Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Qual é o objetivo do Seis Sigma na gestão das empresas?

Qual é o objetivo do Seis Sigma na gestão das empresas?

Definir qual é o objetivo do Seis Sigma não é uma tarefa simples, afinal, as possibilidades são muito variadas.

O desafio é implementar da maneira certa essa metodologia de trabalho que surgiu na década de 1980, vindo depois a se fundir com a metodologia Lean.

O Six Sigma nasceu em 1987, por obra do engenheiro Mikel Harry, que o implementou pela primeira vez na Motorola.

O sucesso das empresas que o utilizam é a prova da sua eficácia.

Um dos casos mais emblemáticos é o da GE, que aumentou seu faturamento em US$ 1,5 bilhão na década de 1990 graças a esse método.

Conheça neste artigo os objetivos principais desta metodologia e dê os primeiros passos para aplicar em seus negócios.

Você tem muito a ganhar lendo até o final.

qual é o objetivo do seis sigma

Qual é o objetivo do Seis Sigma?

Em estatística, o caractere grego sigma (σ) serve para indicar o chamado desvio-padrão, que por sua vez é usado para representar a variação de um certo parâmetro.

Nos processos empresariais, quanto menos um fator de produção variar, mais previsível será uma atividade e, assim, menos falhas tendem a acontecer.

Portanto, no Six Sigma, o foco principal é tornar um processo menos suscetível a fatores que possam dificultar o seu controle.

Esse objetivo, por sua vez, força as empresas que o utilizam a buscar outros objetivos, como veremos a seguir.

👉 Outra maneira de controlar melhor os processos é implementar a ferramenta SIPOC de melhoria. Conheça neste e-book!

7 objetivos a alcançar com o Seis Sigma

Você provavelmente já ouviu falar do “efeito cascata”, no qual teoricamente um problema leva a outro se não for solucionado.

Por outro lado, existe também o processo inverso, em que uma solução leva a outras soluções.

Dessa forma, o Six Sigma é como se fosse um mapa da mina, revelando cada vez mais possibilidades de melhoria quanto mais se aprofunda nele.

Partindo desse princípio, a metodologia foi se desenvolvendo até se tornar um framework de trabalho completo.

Confira então os 7 objetivos que ela ajuda a alcançar.

1. Aumentar a produtividade

Lucros maiores não surgem do nada.

Para que as receitas aumentem, é indispensável que haja o investimento proporcional ao objetivo esperado.

O Seis Sigma aponta caminhos nessa direção, principalmente porque uma de suas ferramentas, o roteiro DMAIC, tem como função as seguintes tarefas, na sigla em inglês:

  • Define: definir o problema/desafio e prioridades em questão
  • Measure: medir o estado atual desse problema/desafio
  • Analyze: encontrar a causa raiz 
  • Improve: mudar com base nos resultados das análises
  • Control: implementar as mudanças e a melhoria contínua.

2. Reduzir falhas e defeitos

Um produto defeituoso significa custos ainda maiores, já que gera gasto com trocas, devoluções e, em alguns casos, com indenizações.

Por meio das análises que propõe, o Six Sigma abre a oportunidade para que uma empresa lance um olhar sobre eventuais problemas em seus processos, habilitando-se a melhorá-los.

Nelas, é feito um rigoroso estudo que serve para determinar o nível em que a empresa se encontra na escala Six Sigma de defeitos por milhão, conforme a tabela abaixo:

NívelDefeitos por milhão
1 Sigma690.000 
2 Sigma 308.537
3 Sigma 66.807
4 Sigma 6.210
5 Sigma233
6 Sigma3,4.

3. Diminuir gastos

Receitas maiores nem sempre equivalem a mais vendas e produtividade.

Dependendo do caso, vale mais a pena diminuir os custos de produção.

Para isso, o Seis Sigma sugere um programa de combate ao desperdício, que nas empresas, se materializa das seguintes formas:

  • Defeitos e Retrabalho
  • Movimentos Desnecessários
  • Capital Intelectual
  • Processamento Impróprio
  • Tempo de Espera
  • Excesso de Produção
  • Excesso de Transporte
  • Estoque.

4. Gerar satisfação para o cliente

Não faria sentido entender qual é o objetivo do Seis Sigma sem tomar como prioridade o ativo número 1 de toda empresa: o cliente.

As ferramentas usadas pelos profissionais responsáveis pela implementação da metodologia conduzem a processos mais eficazes.

Em consequência, a empresa passa a fornecer produtos de maior qualidade e serviços com mais eficiência.

Essa melhoria, como é de se esperar, parte das informações que os próprios clientes dão em seus feedbacks e interações com a empresa.

5. Minimizar a variabilidade

Como vimos, o Six Sigma tem como objetivo principal minimizar tanto quanto possível a variabilidade representada pelo desvio padrão.

Processos menos sujeitos a variações permitem que uma empresa saiba o quanto pode produzir dentro de um determinado padrão de qualidade.

Do contrário, se o intervalo para esse desvio for muito grande, então ela passa a operar na incerteza, sem ter controle sobre a própria produção.

Para detectar o desvio padrão, os especialistas em Six Sigma levantam primeiro os dados de uma produção, podendo assim saber quanto dela está em conformidade e o que não está.

Esse método também é usado para determinar parâmetros de funcionamento para máquinas e equipamentos, servindo como referência para medir sua capacidade produtiva.

6. Elevar a competitividade

Uma vez que as falhas são eliminadas, o desperdício é minimizado e a empresa ganha controle sobre o que produz, naturalmente ela passa a ser mais competitiva.

Essa é, inclusive, uma maneira de se proteger de novos entrantes, como preconizam as 5 Forças de Porter, já que o Six Sigma traz consigo um mindset de melhoria.

7. Otimizar processos

Como vimos, o Six Sigma baseia-se em processos para viabilizar os resultados esperados.

Foi assim que a GE conseguiu superar a crise, deixando para trás os processos deficitários, agregando valor aos seus produtos e gerando por fim o aumento nas receitas.

qual é o objetivo do seis sigma

Onde aprender mais sobre Seis Sigma?

Você pode ser o agente de mudança nas empresas, como fizeram os profissionais que entraram para a história ao virar o jogo nos casos de sucesso que destacamos aqui.

A Escola EDTI está ao seu lado, apoiando você do início ao fim em nossos cursos Green Belt e Black Belt em Lean Six Sigma.

Dê esse salto na carreira e seja o especialista em encontrar soluções que as empresas buscam!

Conclusão

Saber qual é o objetivo do Seis Sigma aumenta a responsabilidade, já que esse é apenas o começo de uma jornada de aperfeiçoamento profissional.

Até porque, como vimos, a melhoria contínua é um de seus pressupostos, então, a zona de conforto está proibida!

A missão da EDTI é dar a você as ferramentas indispensáveis para ser um profissional qualificado, por meio dos nossos cursos EAD.

Complemente o que você acabou de ler, baixando o e-book gratuito sobre Análises de Dados feito pela equipe da EDTI!

post

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: