Pular para o conteúdo
Você está aqui: Início / Blog / Manufatura enxuta: pilares, curso e como utilizar na empresa

Manufatura enxuta: pilares, curso e como utilizar na empresa

A manufatura enxuta funciona como um mapa do caminho rumo ao grande objetivo de toda indústria: o equilíbrio perfeito entre produção e demanda.

Ela nasceu e se popularizou no segundo setor, tornando-se uma das filosofias mais difundidas em empresas industriais que buscam aumentar a eficiência.

Na verdade, introduzir os princípios enxutos nas linhas de produção hoje em dia é praticamente uma exigência para um negócio se manter competitivo.

Para isso, é preciso conhecer mais a fundo a teoria por trás da Lean Manufacturing, como também é conhecida.

É isso que você vai saber lendo este artigo até o final.

O que é manufatura enxuta?

O nome Taiichi Ohno soa familiar?

Nascido na China e radicado no Japão, ele é um dos principais mentores do renascimento da indústria japonesa no pós-guerra e um dos gurus da qualidade

Além disso, ele é o criador da ferramenta Kanban, da qual já falamos por aqui.

Esse renascimento está ligado umbilicalmente à criação do Toyotismo, sistema de produção que se propagou em toda a indústria automotiva e até fora dela.

Sua base é a Manufatura Enxuta, na qual o foco é a qualidade total aliada ao combate ao desperdício.

Para que serve um sistema de manufatura enxuta?

O termo enxuto remete a um modo de produção no qual se utiliza apenas o necessário para a fabricação.

Essa produção, por sua vez, é pautada não na premissa expansionista, em que o objetivo é o lucro, mas na demanda apontada pelo mercado.

Dessa forma, a Lean Manufacturing é aplicada por todas as empresas do segundo setor como uma forma inteligente de produzir.

Uma vez que as linhas de montagem operam pensando no consumidor final, a principal consequência é a maximização do lucro, enquanto o desperdício é zerado.

Encontre neste e-book os 8 passos para implementar o Lean em sua organização!

Quais são os princípios da manufatura enxuta?

Um detalhe que vale destacar sobre a manufatura enxuta é que, quando foi criada, ela se opôs ao modelo de produção industrial vigente até então, o fordismo.

No fordismo, o que prevalece são as metas da empresa, que a partir da sua produtividade, puxa a demanda do mercado.

Então, mesmo que a capacidade de absorção seja de 100, a indústria vai produzir 200 e, por meio do marketing, buscará meios para garantir que essa produção seja escoada.

A filosofia enxuta se opõe a essa concepção, pregando um método mais racional, em que a indústria otimiza os insumos e recursos produtivos.

Para isso, ela se apoia nos princípios que conheceremos agora.

1. Valor

Tomando como referência o cliente, a empresa define o valor de um produto e organiza suas atividades de modo que cada etapa contribua para agregar esse valor.

Assim, todo processo, atividade ou movimento que não seja nesse sentido deve ser eliminado ou corrigido.

2. Fluxo de valor

A geração de valor depende do mapeamento de todos os fluxos que levam um bem a ser produzido. 

Desde o recebimento das matérias-primas até a entrega ao consumidor final, tudo deve ser identificado para que possa ser melhorado e o uso dos recursos otimizado.

3. Fluxo contínuo

Para demandas constantes, a produção deve ser constante.

Por isso, a empresa pautada no modo enxuto de produzir organiza suas linhas de montagem de modo que esteja sempre em movimento e a produção seja ininterrupta.

4. Puxar

O princípio da produção puxada se opõe ao da produção empurrada.

Puxar, nesse caso, se refere ao acionamento das linhas de produção apenas quando necessário, produzindo somente o equivalente à demanda, de maneira a evitar o desperdício.

5. Perfeição

O modelo enxuto busca a perfeição por meio da filosofia Kaizen (melhoria contínua) em que todo processo, método ou atividade pode ser aprimorado.

Essa é também uma forma de evitar a perigosa zona de conforto, em que a acomodação leva à estagnação e, consequentemente, ao fracasso.

Quais os benefícios da manufatura enxuta?

Orientar a produção pelos princípios Lean é a chave para alcançar a excelência.

A gestão descobre que pode fazer mais com menos, sem prejuízo na qualidade.

Assim, o consumidor tende a ser fidelizado, pois sabe o que esperar da sua marca preferida.

Se não fosse assim, a Toyota e outras grandes empresas não adotariam o modelo enxuto de produzir há várias décadas.

Confira as vantagens que a manufatura enxuta traz e alguns dos benefícios proporcionados ao dar continuidade nesse modo de produção.

Aumento da qualidade

O grande objetivo da metodologia Lean Manufacturing é reduzir ou eliminar os desperdícios e aumentar a qualidade dos produtos ou serviços.

Parece um contrassenso, mas ao racionalizar a produção, a gestão acaba descobrindo que a falta de qualidade tem tudo a ver com o desperdício de recursos.

Economia de escala

Um dos maiores desafios para as empresas do ramo industrial é fazer mais com o mínimo de recursos ou evitando o desperdício em todas as etapas.

Esse é o princípio da economia de escala, em que os fatores produtivos são utilizados extraindo o máximo da sua capacidade, o que por si só gera economia.

Dessa forma, a empresa ganha mais fôlego para investir, pois a gestão passa a controlar melhor os recursos, direcionando-os para onde são realmente necessários.

Redução de falhas

Principalmente na atividade industrial, a incidência da falha humana ainda está entre as principais causas de acidentes nos locais de trabalho.

