Competitividade da Indústria

Indústria – Uma das ferramentas mais importantes em todas as organizações é o gráfico de tendência, cuja função é acompanhar o comportamento de um indicador em função do tempo.

eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

O grande resultado do Seis Sigma é redução de custos. Sem comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos. A maneira mais rápida é dar o primeiro passo e adquirir o conhecimento necessário para a implementação de melhorias. Participar de um curso para ganhar habilidade necessária na aplicação das ferramentas é essencial!





Capa eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

Este gráfico é muito usado por várias equipes para debaterem indicadores e avaliarem a eficácia dos seus planos de ação. É por meio dele, por exemplo, que uma empresa analisa se as metas para o período foram ou não alcançadas.

Outra função destes gráficos é facilitar as análises necessárias ao planejamento estratégico. Por meio de um bom gráfico de tendência é possível verificar níveis de competitividade e possíveis problemas que estão por vir.

Para ilustrar esta aplicação nós vamos analisar a produção industrial e o gasto com folha de pagamento das indústrias no período de 2010 a setembro de 2012. Cada ponto dos gráficos corresponderá ao indicador coletado mês a mês. Os dados foram coletados no site do Ipea.

Produção industrial

Como está a produção industrial no período de 2010 a 2012? Será que os gastos com pessoal estão pressionando a competitividade industrial? Tá mais caro contratar atualmente? Estas são perguntas que o gráfico de tendência ajudará a responder.

Analisando os gráficos da figura 1 é possível verificar que a reclamação geral da indústria sobre a perda de competitividade é real. Quando se verifica os gastos com folha de pagamento da indústria, percebe-se uma tendência de alta entre 2010 e 2012, porém, ao analisar o gráfico de produção industrial, nota-se que não há um aumento na mesma proporção.

Gráfico de controle

Lançando mão de um gráfico de controle observa-se que a produção industrial no período está estagnada e os gastos com folha de pagamento da indústria estão crescendo ano a ano.

Estes gráficos mostram como os reajustes anuais de salários tem pressionado a competitividade da indústria para baixo. Num cenário como este, de aumento de custos com mão de obra e de produção estagnada, é extremamente importante aumentar a produtividade da indústria por outros meios e a maneira mais eficaz de se conseguir isto é por meio da capacitação.

É notável que as indústrias que implantaram programas de formação em melhoria de processos (Six Sigma e Lean) conseguiram crescer mesmo neste cenário.

Com a capacitação Green Belt, por exemplo, será possível aumentar a produtividade do colaborador. O reajuste anual da categoria será amortizado pelo novo nível de produtividade que o colaborador capacitado em melhoria de processos conseguirá alcançar.

O profissional Green Belt conseguirá reduzir os custos de produção mantendo ou melhorando a qualidade, fatores essenciais para se ganhar mercado num ambiente econômico de estagnação da indústria.

Já o profissional Black Belt, além de reduzir os custos e manter a qualidade, será capaz de realizar melhorias que levarão a inovação contínua dos produtos, serviços e negócios da indústria. Inovar e reduzir os custos são as melhores armas para se consolidar quando o PIB da indústria anda de lado.

Capacitação é a saída para sua indústria crescer mais em qualquer cenário macroeconômico.

Capacitar-se em melhoria de processos é a maneira mais rápida para que seus colaboradores gerem as condições para tal crescimento.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.