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Como fazer treinamento de funcionários? Confira o passo a passo

As empresas que descobrem como fazer treinamento de funcionários se colocam muito à frente das que não fazem esse investimento.

Como mostra uma compilação de estatísticas publicada no site da Go Globe (em inglês), as que investem em treinamento para os seus colaboradores têm lucros 24% mais altos.

Portanto, o que pode parecer um gasto é na verdade um ótimo investimento, que gera margens de lucro como poucas no mercado.

E o aumento na lucratividade não é a única justificativa para você começar a considerar desde já essa possibilidade.

Como veremos neste artigo, contar com pessoas treinadas e qualificadas é o melhor que se pode fazer para garantir o futuro de um negócio.

Prossiga na leitura e descubra como fazer.

TREINAMENTO DE COLABORADORES

Como fazer treinamento de funcionários em 4 passos

O primeiro passo é montar um programa que atenda às necessidades da empresa e de seus colaboradores.

Para isso, é fundamental que a força de trabalho esteja 100% alinhada ao negócio em sua missão, visão e valores.

Esse alinhamento começa pelos processos seletivos, que devem ser criteriosos e rigorosos o bastante para garantir que só as pessoas com o “fit” da empresa entrem para o time.

Se não for esse o caso no momento, o treinamento pode ajudar a aproximar os interesses das pessoas e da empresa e a compensar eventuais falhas nos processos seletivos.

Veja a seguir como elaborar uma rotina de treinamento produtiva para todos os envolvidos.

1. Colete opiniões e tenha feedbacks

Os empregados são os principais interessados nos treinamentos, então, nada mais justo que receber deles as sugestões sobre possíveis programas a implementar.

Você pode utilizar para isso a já conhecida pesquisa de opinião, em que as pessoas se manifestam favoravelmente ou não sobre um assunto ou sobre como um treinamento pode ser formatado.

Digamos, por exemplo, que uma construtora detectou um aumento da quantidade de acidentes em níveis acima do normal.

Isso justificaria um investimento em treinamentos para a prestação de primeiros socorros.

Antes disso, porém, vale saber dos colaboradores qual tipo de treinamento seria mais interessante, considerando suas próprias necessidades de aprendizado.

2. Elabore o programa de treinamento

Sabendo o que as pessoas precisam aprender e de que modo elas gostariam de fazer isso, é hora de montar o programa propriamente dito.

Nessa etapa, a empresa pode, conforme a conveniência e os recursos disponíveis, investir em treinamentos a distância.

E se isso não for possível, seus líderes podem investir em programas in company, utilizando para isso as dependências da empresa.

Com base nas necessidades apontadas nas pesquisas anteriores, desenvolva um conteúdo programático sob medida, determinando:

  • O orçamento para o programa
  • A metodologia a ser utilizada
  • Quais colaboradores farão o treinamento
  • O tempo de duração
  • Onde será aplicado.

Se preferir, pode recorrer a programas já formatados, em treinamentos disponibilizados por empresas com experiência no assunto, como a Escola EDTI, cujo programa vamos mostrar mais à frente.

3. Coloque em prática

Voltando ao exemplo da construtora, vamos imaginar que ela desenvolveu um programa de treinamento em primeiros socorros para ser concluído em três dias da seguinte forma:

  • Dia 1: noções de primeiros socorros, como usar os equipamentos, como verificar sinais vitais
  • Dia 2: como agir em situações de emergência, primeiros socorros a vítimas de incêndios, como lidar com fraturas
  • Dia 3: procedimentos de ressuscitação manual, controle de pânico, socorrendo vítimas de choques elétricos.

Note que, nesse programa hipotético, os treinamentos progridem em grau de dificuldade.

Essa é uma forma de garantir um processo de aprendizagem gradativo e também de otimizar o uso dos recursos e materiais nos treinamentos.

4. Monitore os resultados

Não faria sentido todo um esforço para implementar um programa de treinamento se os seus resultados não forem controlados.

Assim, depois de cada treinamento concluído, não deixe de avaliar se ele cumpriu com os objetivos propostos.

Para isso, é fundamental que essa avaliação seja honesta, levando em consideração questões como:

  • Os colaboradores realmente assimilaram os conteúdos passados?
  • Algo não funcionou como deveria? Por quê?
  • Que pontos do treinamento podem melhorar, segundo os empregados?