Como revela a AIG, no Brasil, 3% dos incêndios industriais são causados por falhas na supervisão de atividades que envolvem o uso de calor.

Os princípios Lean são uma forma de mitigar a falha humana, já que introduzem na prática diária ferramentas e processos que tornam o ambiente mais seguro e organizado.

Pessoas mais motivadas

O sucesso da implementação da metodologia Lean Manufacturing depende do envolvimento de todas as pessoas.

Do mais simples operário ao mais gabaritado executivo, todos devem estar imbuídos do mesmo espírito, ou seja, focados na redução do desperdício e no aumento da qualidade.

Essa abordagem gera um sentimento de que vale a pena dar aquele algo mais, pois as pessoas passam a ver propósito no que fazem.

Redução de custos do jeito certo

Gastar menos para produzir é bom, mas para isso, é fundamental que essa redução seja feita do jeito certo.

Do contrário, o que era para ser um corte de gastos passa a ser um corte também na qualidade.

Os princípios Lean ajudam nesse aspecto, racionalizando a produção por meio do uso inteligente dos recursos.

Ferramentas da manufatura enxuta

A Casa Lean é a representação em imagem de como a metodologia enxuta deve ser implementada em uma empresa.

Veja a seguir as principais ferramentas que compõem essa casa:

Eliminação/minimização do desperdício

A Manufatura Enxuta ganhou forma em um Japão destroçado pela guerra.

Falido, o país não podia se dar ao luxo de desperdiçar nenhum tipo de recurso em suas atividades produtivas.

Com a necessidade de obter o máximo com o mínimo possível, enraizou-se então uma verdadeira obsessão por reduzir e eliminar o desperdício.

Não tardou para que a indústria percebesse que o modelo funcionava bem não só em contextos de crise, mas como um método de produzir em qualquer circunstância.

Dessa forma, o que começou como uma alternativa para superar a recessão de um país, acabou se tornando uma metodologia consagrada no mundo todo.

Kaizen (melhoria contínua)

Em um país sem recursos, fica difícil ter bons resultados quando não se conta com infraestrutura e conhecimento para melhorar uma condição precária.

Ficou claro que o Japão estava bastante atrasado em relação às práticas produtivas de outros países, principalmente os Estados Unidos.

Pautados nessa necessidade de melhorar, os industriais nipônicos sistematizaram o Kaizen, que, como vimos, busca a melhoria contínua.

Por meio de ferramentas específicas, ele promove um ambiente em que os processos e pessoas estão em aprendizado permanente.

👉 Depois de ler este artigo, confira o nosso e-book sobre os usos e as aplicações do Kaizen.

Just in Time

Se uma indústria está em um mercado com 1 mil clientes, é para eles que ela deve voltar os seus processos produtivos e nada mais.

Essa é a base do Just in Time, a produção sob demanda, modelo no qual é o mercado que dita quanto a indústria deve produzir.

Perceba que essa visão das atividades produtivas não significa que a empresa não pode buscar outros mercados.

O que ela faz é tão somente ajustar sua capacidade de produção ao público que ela atende e à rede de distribuição que tem disponível.

Qualidade total

A indústria nipônica jamais sairia do atoleiro se seus produtos fossem de má qualidade.

Afinal, o Japão sempre teve uma concorrente de peso ao lado, a China, sem contar os Estados Unidos, cujos produtos invadiram o Japão depois da Segunda Guerra.

Os nipônicos também descobriram que um país dependente de bens importados não alcançará jamais a verdadeira independência.

Assim, a qualidade total nos processos também passou a pautar os métodos de produção, apoiando-se na tríade eliminação do desperdício/just in time/kaizen.

Qual o foco da manufatura enxuta em uma empresa?

A Lean Manufacturing tem um foco bastante específico em termos de desperdícios a serem eliminados.

Eles são observados em empresas de todos os segmentos e devem receber toda a atenção dos gestores no sentido de reduzi-los até que sejam extirpados.

Veja abaixo os obstáculos a serem superados:

  • Superprodução
  • Transporte
  • Tempo de espera
  • Excesso de processamento
  • Defeitos
  • Estoque
  • Movimentação de pessoas
  • Subutilização de habilidades.

Como aplicar a manufatura enxuta na sua empresa?

A aplicação da metodologia Lean não acontece de uma hora para outra.

Para que seja corretamente implementada, é necessário contar com profissionais qualificados nos métodos enxutos ou na metodologia Lean Six Sigma.

Confira a seguir como conseguir essa qualificação e de onde vêm esses verdadeiros especialistas em qualidade.

Curso de manufatura enxuta

Um gestor capacitado em implementar e controlar a produção pela filosofia enxuta só se forma com uma escola à altura.

Por isso, para desenvolver essa hard skill, é preciso contar com o suporte de uma escola capaz de transmitir a metodologia Lean.

Com a Escola EDTI, você se qualifica nos métodos enxutos presenciais ou em regime EAD.

Conclusão

A manufatura enxuta nasceu da crise e se tornou uma referência mundial para indústrias de todos os segmentos.

Profissionais qualificados nessa filosofia e metodologia têm mais chances de conquistar posições de destaque na carreira.

Conte com os cursos Green Belt e Black Belt da EDTI para isso e seja um campeão em eficiência!

post

1 comentário em “Manufatura enxuta: pilares, curso e como utilizar na empresa”

  1. Pingback: Lean Agile: o que é e como aplicar a metodologia

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa newsletter

E receba por email novos conteúdos assim que forem publicados!

Desenvolvido por: