (National Center on the Educational Quality of the Workforce), mostrou que após um aumento de aproximadamente 10% no nível educacional, houve um crescimento de produtividade de cerca de 8,6% no setor industrial. Em outras áreas não relacionadas à manufatura, o aumento da produtividade foi ainda maior, chegando ao valor médio de 11%.

Sendo assim, fica evidente que investir em treinamento é sinônimo de aumentar a capacidade produtiva dos funcionários, o que resulta em resultados maiores, melhores e mais eficientes em todo o contexto da organização.

Por que investir em treinamento empresarial?

Por que investir em treinamento empresarial?

Ao investir em seus colaboradores, a empresa está igualmente investindo em seu capital humano.

Nesse sentido, treinamento e desenvolvimento são palavras que andam juntas. Um profissional treinado tende a se desenvolver mais, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, melhorando sua confiança e aumentando o engajamento nas atividades da corporação.

Colaboradores mais motivados

Não são poucas as pesquisas que evidenciam o fato de que profissionais treinados costumam ser mais motivados para atingir os objetivos da empresa.

Embora fatores motivacionais sejam indubitavelmente pessoais, há várias maneiras de fazer com o que os colaboradores estejam engajados nas metas.

O investimento em funcionários é uma excelente forma de mostrar como a empresa se importa com os seus recursos humanos. Nesse sentido, os contratados deixam de se sentir como apenas um número e percebem o seu papel como parte ativa, viva e integrante de um grande sistema produtor.

Capacitação com resultados

Quanto maior o investimento em treinamento, melhor é o resultado por colaborador.

Recentemente, um estudo elaborado pela Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento (ASTD), comparou dois grupos de organizações, no qual um deles investiu cerca de três vezes mais em relação ao outro em treinamentos corporativos. O grupo que investiu mais teve um resultado 57% maior em vendas, além de 37% a mais em lucro por colaborador.

Nesse cenário, fica evidente o quanto os investimentos em treinamento possuem uma relação direta com  aumento da produtividade e retorno mensurável para a empresa.

Principais características de um bom treinamento

Os treinamentos empresariais podem ser amplos, variados e tratar sobre os mais diversos temas. Porém, algumas características básicas são essenciais para torná-los bons e produtivos aos colaboradores.

Abaixo, acompanhe alguns aspectos que fazem um curso ou aula produzir resultados com a equipe:

  • Engajamento com o público;
  • Palestrantes dinâmicos;
  • Assuntos relevantes;
  • Espaço para perguntas;
  • Horários adequados;
  • Técnicas e dicas práticas;
  • Exercícios e games;
  • Profissionais com formação na área.

Tipos de treinamento empresarial

O mercado de treinamentos corporativos hoje oferece uma ampla gama de cursos prontos, assim como alguns elaborados de acordo com a necessidade de cada empresa.

Um dos treinamentos mais comuns é o de coaching, no qual o foco é desenvolver as habilidades pessoais do colaborador de forma individual e geralmente é voltado para os gestores.

Além disso, o de troca de papéis, cujo objetivo principal é evidenciar como todas as áreas da organização são importantes, também é bem usado e apreciado pelos funcionários.

Nesse momento, o mais importante é entender qual será o público treinado e como a empresa pretende abordá-lo. Atualmente, existem diversos modelos nos quais a organização pode contratar planos e companhias terceirizadas, com o objetivo de ensinar diversos funcionários ao mesmo tempo, formando turmas para o aprendizado.

Essa pode ser uma grande vantagem, já que nesse caso o investimento é menor do que no treinamento individual, mas ainda assim pode ser aproveitado por todos.

Avalie as suas necessidades

É importante para cada empresa avaliar a sua necessidade e entender como montar um treinamento corporativo eficaz pode beneficiar os negócios e aumentar os lucros.

Nesse cenário, os cursos por assinatura são ótimos exemplos de treinamentos que produzem bons resultados. Afinal, um pacote para desenvolvimento é mais versátil, sendo possível aprender sobre os mais diversos temas de forma simples, prática e rápida.

Portanto, é necessário entender o contexto geral da organização e adquirir aquilo que mais produzirá resultados positivos em sua produtividade.

Bons treinamentos só tendem a trazer benefícios, tanto para a organização quanto para os colaboradores. Afinal, o engajamento de ambas as partes aumenta a produtividade e torna a empresa cada vez mais competitiva no mercado.

Sendo assim, se você gostou e deseja saber mais sobre temas relacionados ao mundo empresarial, continue acompanhando o nosso blog! Aqui postamos o que há de melhor para te manter sempre por dentro desse universo, com dicas e técnicas para construir uma carreira de muito sucesso!