Você pode também instituir avaliações dos profissionais de ensino, de maneira a detectar possíveis falhas em seus processos pedagógicos.

Pode ainda pedir para os participantes avaliarem as instalações e a infraestrutura, se for o caso, pedindo sugestões de melhorias.

TREINAMENTO DE COLABORADORES

Tipos de treinamentos para funcionários

De acordo com a Lorman (conteúdo em inglês), 74% dos trabalhadores estão dispostos a aprender novas habilidades ou a treinar para permanecerem em seus empregos.

Isso abre portas para investir em treinamentos variados, não necessariamente ligados à área de atuação da empresa ou ao setor que vai recebê-lo.

Como veremos a seguir, existem diversas modalidades que podem ter programas implementados.

Algumas delas podem não ter relação com o core business da empresa, mas serem tão úteis quanto os treinamentos para desenvolver hard skills.

Dito isso, veja nos tópicos seguintes quais tipos de treinamento você pode implementar e qual o foco de cada um deles.

Técnico

O treinamento técnico, ou de hard skills, serve para aprimorar ou introduzir novas técnicas, ferramentas ou métodos de trabalho.

É o caso de uma empresa que decide formar gestores qualificados em Lean Six Sigma, por exemplo.

Para isso, ela vai precisar de pessoas graduadas como Green Belt e Black Belt para liderar os projetos Lean no futuro.

Outro exemplo de treinamento técnico é o que fazem as indústrias que ensinam seus operários a trabalhar com certos tipos de máquinas.

No setor de saúde, esse é um dos treinamentos realizados para mostrar como utilizar novos equipamentos ou procedimentos ambulatoriais, entre outras técnicas.

Liderança

Com a debandada de líderes, especialmente mulheres, o mercado se ressente cada vez mais de pessoas preparadas para comandar pessoas e equipes.

Não por acaso, um dos tipos de treinamento em que as empresas mais investem é o de liderança.

Além de formar pessoas mais preparadas para exercer funções de responsabilidade elevada, este treinamento traz outras vantagens.

Uma delas é moldar as pessoas para trabalhar conforme os princípios da organização, zelando pelos seus valores e visão.

Outra vantagem é facilitar a gestão do conhecimento e garantir que o legado transmitido para os líderes de ontem e de hoje seja repassado para os que estão por chegar.

Onboarding

Já os treinamentos onboarding têm como objetivo principal integrar aqueles que acabaram de ser admitidos.

É um treinamento de rotina, em que novos colaboradores aprendem com os que já estão no time as funções que deverão desempenhar.

O onboarding tem resultados melhores quando é feito assim que o novo empregado é contratado, pois é quando ele se encontra mais motivado para aprender.

Um programa nessa linha deve ser cuidadosamente planejado pelos líderes da empresa, com participação ativa dos profissionais de RH.

O objetivo é garantir que os recém-chegados se sintam acolhidos e tenham a melhor impressão possível da empresa de que passaram a fazer parte.

Motivacional

Há também as empresas em que os colaboradores precisam de um “up” na motivação.

Isso pode ser feito investindo em treinamentos que mostrem a eles que a empresa se preocupa com a sua formação e crescimento profissional.

Palestras, workshops e seminários são, nesse aspecto, formatos de treinamento motivacional, levando ao conhecimento de todos casos de sucesso e exemplos.

A empresa pode também investir em treinamentos a partir da gamificação, dando um caráter mais lúdico ao processo.

Como vantagem adicional, ela pode melhorar o ambiente e estimular o espírito de equipe.

Ou, se preferir, pode realizar treinamentos com prêmios para quem se destacar, de maneira a aumentar as adesões.

Segurança

Para empresas de ramos como o industrial, construção civil e saúde, os treinamentos de segurança podem ser até compulsórios.

O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é um bom exemplo de prática obrigatória que pode ensejar rotinas de treinamento.

Nas construtoras e empreiteiras, apresentar os procedimentos e posturas em canteiros de obras faz toda a diferença, evitando acidentes e salvando vidas.

Contudo, os treinamentos de segurança requerem um planejamento ainda mais rigoroso, devendo ser formatados apenas por especialistas no assunto.

Lembrando que, para certas empresas, o treinamento para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) é obrigatório, conforme a Norma Regulamentadora (NR) 05.6.2.

Quais os benefícios do treinamento de funcionários?

Agora que você sabe como fazer treinamento de funcionários, é possível que tenha ficado com uma dúvida: quais vantagens esse tipo de investimento gera?

No curto prazo, é bem provável que nada mude, ainda mais nas empresas ainda sem uma cultura voltada para a melhoria contínua.

As vantagens do treinamento são percebidas para valer no longo prazo, quando as pessoas assimilam os conteúdos transmitidos, aplicando-os em suas rotinas.

Confira a seguir algumas delas e de que forma elas contribuem para melhorar os resultados de uma empresa no geral.

Redução da rotatividade

Como vimos, as pesquisas indicam que as pessoas querem ser treinadas para que possam continuar em seus empregos.

Dessa forma, investir em treinamento é uma escolha acertada no sentido de diminuir as taxas de turnover.

Afinal, demitir pessoas e contratar outras para os seus lugares sai sempre mais caro.

Investir em treinamento é, portanto, o melhor antídoto para controlar a rotatividade, mantendo-a em uma margem aceitável.

Além disso, empregados treinados tendem a desempenhar melhor suas funções, o que nos leva a vantagem que vamos conhecer a seguir.

Aumento da produção

Nem precisamos ir muito longe para concluir que mão de obra bem treinada produz mais e com qualidade superior.

O aumento na produtividade é uma consequência natural quando as pessoas sabem o que fazer e como fazer.

É uma estratégia mais econômica para elevar os lucros da empresa, que pode até dispensar o recrutamento de novos profissionais.

Com o treinamento, ela pode implementar a formação necessária para atingir os objetivos traçados em seu planejamento estratégico com foco na expansão ou em novos mercados.

Melhora do clima da empresa

Pessoas mais esclarecidas e treinadas são normalmente mais seguras em relação ao que fazem e aos papéis que desempenham nas organizações.

É como nos esportes coletivos, quando vemos uma equipe bem preparada jogar com muito mais confiança e se impor sobre os adversários.

O treinamento é um caminho para elevar a autoestima das pessoas, o que por consequência melhora o clima organizacional.

Pessoas mais motivadas

Investimentos recorrentes em treinamento geram um ciclo virtuoso.

Pessoas bem treinadas executam melhor suas tarefas, gerando resultados melhores.

A empresa passa a lucrar mais, podendo repartir esses lucros com quem trabalhou diretamente para isso.

Percebendo o retorno sobre o que fazem, os colaboradores tendem a se sentir motivados para dar ainda mais.

Assim, o negócio vai prosperando na base do “ganha-ganha”, quando os ganhos da empresa geram lucros também para os seus empregados.

Otimização dos recursos

Isso sem falar que, com gente qualificada, a empresa desperdiça menos recursos.

Os funcionários desenvolvem uma espécie de disciplina consciente, utilizando em suas tarefas apenas o necessário.

Essa é uma maneira de evitar os 7 desperdícios previstos pela metodologia Lean.

Um deles é o excesso de processamento, quando um produto passa por demasiadas etapas de produção, que poderiam ser eliminadas ou diminuídas.

Assim, o treinamento é um recurso para poupar os custos gerados pela utilização irresponsável dos insumos e matérias-primas.

Por que investir no treinamento em Lean Six Sigma?

A metodologia Lean Six Sigma tem como focos o combate ao desperdício e o aprimoramento da qualidade e excelência.

A Escola EDTI leva esses princípios para a sua empresa, por meio de treinamentos in company.

Conheça o programa EDTI for Business e leve mais conhecimento em processos enxutos para os seus colaboradores.

Lembre-se de todas as vantagens que vimos neste artigo e qualifique sua mão de obra para ajudar a alcançá-las.

Conclusão

Tendo em conta tudo que aprendemos até aqui, não há como fazer treinamento de funcionários sem contar com pessoas preparadas.

A EDTI está ao seu lado, com uma equipe de treinamento empresarial com mais de 15 anos de experiência em treinar colaboradores em Seis Sigma.

Esse conteúdo fica ainda melhor se você ler também o e-book em que revelamos como estimular na sua empresa a melhoria contínua. Aproveite, é gratuito!

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